Lámen: 14 receitas do prato japonês que vão te deixar com água na boca

Veja como fazer o prato famoso pelo caldo delicioso e cheio de sabor

Escrito por Isabella Tamaki

Foto: iStock

Um dos pratos típicos da culinária japonesa, o lámen, ou ramen, é famoso pelo caldo quente saboroso e pelos acompanhamentos do prato. Para quem adora macarrão e um gostinho da cozinha oriental, o lámen é uma aposta diferente e apetitosa.

Um lámen completo conta com 3 componentes essenciais: a massa, os acompanhamentos e o caldo. O macarrão é simples e rápido para cozinhar, assim como os complementos, que são geralmente uma carne, acompanhada de ovos e alguns temperos da culinária asiática. Mas o que diferencia o lámen de outras receitas é principalmente o caldo. Feito de várias maneiras e com bases diferentes, é ele que dá o sabor especial para o prato.

Para saber como fazer esse delícia japonesa, confira 14 receitas de diversos tipos de lámen:

1. Lámen com frango

Foto: iStock

Receitas de lámen normalmente demandam tempo porque o segredo está no caldo. Nessa receita, que pede ingredientes como frango, bacon, vegetais e shimeji, o caldo fica cozinhando por pelo menos 4 horas para absorver bem o sabor dos ingredientes. O macarrão, porém, cozinha em apenas 7 minutos. Esse prato é acompanhado de frango grelhado, ovo e cebolinha. Confira a receita completa.

2. Lámen com lombo

Foto: Reprodução / Masterchef Brasil

Nessa receita, a base do caldo é feita de shoyu, saquê mirin, saquê kirin, açúcar e, para facilitar, caldo de galinha pronto. O segredo do prato está na massa fresca feita especialmente para o lámen. Os acompanhamentos são os tradicionais: lombo de porco, nori, broto de bambu, ovo e cebolinha. Para um sabor especial, a receita pede um tempero aromático chamado “Koumi Abura”, que pode ser feito em casa. Confira o passo a passo da receita completa e a lista de ingredientes.

Leia também: 11 receitas de poke: o prato havaiano que conquistou o mundo

3. Lámen árabe

Foto: iStock

Essa versão é simples e dá para aproveitar o que sobrou do dia anterior. Os ingredientes são básicos e o molho leva o caldo que sobrou da sopa e temperos que lembram a cozinha árabe, como bastante limão, tempero sírio e molho de tahine. Para a massa, utiliza-se o macarrão do tipo “cabelinho de anjo”. Complete seu prato com gema de ovo cozida e a carne que também restou da sopa. Veja a receita completa.

4. Lámen com bacon

Foto: iStock

A base desse lámen é feita com pedaços de ossos de frango, bacon, óleo de gergelim e shimeji. O caldo fica no fogo por pelo menos 30 minutos. Outros ingredientes como o ovo cozido e a massa que acompanha, podem ser cozidos na mesma água para absorverem bem o sabor. A receita pede também produtos orientais como shoyu e saquê mirim. O vídeo com a receita completa, detalhando os ingredientes e as instruções estão aqui.

5. Lámen com carne bovina

Foto: iStock

Essa é uma receita mais simples do lámen. Comece refogando a carne bovina com azeite e reserve-a embrulhada em papel alumínio. Para o caldo, basta refogar o alho, acrescentar shoyu e 500 ml de água . A massa é cozida rapidamente, feita com macarrão instantâneo. O acompanhamento é um ovo cozido e a carne bovina. É só servi-los em uma tigela e está pronto! Acesse o vídeo da receita e veja o passo a passo.

6. Lámen improvisado

Foto: iStock

Essa é para aqueles dias que precisamos improvisar na cozinha. Os ingredientes, assim como a receita, são simples: um pacote de miojo, shoyu, ovo, cebolinha e um steak de frango para acompanhamento. Basta cozinhar o macarrão instantâneo, acrescentar o tempero pronto e um pouco de shoyu. De acompanhamento, cozinhe um ovo e adicione pedaços do steak de frango. Confira o vídeo completo da receita.

7. Lámen de lombo com shitake

Foto: iStock

Essa receita é um pouco mais complexa. O caldo conta com ingredientes diversos como shitake, cebolinha, saquê, gengibre, algas, hondashi, shoyu, maçã e lombo de porco. Para o caldo ficar bem saboroso, é necessário deixá-lo no fogo de 4 a 6 horas. Após o cozimento, você pode acrescentar o “wakami”, um tipo de alga japonesa que diferencia o sabor. Sirva com costelinha de porco. Confira os detalhes de como preparar a receita.

Leia também: Sunomono: aprenda 8 receitas dessa saladinha leve e refrescante

8. Lámen com lombo agridoce

Foto: iStock

Essa versão tem como ingredientes principais o lombo de porco e o bacon. Para maior praticidade, a receita utiliza caldo de galinha pronto para dar gosto ao molho. Para mais sabor, use temperos orientais como o nori, o peixe desidratado e a pasta de soja, conhecida como missô. Veja a receita completa e a lista dos ingredientes utilizados aqui.

9. Lámen com carne moída de porco

Foto: Reprodução / Mazegohan receitas do japão

A base desse lámen é feita de missô, com pedacinhos de carne de porco moída e temperos como gengibre, pimenta e alho. É necessário processar os ingredientes até formarem uma pasta. Para acompanhar, os tradicionais: ovo, um pedaço de carne, cebolinha e alguns ingredientes japoneses que podem ser facilmente encontrados em casas de produtos orientais. Acesse a receita completa.

10. Lámen com barriga de porco

Foto: iStock

Esse caldo é feito de folhas, legumes, temperos japoneses, ossos de carne bovina e shitakes para dar bastante sabor. Pedaços de inhame deixam o caldo encorpado. Como um bom caldo, é necessário deixá-lo no fogo por pelo menos 4 horas. O complemento principal da receita é a barriga de porco fatiada e o shimeji refogados. Para acompanhar a receita completa, veja aqui.

11. Lámen com missô

Foto: iStock

A base dessa receita também é de missô. O caldo é feito com ossos de frangos e temperos orientais, que ficam no fogo por 1 hora. Para o acompanhamento, a receita pede pedaços de porco cozidos com molho de ostra. Na hora de montar o prato, coloque o macarrão, próprio para lámen, ovos cozidos e ingredientes orientais como o kamaboko. Adicione os pedaços de porco e claro, o caldo saboroso à base de missô. Veja todos os detalhes da receita.

12. Lámen com broto de feijão

Foto: iStock

Para cozinhar o caldo, você vai precisar de pedaços de bacon, shoyu e água. Após 1 hora cozinhando na panela de pressão, separe o bacon do caldo e reserve. Para o preparo do prato, adicione em uma tigela o macarrão já cozido, repolho, o broto de feijão, e um ovo cru no centro. Para dar sabor, coloque shoyu, óleo de gergelim, o caldo reservado e as fatias de bacon. Acesse o passo a passo completo.

Leia também: 38 receitas com cogumelos para você arrasar na cozinha

13. Lámen low carb

Foto: iStock

Essa receita é mais simples que as anteriores. A base é feita com caldo de carne complementada por shitake e temperos japoneses como o shoyu e o hondashi. Para a massa ficar mais leve, ela é feita de pupunha, cozida normalmente. O prato completo é composto de macarrão de pupunha, do caldo feito anteriormente, de ovos e pedaços de picanha, incrementado com shitake refogado. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo detalhado.

14. Lámen com molho de ostra

Foto: iStock

Essa receita é rápida e fácil de fazer. A base é feita de pedaços de carne suína frita com óleo de gergelim natural, temperados com alho, molho de ostra pronto e alguns temperos orientais. Todos os ingredientes são cozidos juntos na água. Para montar o prato, basta acrescentar o macarrão, o caldo e os ingredientes da base para completar. Aprenda!

Há receitas de lámen para todos os gostos, com muitas variações de caldos e acompanhamentos. Já escolheu seu favorito para tentar uma receita nova?

Assuntos: Alimentação

Para você