Casa e Decor

Jantar romântico: menu e decoração completos para impressionar seu amor

iStock

Atualizado em 24.06.22

O jantar romântico é uma oportunidade de criar um momento especial para o casal. Você pode, inclusive, ir além das datas mais comuns, como Dia dos Namorados e aniversário de namoro, surpreendendo seu amor sem razões específicas. Isso ajuda a tirar o relacionamento da rotina e também demonstra carinho e dedicação.

O melhor de tudo é que preparar um jantar romântico pode ser divertido e não precisa ser trabalhoso e caro. Com o objetivo de ajudar quem tem vontade de criar esse momento, selecionamos as melhores ideias para decoração e cardápio:

Índice do conteúdo:

Decoração para um jantar romântico

Uma das dicas mais importantes é fazer algo que realmente tenha a ver com o casal. Separamos algumas inspirações simples de fazer e que, com certeza, deixarão sua pessoa especial impressionada!

Iluminação aconchegante com velas

O Pedido

Publicidade

Esse item tem mais do que o objetivo de simplesmente iluminar, a vela é responsável por deixar o ambiente mais aconchegante. Opções boas é que não faltam, por isso, se você gosta de uma iluminação charmosa, não deixe de abusar e inovar, afinal, vela nunca é demais!

Arranjos de flores

Não há como negar que as flores dão um toque especial para o ambiente. Não deixe de decorar a mesa principal e, se possível, também colocar alguns vasos espalhados pelo local. As flores mais comuns para esse tipo de ocasião são as rosas vermelhas, mas não se prenda ao padrão e use o que mais combinar com vocês.

Plaquinhas com palavras românticas

O Pedido

Aposte no charme das plaquinhas com mensagens fofas como “amor”, “eu te amo” ou “love”. Combinam com o ambiente e podem ser usadas em diferentes tamanhos e cores para compor a decoração.

Luzinhas de LED

O Pedido

Publicidade

As luzinhas de LED são uma opção charmosa para a decoração. Elas criam um clima de meia-luz ideal para o romance e ficam muito delicadas na ambientação.

Balões

Os balões são uma opção muito prática para enfeitar o local do seu jantar romântico. Existem vários tipos e formatos, sendo os mais tradicionais de coração. Nada impede que você inove e coloque um balão diferente ou com uma mensagem personalizada.

Itens pessoais

Uma forma de tornar o evento pessoal é utilizando alguns itens do próprio casal na decoração. O exemplo mais comum é colocar um porta-retrato com uma foto de vocês em algum cantinho, mas você pode também decorar o local com itens com significados especiais.

Jantar temático

Maíra

Que tal se o seu jantar romântico tiver uma culinária temática? Dessa forma, você pode unir a decoração romântica com a decoração específica daquele tipo de culinária e criar um ambiente ainda mais surpreendente. Se a outra pessoa tiver uma preferida, melhor ainda!

Decoração e jantar no chão

Unsplash

Publicidade

Você pode programar um jantar romântico mais descontraído, colocando as comidinhas em uma mesa de centro na sala ou estendendo uma manta e almofadas no chão para deixar tudo mais aconchegante. É uma forma de explorar o mesmo ambiente, porém, de uma forma diferente!

Cardápio personalizado

Que tal deixar na mesa um cardápio personalizado com o menu da noite? Além de diferente, proporciona a sensação de que estão em um restaurante. O mais interessante é que você personalizar o cardápio e colocar alguns recadinhos especiais na descrição de cada prato ou o itinerário preparado para a noite!

Louça

A louça precisa harmonizar com toda a decoração. Se possível, utilize alguns pratos diferentes e mais detalhados. Além disso, as taças também podem proporcionar um charme a mais para o ambiente, deixando-o mais elaborado!

Piquenique romântico

Se tiver um jardim à disposição, uma possibilidade é criar um piquenique romântico! É possível fazer algo mais elaborado ou simples, em que só precisará de uma toalha xadrez, uma pequena cesta e luzinhas LED para espalhar pela grama. O ambiente fica um charme!

Varal de fotos

O varal de fotos é um item simples e que faz bastante diferença no ambiente. Para essa ocasião especial, vale pendurar as principais fotos do casal e também alguns recadinhos fofos.

Pétalas

O pedido

Super simples de adquirir, as pétalas também compõem muito bem o jantar romântico. É possível utilizá-las em diferentes locais, como a própria mesa, o chão ou mesinhas de centro. Tudo depende do seu gosto!

Flores nas taças

Para quem gosta de flores, uma dica interessante para fazer algo diferente é colocá-las nas taças de cabeça para baixo e uma velinha por cima. Além de inovador, fica muito fofo e charmoso e pode ser usado tanto na mesa principal como em outras menores.

Castiçais

Os castiçais são bem tradicionais e deixam qualquer mesa linda. As velas podem ser brancas ou vermelhas, dependendo da cor da sua decoração! A composição fica linda junto de flores.

Essas são apenas algumas dicas para se inspirar na produção do seu jantar romântico. O mais importante é deixar a criatividade fluir para preparar algo especial que realmente represente o amor do casal!

Cardápio para um jantar romântico

Além da decoração, outra parte importante no planejamento do jantar romântico é o menu. É possível preparar tanto pratos mais elaborados quanto mais simples. Confira algumas sugestões deliciosas que separamos:

Entradas

iStock

1. Carpaccio com molho de mostarda: uma receita para quem quer sair do comum. O sabor é maravilhoso.

2. Brusquetta Italiana: a brusquetta é simples e fácil de fazer mas muito saborosa e agrada quase todos os paladares.

3. Antepasto de berinjela: uma opção pra lá de deliciosa para os vegetarianos ou para quem quer experimentar um antepasto diferenciado que vai bem com qualquer torradinha!

4. Salada caprese: uma receita italiana muito simples de fazer e você só precisa de tomates, manjericão e mussarela fresca.

5. Cestinha de brie com geleia de pimenta: essa receita com certeza vai impressionar e ainda proporcionar uma experiência deliciosa e refinada!

Pratos principais

iStock

1. Strogonoffe de carne: se quiser um prato principal bem tradicional, que tal apostar no strogonoffe de carne? Não tem como errar e com certeza vai fazer sucesso.

2. Filé mignon com gorgonzola: é uma ótima opção de prato principal para se combinar com uma massa ou salada, por exemplo.

3. Risoto de camarão: dá um pouquinho mais de trabalho, mas já pensou em impressionar com um risoto elaborado? Se quiser ousar na cozinha, não deixe de experimentar esse prato!

4. Macarrão ao molho pesto: pode parecer difícil, mas não é viu? São poucos ingredientes e o pesto é uma forma de inovar na sua massa e explorar um sabor que não é tão usual no dia a dia!

5. Salmão grelhado com gergelim: receita ideal para quem quer um prato mais leve! Em menos de meia hora o seu salmão estará pronto e pode ser servido com uma salada ou arroz também!

Sobremesas

iStock

1. Mousse de chocolate: fácil e delicioso, uma sobremesa de puro chocolate para compor o seu jantar, confira a receita completa!

2. Petit gâteau: um pouquinho mais elaborado, mas vale a pena. O petit gâteau é uma das sobremesas queridinhas que, acompanhada de sorvete, fica ainda mais gostosa!

3. Cupcake Red Velvet: uma sobremesa fofa e que pode até combinar com a sua decoração do jantar romântico! Se você sempre quis aprender a fazer o cupcake red velvet, essa é a hora!

4. Crumble de frutas vermelhas: preferem opções com frutas? O crumble de frutas vermelhas é uma receita fácil e saborosa!

5. Escondidinho de morango na taça: o melhor dos dois mundos – chocolate e frutas juntos no escondidinho de morango na taça. Além de deliciosa, é linda!

Não faltam opções para impressionar o(a) parceiro(a) e fazer algo especial pelo relacionamento! Para se animar a outros gestos românticos, confira como preparar um café da manhã romântico.

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!