
Foto: iStock
Por Geovana Pereira
Atualizado em 24.06.22
Você já deve ter escutado esse nome estranho por aí, mas afinal, o que é Kefir?
Publicidade
Cada vez mais famoso entre as pessoas que buscam um estilo de vida saudável, o Kefir é uma bebida fermentada produzida a partir de micro-organismos vivos (como leveduras, lactobacilos e bactérias).
Reza a lenda que, há muitos anos, moradores da região do Cáucaso o misturaram com o leite e notaram que a mistura talhava (fermentava) e se transformava em uma iguaria muito parecida com o iogurte que consumimos hoje. Pode parecer estranho, mas o Kefir é um alimento probiótico, ou seja, traz benefícios à saúde, além de ser considerado extremamente funcional, sustentável e econômico.
Relacionadas
Com a ajuda da nutricionista Eliane Moreira, você descobre tudo o que precisa saber sobre esse superalimento!
Tipos de Kefir
Existem duas variedades de grãos de kefir: o Kefir de água, que apresenta uma coloração amarelada cristal, e o kefir de leite, de aparência cremosa semelhante à couve-flor.
Kefir de água

Foto: iStock
O Kefir de água pode ser feito com água do coco, água com açúcar mascavo ou apenas água filtrada. A água de torneira não é indicada porque possui produtos químicos que podem matar os micro-organismos que fazem tanto bem! Algumas pessoas escolhem esse tipo por ter sabor mais adocicado em comparação ao de leite.
Kefir de leite

Foto: iStock
O Kefir de leite é cultivado quase sempre a partir do leite animal – não necessariamente o leite de vaca, embora essa seja a utilização mais popular, também podem ser usados leites como o de cabra, búfala e ovelha ou até opções vegetais, como leite de coco. Seu sabor é um pouco mais forte que o do Kefir de água.
É só escolher o que se adapta melhor a sua dieta. Se ainda estiver na dúvida, você pode consumir os dois tipos, um de cada vez, para escolher seu preferido.
Publicidade
5 Benefícios do Kefir para a saúde

Foto: iStock
O Kefir é um alimento de fácil digestão, fonte de cálcio e proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina K, biotina, folato, enzimas e probióticos. Mas esse monte de coisa serve para quê?
- Fortalece o sistema imunológico: é rico em probióticos, que são micro-organismo vivos cuja ingestão traz benefícios por facilitar a absorção de nutrientes. Assim, ele aumenta a produção de células de defesa e, como elas atacam bactérias que são nocivas à saúde, nos mantém longe de doenças.
- Melhora a flora intestinal: ele provoca o equilíbrio da microbiota intestinal e com isso combate a constipação e suas consequências como sangramentos e hemorroidas. Também ajuda a diminuir a formação de gases, aqueles monstros que acompanham dor, distensão abdominal, e flatulência excessiva, o que a gente com certeza não quer.
- Ossos mais fortes: por ser rico em cálcio, um mineral essencial à formação e manutenção dos ossos, o kefir é bom para nossos ossinhos e previne, assim, doenças degenerativas como a osteoporose.
- Depressão e Memória: como é rico em vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B12, podemos certamente atribuir ao kefir mais um super poder: o desenvolvimento e manutenção de um sistema nervoso saudável, o contrário pode acarretar problemas cognitivos, como a memória fraca e a temida depressão.
- Diminui o colesterol e mais: o Kefir contribui para a produção de sais biliares que, por sua vez, ajudam na digestão de gorduras ruins. Ele é um aliado poderoso contra as consequências causadas por essas gordurinhas, como o aumento da pressão arterial, entupimento das veias e até infarto.
Viu só? O Kefir é uma preciosidade para nossa saúde, nos mantém longe de doenças, melhora a flora intestinal e muito mais!
Benefícios do Kefir para a beleza
Você já deve ter ouvido falar que a beleza vem de dentro para fora, certo? Pois é a mais pura verdade. Não se trata apenas de um bom coração e autoestima, mas de um organismo funcionando direitinho. O tratamento com Kefir pode trazer inúmeros benefícios também para a sua beleza! Ao ingerir essa fonte rica de vitamina B, você melhora o aspecto da sua pele, diminui as rugas e fortalece seus cabelos e unhas. O Kefir também colabora com a eliminação de toxinas, impedindo que elas se acumulem e provoquem uma absorção ineficiente de nutrientes que podem acarretar, entre outros efeitos indesejáveis, na quebra de unhas, queda de cabelos e a temida acne.
Kefir emagrece?

Foto: iStock
Assunto polêmico! Vale sempre lembrar que a única forma de emagrecer de maneira saudável é com uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Mas, sim, o kefir pode ser um aliado na sua busca por kilinhos a menos, se esse for o objetivo. Nas palavras da nutri Eliane: “O consumo de Kefir auxilia no emagrecimento por proporcionar saciedade, possibilitando menor ingestão de alimentos”.
Como fazer Kefir

Foto: iStock
É facinho de fazer, você só precisa dos grãos de kefir, do líquido escolhido e alguns utensílios de cozinha.
- Adicione uma colher de sopa de grãos a 500 ml de leite animal ou vegetal (se for o Kefir de leite), água com açúcar mascavo ou água de coco (se for o Kefir de água), sempre em temperatura ambiente, pois a água ou leite gelados ou quentes podem matar os grãos.
- Deixe ficar em temperatura ambiente fermentando de 12 a 24 horas (quanto maior o tempo, mais azedinho ficará) em um pote de vidro sem tampa, cobrindo com um guardanapo de pano ou de papel para evitar a entrada de insetos ou sujeiras;
- Após a fermentação, escorra o líquido com um coador ou pano de queijo, para separar os grãos da bebida fermentada e está pronto para consumo!
- Evite manipular os grãos de Kefir com utensílios metálicos, dê preferência a coadores e colheres de plástico ou madeira.
- Para o cultivo, escolha sempre recipientes de vidro muito bem limpos, uma boa dica é após lavá-los passar água fervente ou colocá-los em banho-maria.
- Também é interessante ter sempre os mesmos materiais para a manipulação do Kefir (peneira e recipientes) e utilizá-los apenas para essa finalidade, para diminuir o risco de contaminação.
A bebida pode ser mantida na geladeira por até uma semana. Se preferir manter em temperatura ambiente, é recomendado acrescentar mais líquido todos os dias. Já os grãos, devem ser colocados de volta ao leite (ou água) para repetir o processo de fermentação.
Fácil, né? Mas preste atenção, é preciso levar em conta alguns cuidados:
Publicidade
Para armazenar por mais tempo, os grãos de Kefir podem ser congelados. Para isso, basta tirar todo o líquido fermentado (água ou leite) e colocá-los em um recipiente limpo e tampado no congelador. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente. Nada de apressar o descongelamento!
Onde encontrar Kefir
O kefir não é comprado no mercadinho da esquina, ou em nenhuma grande corporação, ele faz parte de algo muito mais sustentável e econômico. Você pode adquirir o seu por meio de doações! Existem muitos grupos do Facebook com pessoas doando ou efetuando pequenas trocas desse micro-organismo, mas você também pode procurar em outras redes sociais ou sites especializados e, quem sabe, logo se tornar uma doadora.
Como consumir o Kefir

Foto: iStock
O Kefir pode ser consumido in natura, mas existem ótimas opções de receitas, como queijos e manteigas. O kefir de leite pode substituir o próprio leite em muitas comidinhas cotidianas, como o iogurte. Há também as opções de smoothies e vitaminas se você tem pressa e quer um sabor a mais.
Varie o tipo, as formas de consumir e de armazenar. Observe o funcionamento do seu corpo e aproveite todos os benefícios que esse alimento promete fornecer!