5 benefícios do kundalini yoga que vão despertar a consciência do seu ser

Escrito por
Atualizado em 28.09.21

iStock

Por
Atualizado em 28.09.21

Algumas práticas elevam a capacidade de autoconhecimento, como é o caso do kundalini yoga. Você já ouviu falar sobre isso? Acompanhe a seguir a explicação da Daniela Mattos, professora de kundalini yoga, meditação e autora do livro Sat Nam – Você é seu próprio Guru, sobre o que é e quais os benefícios dessa prática para a saúde.

Publicidade

O que é o kundalini yoga

Conhecida como yoga da consciência, que conecta e desperta as particularidades do seu ser, a prática é capaz de despertar a consciência corporal, emocional, mental e espiritual. Segundo Daniela, “nesse tipo de yoga, você usa elementos de vários outros tipos de yoga em uma só prática. Você faz asanas, exercícios de respiração (pranayama), movimentos, entoa mantras, som, meditação e relaxamento profundo. As aulas são dinâmicas e prescritivas”.

O que é a energia kundalini?

A energia kundalini é a energia da criação, que tem um significado curioso e extremamente importante para o autoconhecimento. “Kundalini significa serpente enrolada, é uma energia adormecida centrada na base da coluna. Essa energia, que é enrolada três vezes e meio, representa a energia da criação; energia divina feminina que existe de cada ser humano”, explicou Daniela.

De acordo com Daniela, praticar o kundalini yoga é uma prática segura quando se assume todas as instruções do exercício. Ela contou que “são mais de 5.500 entre crias e meditações extremamente precisos, por isso, quando é realizada conforme as instruções, não é perigoso”.

Além disso, Daniela também explicou que há outros tipos de yoga e meditações kundalinis. As ensinadas pelo Yogi Bhajan e Kundalini Interstate mostram que, uma vez com a energia fluindo dentro de você, a sua consciência se expande.

Segundo a professora de yoga, não há restrições para a prática. “Todo mundo pode praticar esse tipo de yoga, porque pode ser feita deitada em uma cama, fazendo um exercício de respiração, ou a criança, que pode fazer uma meditação ou uma pessoa superativa fazendo uma medicação mais dinâmica, por exemplo. É uma questão que sentir um click com esse tipo de prática ou não”, finalizou Daniela.

5 benefícios do kundalini yoga

iStock

Como uma prática universal, ao começar a fazê-la é possível perceber uma série de benefícios. Veja a seguir quais são eles:

  • Fortalece o sistema nervoso: segundo Daniela, o fortalecimento do sistema nervoso é desenvolvido a cada aula. Ao longo do tempo, você conseguirá lidar melhor com os estresses do dia a dia.
  • Aumenta a conexão com a alma: “cada prática ajuda você a preparar o corpo (com asanas, movimentos entoando mantras), a mente (com exercício de respiração e meditação) elevando a sua vibração para você sentir e experienciar essa conexão dentro de você”, explicou Daniela. Ou seja, é uma prática em que você se volta e se conecta com a sua essência.
  • Melhora a saúde e o humor: conforme a professora, essa prática eleva a sua vibração, o que ajuda você a se sentir melhor, mais feliz, e com efeitos positivos na saúde e no humor. “O kundalini yoga é uma prática extremamente energética ajudando você a expandir o seu campo eletromagnético. O campo eletromagnético é a primeira barreira de proteção, tudo que se manifesta no físico, mental e emocional esteve presente antes no seu campo energético”, complementou.
  • Influencia a melhora dos hábitos alimentares: o kundalini yoga ajuda, inclusive, a diminuir a vontade de comer guloseimas, através de exercícios específicos, mas não é nada imediato, e sim um processo! Para Daniela, “isso, de um jeito ou de outro, acontece naturalmente, aos poucos, porque com a vibração aumentando você começa a não ter sintonia com comidas altamente processadas de baixa vibração e, aos poucos, você começa a comer mais saudável”.
  • Colabora para um sono mais saudável e promove a autocura: benefícios que advém do equilíbrio do corpo, para Daniela as “práticas de kundalini yoga ajudam a trazer o corpo ao equilíbrio, equilibrando principalmente o sistema glandular. Equilibrando o sistema glandular, você ficará mais disposto com mais energia e voltará a ter um sono mais saudável”.

Se você busca por uma prática que aumente a sua conexão, trazendo benefícios de dentro para fora e para toda a sua essência, o kundalini yoga é perfeito!

Publicidade

Kundalini yoga X yoga comum

Mas em relação ao yoga comum, quais as diferenças? Segundo Daniela, todos os tipos de yoga têm o mesmo objetivo centrado na energia kundalini. “Seja hatha (o mais comum) ou kundalini yoga têm o mesmo objetivo: despertar a energia kundalini dentro de você. Kundalini é a Energia Divina Criativa que está dentro de cada um de nós. Cada tipo de yoga faz isso de forma diferente, o Hatha Yoga como é uma prática que foca em despertar essa energia usando as polaridades do corpo, usa mais o corpo físico ficou mais popular no ocidente”, explicou a profissional.

O kundalini yoga é como se fosse um diamante composto por vários elementos de forma prescritiva! Maravilhoso, né? Isso acontece, porque pode ser feito para inúmeras finalidades. “Você pode fazer uma prática uma sequência de exercícios (chamado de kriya) para desintoxicar o fígado, ou ainda para aumentar a intuição, ou também para fortalecer o sistema digestivo e imunológico”, comentou Daniela.

Como praticar kundalini yoga

Para praticar o kundalini yoga, não é preciso focar em uma religião, mas sim na espiritualidade. “Através da sua própria experiência na prática de kundalini yoga, você começará a responder essas perguntas perenes (existenciais) que os humanos têm, como: por que estou aqui? Qual é o meu propósito? Quem sou eu na minha essência?”. Todo esse caminho é percorrido em aulas dinâmicas e prescritivas, que colocam em ação o corpo, a mente e a sua verdadeira essência.

Na sequência, veja alguns vídeos para aprender mais detalhes na prática:

Kundalini yoga para quem nunca praticou

A Daniela Mattos tem em seu canal esse vídeo completo para quem nunca praticou o kundalini yoga. Uma aula para desenvolver a sua flexibilidade e começar do jeito certo essa prática! Confira!

Aula para começar bem o dia

Nesse vídeo, que também é do canal da Daniela Mattos, é possível aprender posições para praticar assim que acordar. Chamada de Série para Despertar, essas posturas equilibram todo o seu corpo!

Aula para elevação, clareza e vitalidade

Nessa aula, a prática é adaptada para iniciantes, com tempo e posturas pensadas para quem está começando. Ela traz a desintoxicação e eleva você a mais vitalidade.

Publicidade

Aula para relaxar

Essa aula do canal da Daniela Mattos é ótima para ser feita em um dia estressante ou para quando você precisar relaxar e eliminar as más vibrações.

Se você quer saber mais sobre outro tipo de yoga, que tem uma proposta para mais relaxamento, conheça os benefícios do yoga nidra!

Assuntos: Bem-Estar