Bem-estar

Linha nigra: saiba mais sobre esse fenômeno tão comum na gravidez

iStock

Atualizado em 13.09.23

A gravidez é um momento único. Diversas mudanças ocorrem no corpo feminino, algumas agradáveis, outras nem tanto. Uma delas é a chamada linha nigra, uma linha vertical de cor escura que surge no meio da gestação, indo de uma ponta a outra da barriga.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Entrevistamos uma dermatologista que esclareceu todas as dúvidas a respeito da linha nigra. Veja só!

O que é a linha nigra

De acordo com a dermatologista Simone Veloso (CRM: 52.55218-1), a linha nigra é uma marca escura vertical no meio da barriga, sendo mais suave ou bem marcada, dependendo da mulher. Ela pode aparecer apenas na parte inferior ao umbigo ou em toda extensão abdominal.
As mudanças que ocorrem na pele durante a gestação são divididas em: fisiológicas, específicas e alteradas. A linha nigra é um exemplo de mudança fisiológica, que acomete cerca de 90% das gestantes.
Toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra. É um fenômeno absolutamente normal e a causa da sua ocorrência está na pigmentação que a pele do abdômen apresenta ao se distender para acomodar o bebê.

Logo, se você é gestante e a linha nigra apareceu, fique tranquila. Como dito lá em cima, é absolutamente normal. Procure seu ginecologista caso sinta a necessidade de acompanhamento.

3 dúvidas frequentes sobre a linha nigra

iStock

Publicidade

O surgimento da linha nigra durante a gravidez costuma ser motivo de muitas dúvidas. Veja algumas delas:

Quais as principais causas? A principal causa decorre das alterações hormonais, tais como elevações de estrogênio, progesterona, Beta HCG, prolactina, entre outros. Além da linha nigra, durante a gravidez há o escurecimento de outras regiões do corpo, como seios, axila, face e parte interna das coxas. Outra causa está na maior produção de melanócitos (as células que produzem melanina) no corpo da gestante.

Quando acontece? Normalmente, a partir do segundo trimestre de gestação. Lá pela oitava semana de gestação, é notada uma sombra que vai escurecendo até virar a linha divisória na barriga da grávida.

Quando desaparece? Tende a sumir, de forma natural, até 12 semanas após o parto. No entanto, mulheres morenas demoram um pouco mais para perder a linha nigra, sendo possível, até mesmo, que não suma.

O que poucos sabem é que, na verdade, a linha já existe antes da gravidez, sendo chamada de linha alba, da mesma cor do restante da pele. Por isso, ao menor sinal da linha nigra, não se assuste. Como você viu, ela costuma desaparecer naturalmente após o parto. Não há com o que se preocupar!

Cuidados com a linha nigra

Mesmo sendo um fenômeno natural, a linha nigra exige uma série de cuidados tomados pela gestante. Confira alguns deles:

Publicidade

  • Evite exposição solar: principalmente nos horários de pico. E em todos os outros horários, use bastante protetor solar.
  • Hidrate bem a pele: use, diariamente, um bom creme hidratante, para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto. Beba, também, muita água!
  • Cuide da sua alimentação: aproveite para enriquecer o seu cardápio com alimentos integrais e ricos em ácido fólico e cálcio, como grão de bico, brócolis e feijão.

Portanto, não deixe de tomar todos os cuidados indicados para manter a linha nigra bem tratada durante a gravidez e favorecer o seu rápido desaparecimento no pós-parto.

Agora que você já sabe tudo sobre a linha nigra, que tal ler um pouco sobre as principais mudanças na gravidez e aprender muito mais? Aproveite!

Carioca, 28 anos, casada. Administradora especialista em Recursos Humanos que, como boa Administradora, descobriu na produção de conteúdo web uma forma "de tudo um pouco" de trabalhar.