Você deve lavar as toalhas de banho com mais frequência do que imagina. Descubra o motivo

Sabe aquela velha recomendação de lavar as toalhas uma vez por semana? Sentimos informar que isso não é suficiente!

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você chega do trabalho cansada e logo corre para o chuveiro para tomar um banho quentinho e relaxante. Depois de alguns minutos, você já se sente muito melhor, fecha o chuveiro e se enrola em uma toalha macia e felpuda para se secar.

Essa sensação que temos logo depois do banho é uma delícia, não é mesmo? Às vezes, até parece que a toalha está nos dando um abraço.

A gente aposta que você também adora sentir o toque da toalha macia e limpinha na sua pele… Mas será que ela realmente está tão limpinha assim? Provavelmente, não.

Longe de querer sugerir que você passa semanas usando a mesma toalha sem lavar (ou você passa?), mas é bem possível que você não esteja trocando suas toalhas com a frequência que deveria.

A frequência certa para lavar suas toalhas

Foto: Getty Images

Por quantos dias você pode usar a mesma toalha, sem lavá-la, de forma segura? Se você apostou em uma semana, saiba que não é bem assim. Na verdade, esse prazo não é determinado por dias, mas sim pelo número de usos.

Leia também: 10 erros comuns nos cuidados com a toalha de banho

De acordo com os cientistas, o intervalo correto para fazer a substituição das toalhas – seja de banho, de rosto ou de mão – é de apenas três usos.

Isso mesmo: talvez você não tome três banhos por dia, porém, se você lava as mãos com uma frequência maior do que essa (a gente espera que sim), a recomendação é trocar a toalhinha diariamente!

Por que tudo isso?

Fonte: Pixabay

Trocar as toalhas de banho a cada três usos pode parecer exagero, mas essa recomendação tem suas razões de existir – e elas se chamam fungos e bactérias.

As toalhas são ambientes ideais para a proliferação de micro-organismos e para o acúmulo de células mortas e secreções corporais, como fluidos genitais, saliva e sangue (quem nunca se cortou com uma lâmina durante o banho?). Além disso, as toalhas também são excelentes para acumular ácaros.

É só parar para pensar: as toalhas oferecem um ambiente úmido, estão em contato com o oxigênio e são expostas ao calor do banheiro – tudo o que os micro-organismos sonham em ter um dia.

Leia também: 5 dicas de limpeza para prevenir gripes e resfriados

E se você estiver se perguntando da onde vêm esses micro-organismos, saiba que é do seu próprio corpo. Estamos cobertos por esses seres minúsculos, e os banhos, por mais caprichados que sejam, não são capazes de eliminar todos esses fungos e bactérias.

Além disso, as toalhas podem se contaminar com os micro-organismos do próprio banheiro. Isso, é claro, sem contar com a possibilidade de que você compartilhe a toalha com alguém – nesse caso, a contagem de germes aumenta ainda mais.

Aí, quando nos esfregamos na toalha, eles se transferem para o tecido, junto com células mortas da nossa pele. O resultado disso são condições perigosas para a nossa saúde, como doenças causadas pelas bactérias Escherichia coli (infecções urinárias e intestinais) e Staphylococcus aureus (um patógeno oportunista que pode causar infecções de pele).

Cuidados com as toalhas

Foto: Thinkstock

Se for possível deixar as toalhas completamente secas entre um uso e outro, você não precisaria fazer a troca de forma tão frequente, mas é difícil conseguir secá-las completamente quando elas ficam dentro do banheiro.

Alguns especialistas recomendam que a toalha seja enxaguada com água a 60 graus Celsius para eliminar todos os micro-organismos, mas, se isso não for possível, deve-se utilizar um sabão com agentes branqueadores à base de oxigênio.

Leia também: Após quantos usos devo lavar cada peça de roupa?

Alternativamente, você pode adicionar uma pequena quantidade de vinagre branco à lavagem das toalhas, lavar com sabão normal e deixá-las secar ao ar livre.

Além disso, é importante jamais compartilhar toalhas com outras pessoas, inclusive toalha de mão e o tapetinho de secar os pés. Um micro-organismo pode ser inofensivo para outra pessoa da sua família e, ao mesmo tempo, ser perigoso para você.

Por fim, não tenha dúvidas: se a toalha estiver com um cheirinho estranho na hora em que você for usá-la, lave-a imediatamente!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários