
iStock

De origem japonesa, o konjac é muito conhecido ao ser consumido como um macarrão em receitas e pratos. Rico em fibras, o alimento pode ser interessante para complementar o cardápio de forma criativa e saudável. Veja o que disse a nutricionista Rachel Oliveira, da Clínica Carvalho Concept, (CRN 60881/P) sobre o assunto:
O que é konjac
Rachel explicou que o konjac é uma raiz sem sabor, cultivada como se fosse uma batata, muito comum no Japão, mas pouco conhecida no Brasil. É composto 97% de água e 3% de fibras, com baixo teor de calorias. “Devido a sua capacidade de saciedade e também baixas calorias, esse produto vem sendo muito usado em dietas de emagrecimento na forma de cápsulas ou em formatos de massas, como o macarrão.” Complementou.
5 benefícios do konjac que vão te convencer a experimentar a raiz

iStock
A nutricionista apresentou os principais benefícios do konjac, muitos deles relacionados ao sistema gastrointestinal. Confira!
Publicidade
- Rico em fibras: Rachel comentou que “além de conferir maior saciedade, a raíz também ajuda no funcionamento do intestino, combatendo assim a prisão de ventre.”
- Aumenta a saciedade: “a raiz possui um polissacarídeo conhecido como glucomannan, uma fibra bastante solúvel que lhe confere uma alta capacidade de retenção de água, assim é capaz de absorver cem vezes o seu peso em água, formando um gel no estômago, que age inibindo o apetite.” Explicou Rachel.
- Reduz o colesterol: “principalmente o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.” Citou a nutri.
- Ajuda no controle da diabetes: Rachel comentou que a raiz “ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, por isso é benéfica para pacientes com diabetes.”
- Baixas calorias: “por ter poucas calorias, vem sendo muito utilizado como um complemento em dietas de emagrecimento.” Finalizou Rachel.
Rachel ainda trouxe uma informação importante: “sendo a fibra o único nutriente encontrado, vale ressaltar que não substitui uma refeição, pois não contém fontes significativas de outros nutrientes. Assim, o seu consumo diário como única refeição pode desencadear carências nutricionais de vitaminas e minerais.”
Relacionadas
O macarrão de konjac
O macarrão de konjac é feito a partir da raiz desidratada, transformada em pó. Conforme Rachel, “após esse processo o pó é misturado com água, para formar uma massa de fácil modelagem.” Depois, com a massa pronta, esta é adaptada no formato de macarrão.
O macarrão de konjac emagrece?

iStock

iStock
A nutricionista deixou claro que a raiz pode contribuir no processo de emagrecimento, por ter baixas calorias e ser rica em fibras. Ainda assim, não de forma isolada. “Como o macarrão japonês não possui vitaminas, minerais e nem mesmo proteína, é interessante prepará-lo com legumes cozidos, proteínas (carne, atum) e molhos leves, para poder agregar outros nutrientes fundamentais para um estilo de vida saudável e, consequentemente, influenciar positivamente na perda de peso.” Complementou.
Como você pode ver, a raiz é benéfica como um complemento na dieta. Continue a leitura para saber se existem contraindicações, onde comprar e em quais preparos utilizá-la.
Publicidade
Contraindicações e cuidados com o konjac
Rachel citou não haver contraindicações ao consumo, mas é preciso saber que “sendo um alimento que possui grandes quantidades de fibras, o seu consumo excessivo pode aumentar a flatulência.”
Onde você pode comprar o konjac
Pronta para experimentar todos os benefícios do konjac? Veja onde você pode adquirir a raiz:
- Extra;
- Carrefour;
- Rappi.
Já decidiu onde vai pedir o seu para experimentar? Agora siga com a leitura para ver receitas incríveis com ingrediente.
Receitas com konjac
Confira cinco receitas deliciosas que usam o konjac como ingrediente principal. Escolha a sua e aproveite.
1. Macarrão de konjac low carb
O vídeo ensina como fazer o preparo da massa, além de citar todos os seus benefícios. Além disso, não precisa ir ao fogo e traz uma dica saborosa de molho e complemento para o macarrão de konjac.
2. Spaghetti konjac à bolonhesa
A receita ensina quem deseja experimentar a versão spaghetti e vai seguir uma das dicas dada mais acima pela nutricionista: de incluir os legumes no preparo. Fica bem completo e promete muito sabor, graças aos complementos.
Publicidade
3. Arroz konjac com aspargos
Perfeito para quem está fazendo uma dieta low carb, o arroz konjac tem baixas calorias e vai ser acompanhado de aspargos e tilápia.
4. Risoto low car de konjac
Bem detalhado, ensina como fazer a base do arroz e depois trabalhar no risoto, que será acompanhado de limão e alho. É bem prático, pois não precisa esperar o arroz cozinhar na água.
5. Lasanha a bolonhesa com massa de konjac
Perfeito para quem busca uma receita rápida. A lasanha é montada na hora e não tem muito segredo, é só intercalar as camadas da massa com a carne moída. No final, um pouco de queijo e é só deixar no micro-ondas por dois minutos.
Agora que você já sabe mais sobre o konjac e como consumir a raiz, vem dar uma olhada também na matéria sobre temperos naturais, para não abusar do sal nos próximos preparos.

Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.