iStock
A limpeza de pele é um fator importante para a saúde da cútis. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Aline Somacal (CRM 25661 RQE 18026) a fim de tirar as principais dúvidas sobre o assunto, tanto na limpeza diária quanto na profunda. Ficou curiosa? Acompanhe a matéria na íntegra!
Dicas de Mulher
A limpeza de pele diária é a que fazemos em nossa própria casa, de rotina. Ela deve ser feita todos os dias a fim de eliminar a poluição, a maquiagem e as sujeiras do cotidiano.
A limpeza profunda, por sua vez, é feita por um profissional (esteticista ou fisioterapeuta dermatofuncional) em uma clínica. Deve ser realizada em média a cada 2 meses, como indica Aline.
Publicidade
A seguir, acompanhe um passo a passo de como fazer a limpeza diária da sua pele:
Dicas de Mulher
Simples, não? Lembre-se de realizar os processos diariamente e sinta sua pele te agradecendo!
Dicas de Mulher
Tanto a limpeza diária quanto a profunda promovem uma maior saúde da cútis, mantendo-a livre das sujeiras, dos cravos e das espinhas e com um aspecto mais bonito. Essas são as vantagens indicadas pela dermatologista.
Separamos alguns kits de produtos para te ajudar a manter a limpeza caseira em dia. Olha só:
Dicas de Mulher
Dicas de Mulher
Dicas de Mulher
Essas são sugestões de produtos para facilitar seu processo de limpeza caseira, mas você pode optar por outras, de acordo com o que preferir. Consulte seu ou sua dermatologista para tirar as dúvidas sobre sua pele e ainda receber indicações certeiras.
A dermatologista Aline Somacal nos contou quais etapas são realizadas em uma limpeza na clínica. Para conhecê-las, continue a leitura!
Agora, você sabe exatamente os processos a que vai se submeter na clínica. Não negligencie esse cuidado importante para a saúde e a beleza do rosto!
Aline nos conta que não indica o uso de produtos caseiros como café, bicarbonato de sódio, mel, ovo, limão etc. para a limpeza de pele. “O uso destes pode causar irritação, alergias, sensibilização, fitofotodermatoses e até manchas”, diz. Para esse fim, a dermatologista sugere produtos industrializados especializados para a pele do rosto.
Perguntamos para Aline sua opinião sobre os acessórios de limpeza. Ela aponta que massageadores podem ser usados, mas não há comprovação científica de seus benefícios. As escovas e esponjas também podem ser utilizadas, com exceção das peles sensíveis. Assim, separamos opções para você conhecer. Dá uma olhada:
Dicas de Mulher
Essa é uma opção de escova manual para a limpeza caseira. Ela possui as cerdas macias e pode ser usada 1 ou 2 vezes por semana. É uma ótima opção para quem busca um auxílio para limpar o rosto sem agredi-lo.
Dicas de Mulher
Procura uma esponja para lavar o rosto? Dá uma olhada nessa aqui! Ela é natural, ecológica e auxilia na limpeza da pele. Além disso, promove uma esfoliação suave do rosto.
Essas são opções que podem ser usadas na sua rotina de cuidados com a pele. Aline diz que as escovas e esponjas podem ser usadas 1 ou 2 vezes por semana. Mas lembre-se: não utilize se tiver a pele sensível!
Elencamos também alguns vídeos que vão te ajudar na limpeza caseira. Solte o play e anote todas as dicas. Acredite, elas são valiosas!
A esteticista Patricia Elias nos mostra o passo a passo para uma limpeza profunda, mas caseira. O vídeo conta com sugestões e o que você deve evitar nesse processo. Essa limpeza pode ser feita a cada 15 ou 30 dias. Acompanhe o vídeo para saber mais!
A blogueira Nah Cardoso compartilhou sua rotina de cuidados com a pele antes de dormir e até o hidratante que usa após a higienização. Clique no vídeo e veja os passos para uma pele completamente limpa após um dia repleto de makes, poluição e sujeiras.
No vídeo, você confere uma rotina de limpeza para dormir com a pele limpa. Além disso, ainda acompanha dicas para a hidratação da pele e cuidados com os cílios e sobrancelhas. Incrível, né? Vale conferir!
Tiramos as principais dúvidas sobre limpeza de pele com a profissional: quando fazer, quando evitar, quem pode fazer e mais! Acompanhe cada uma e esclareça todas elas:
Aline aponta: “Indico a realização da limpeza domiciliar 1 vez por dia junto com o banho, de preferência à noite, para dormir com a pele limpa.” A limpeza profunda, por sua vez, pode ser feita em média a cada 2 meses.
O ideal é evitar quando for se expor ao sol nos dias seguintes à limpeza, quando a pele estiver sensibilizada por tratamentos dermatológicos ou em vigência de alergias ou infecção no rosto. As portadoras de pele muito sensível ou com rosácea, acne com espinhas muito inflamadas e as grávidas também devem evitar.
Os principais cuidados são evitar exposição ao sol por 1 semana e não fazer a limpeza profunda na véspera de algum evento, pois a pele pode ficar vermelha por uns dias. Quanto ao uso de maquiagem, não há restrições. Está liberado!
Aline contraindica a limpeza profunda nessa fase, já que a maioria dos produtos e ativos normalmente utilizados não devem ser usados durante a gravidez. Já a limpeza diária pode ser realizada normalmente.
A médica indica que o peeling pode ser feito de 2 a 4 semanas depois da limpeza de pele.
“Usar cremes calmantes e hidratantes, além de evitar exposição ao sol”, diz Aline Somacal. Mantenha os cuidados com a pele em dia!
Não é recomendado, porque, ao espremer de forma inadequada, pode ocorrer piora da inflamação, causando o surgimento de uma cicatriz. Sabemos que é difícil, mas segura essa mãozinha e deixa esse trabalho para um profissional!
O inverno é a estação ideal! Mas a limpeza também pode ser feita no verão, desde que não haja exposição intensa ao sol e que protetor solar seja usado regularmente. Fique de olho!
Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre a limpeza de pele! Use todas as dicas a seu favor e mantenha a derme sempre bonita e saudável. Para isso, confira também os principais cuidados com a pele do rosto e do corpo!