Liberação miofascial: a técnica que reduz os desconfortos da dor muscular

Escrito por
Em 08.04.22

Envato

A liberação miofascial é um procedimento que ameniza as dores musculares. Com esse método, é possível liberar as tensões e cuidar de algumas lesões. Para conhecer todos os benefícios da técnica, confira as explicações da fisioterapeuta Bárbara Goulart de Paula Silva.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a liberação miofascial

De acordo com a Dra. Bárbara, “a liberação miofascial consiste em uma técnica que ameniza as dores musculares causadas por tensão”. O método é realizado por meio de pressões sobre o local da dor, com o objetivo de “liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo)”. Como aponta a especialista, com a liberação, é possível, sim, prevenir lesões”.

Além disso, ela acrescenta que, atualmente, “essa técnica é comumente incorporada à fisioterapia para relaxar a musculatura, melhorar a disposição e a agilidade. Para quem treina, ajuda a melhorar o rendimento em séries de exercícios intensos. É indicada para pessoas que sofrem com dores musculares crônicas ou agudas, praticantes de atividades físicas ou para quem tem alguma patologia que provoque dor muscular”.

Entre os fatores que causam o enfraquecimento da fáscia, estão: o uso incorreto da musculatura, estresse e problemas emocionais. Desse modo, a liberação miofascial também é sobre qualidade de vida e bem-estar.

6 benefícios da liberação miofascial que propiciam mais bem-estar

Envato

Como visto, a liberação miofascial promove o relaxamento da musculatura, aumentando a flexibilidade e a agilidade. Além desses benefícios, a fisioterapeuta Bárbara lista outros fatores positivos que o procedimento desencadeia. Confira:

  • Aumenta a mobilidade articular e a consciência corporal;
  • Alivia dores crônicas e tensionais;
  • Favorece a execução dos movimentos;
  • Diminui a sobrecarga e a tensão músculo-articular;
  • Libera e ativa os músculos;
  • Melhora a circulação e a respiração.

Não sofra com dores musculares. A liberação miofascial pode ser uma ótima opção para você. Antes de procurar um especialista, saiba um pouco mais sobre o método.

Como é realizado o método da liberação miofascial?

A fisioterapeuta explica que “a liberação pode ser manual ou com instrumentos, realizada por fisioterapeutas, educadores físicos e massoterapeutas, desde que esses saibam realizar a técnica”.

Durante o procedimento, você poderá sentir um pouco de dor. Nas palavras da especialista, “o procedimento pode ser dolorido, sim, pois manipula regiões que estão sensíveis, irritadas e tensionadas”. Além disso, a técnica pode ser realizada em casa “com o auxílio de um rolo específico para liberação”, explicou a fisioterapeuta.

Publicidade

A liberação miofascial pode te ajudar no dia a dia, melhorando seu humor, disposição e produtividade. Falando nisso, confira também a matéria sobre dores durante o trabalho e aprenda ótimos métodos para amenizá-las.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.