4 dúvidas sobre lipo enzimática para considerar fazer o procedimento

Escrito por
Em 18.11.21

iStock

Por                                
Em 18.11.21

A lipo enzimática, também chamada intradermoterapia, é um tratamento estético com o intuito de ajudar a reduzir as medidas corporais. Para entender um pouco mais sobre este assunto, veja o que disse a doutora Lorena Soares, biomédica esteta, especialista em intradermoterapia:

Publicidade

O que é a lipo enzimática?

Lorena explicou que lipo enzimática é um termo popular, pois, na verdade, não é injetada nenhuma enzima. “No caso usamos ativos que vão atuar a nível da enzima lipase para promover a quebra e a queima de gordura. Ele vai ir na gordura e fazer com que o adipócito (célula de gordura) se dissolva e quebre, sendo liberado na corrente sanguínea. O grande diferencial é que precisa promover a queima também, porque o corpo vai ter que metabolizar essa gordura que é transformada em energia. Então, tem que ter gasto calórico. E é por isso que tem que associar tanto a aplicação local, que é na gordura, com aplicação sistêmica que é o objetivo de queima.” Complementou.

Ela também explicou que “na lipo tradicional o médico vai usar uma cânula e vai aspirar essa gordura e jogar ela fora. Já a lipo enzimática faz a aplicação de ativos para quebra de queima de adipócitos.”

Como funciona a lipo enzimática

iStock

A biomédica esteta explicou que a aplicação da intradermoterapia “pode fazer misturas de ativos, cafeína, que é bem comum, sal biliar, associado a um vaso dilatador, a um ativador metabólico, até mesmo vitaminas e aminoácidos com o objetivo de destruir o adipócito promover o ganho de massa muscular.” As partes do corpo que podem ser feitas são:

  • Abdômen;
  • Região peri-axilar;
  • Culote;
  • Parte interna da coxa;
  • Braços;
  • Papada.

Continue a leitura para saber quais são os benefícios e riscos do procedimento, além de tirar algumas dúvidas sobre a lipo enzimática.

Benefícios e riscos

Lorena também falou um pouco sobre riscos e benefícios da lipo enzimática. Veja o que ela explicou:

Os benefícios

iStock

  • Ganho de massa muscular: “a aplicação dos ativos no consultório clínico consegue queimar a gordura e ganhar massa muscular junto, diferente da lipo comum, na qual você vai tirar a gordura, mas o paciente vai precisar fazer atividade física para então ganhar massa muscular.” Comentou Lorena.
  • Mantém a rotina normal: segundo a biomédica esteta, “a pessoa faz aplicação e já vai direto pro trabalho, vive a vida normal. Pode até fazer algumas aplicações e ir pra academia.”
  • Modela o corpo inteiro sem cirurgia: “muitas vezes o paciente desiste de fazer a lipo cirúrgica porque consegue modelar o corpo inteiro, secar e até marcar o abdômen. Principalmente quando a pessoa estiver fazendo atividade física junto com as aplicações intradérmicas no consultório.” Citou Lorena.

Os riscos

    Segundo Lorena, “se feita corretamente, com um profissional qualificado e com correta avaliação do paciente, não existem riscos na lipo enzimática, por se tratar de um procedimento não invasivo e que utiliza substâncias naturais.” Ela ressaltou que “alguém com excesso de peso é importante primeiro fazer uma desintoxicação, uma limpeza, uma desinflamação, para depois fazer um processo lipolítico.”

Você imaginava que a lipo enzimática tivesse esses benefícios? Siga a leitura para tirar dúvidas sobre preço, duração do procedimento e se existem contraindicações.

Publicidade

Outras informações sobre a lipo enzimática para conhecer melhor o procedimento

iStock

O procedimento é doloroso?

Lorena Soares (LS): “as aplicações são pequenas injeções, com uma agulha fininha, aquela mesma agulha de insulina, então a dor é suportável.”

Quanto tempo dura o procedimento?

LS: “conseguimos fazer o procedimento no consultório, com duração de 30 minutos a 1 hora”.

Tem alguma contraindicação?

LS: “a lipo enzimática utiliza substâncias naturais, então são vitaminas, aminoácidos, substâncias lipolíticas e vasodilatadoras que o seu corpo produz ou você faz ingestão na alimentação. Na avaliação se percebe se o paciente tem alguma alergia a algum ativo por conta da alimentação dele. Caso ele não tenha nenhuma alergia não há problema aplicar.”

Qual a média de preço?

LS: “o número de aplicações depende de cada paciente, eu trabalho muito com protocolo de doze aplicações iniciais. Muitos pacientes já ficam cem por cento satisfeitos com essas aplicações que podem ser feita em trinta dias ou em três meses, dependerá também do perfil do paciente. A média de aplicação é duzentos e cinquenta por injeção.”

A lipo enzimática é uma alternativa menos invasiva para eliminar a gordura localizada, ainda assim, sempre faça em consultório e com profissional qualificado. Agora, vem ver também a matéria com dicas de como emagrecer com saúde.

Publicidade

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Corpo