Aprenda um truque caseiro simples para deixar seu colchão limpo como novo

Com essa dica você vai livrar seu colchão do acúmulo de células mortas, poeira e ácaro e durmir em uma cama limpinha

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você ainda se lembra de quando comprou seu colchão? Na maioria dos casos, infelizmente, não podemos trocar de colchão tanto quanto gostaríamos, não é mesmo?

Além disso, limpar o colchão pode ser uma tarefa nada prática para quem mora em um apartamento pequeno e corre o risco de quebrar alguma coisa quando tenta tirar o colchão de cima da cama. Isso sem falar que, muitas vezes, simplesmente não há como colocá-lo no sol.

Porém, mesmo com as dificuldades, precisamos ter alguns cuidados com o colchão para eliminar células mortas, ácaros, poeira e umidade que se acumulam entre os materiais que o compõem.

Se o seu colchão já viu dias melhores, mas você não sabe muito bem o que fazer para renová-lo, não deixe de testar esta dica.

O truque: bicarbonato de sódio

Foto: iStock

Essa técnica para limpar o colchão é bastante simples, e você pode aproveitar as ocasiões em que troca o colchão de lado para aplicá-la. Confira:

Leia também: 17 maneiras de evitar e limpar a poeira em casa

Material necessário

  • 250 gramas de bicarbonato de sódio
  • Escova de tecidos
  • Aspirador de pó
  • Óleo essencial (opcional)

Como fazer

Depois de tirar os lençóis, procure levar o colchão para um local em que você tenha espaço para se movimentar. O ideal é conseguir deixá-lo em uma varanda para tomar sol.

Polvilhe o bicarbonato por toda a superfície do colchão e deixe agir por 35 a 40 minutos. Depois desse tempo, utilize a escova para esfregar o colchão, principalmente em cima das manchas. Aguarde mais 10 a 15 minutos e passe o aspirador por toda a superfície, removendo o bicarbonato e as sujeiras que vão aderir a ele. Repita o procedimento do outro lado do colchão.

Se você quiser, aproveite para aplicar algumas gotas de óleo essencial e tenha um colchão perfumado – lavanda e camomila são boas opções para ajudar você a pegar no sono.

Como fazer o giro do colchão

Foto: iStock

Além dessa limpeza com bicarbonato, existem outros cuidados que devemos ter com o colchão. Um deles é o giro, que mencionamos acima, que é importante para conservar as formas do colchão.

Essa técnica consiste em rotacionar o colchão de duas formas: a primeira é trocar a posição dos pés e da cabeça e a segunda é colocar a superfície que está em contato com o estrado para o lado de cima.

Leia também: Como cuidar do seu colchão

Os dois movimentos do giro devem ser feitos alternadamente a cada três meses. Por exemplo, se em janeiro você trocar a posição dos pés e da cabeça, em abril você deverá trocar o lado do colchão que fica para cima. Em julho, você vai novamente trocar os pés e a cabeça e, em novembro, vai trocar o lado que fica para cima de novo.

Aproveite esses momentos para observar o estado do estrado. Quando as ripas de madeira racham ou quebram, o apoio para o colchão fica deficiente, o que contribui para o desgaste da peça e pode causar problemas na coluna.

Aliás, mais uma dica para terminar: ao comprar um colchão novo, sempre verifique se as características do modelo são as mais apropriadas para a sua constituição física, evitando dores nas costas.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários