Categorias: Casa

10 itens que transformam a decoração da casa num passe de mágica

Estar satisfeito com a aparência e a decoração geral da sua casa não é algo muito frequente, afinal as tendências mudam, bem como os gostos e preferências de casa um.

Publicidade

Pensando nisso, é interessante refletir sobre as possibilidades de se renovar a aparência de um cômodo sem precisar alterar sua decoração e disposição completamente.

Alguns itens decorativos realmente têm o poder de mudar as sensações geradas por um ambiente, sem necessidade de reformas ou grandes transtornos.

Conheça 10 desses artigos de decoração que podem transformar a aparência do seu lar e confira dicas da designer de interiores, Heloisa Righetto, para fazê-lo de forma certeira e criativa.

1. Luminárias e lustres

Foto: Reprodução / Morar mais por menos

Publicidade

Segundo a designer Heloisa, iluminação é um fator poderoso na hora de alterar a aparência de ambientes: “Iluminação é um dos grandes trunfos da decoração e pode mudar a atmosfera de um ambiente de forma radical! “, diz.

Os efeitos que podem ser criados com iluminação são diversos. Em cômodos mais íntimos e “relaxantes”, como salas de TV e quartos, uma iluminação mais baixa (amarelada) pode ser uma boa pedida, pois torna o espaço mais aconchegante. Em ambientes infantis é possível incluir luzes coloridas para conferir personalidade e alegria ao ambiente.

Publicidade

Publicidade

Além do tipo de luz escolhido é possível variar também no formato desta. Luminárias de mesa, de chão ou de teto, leds, pisca-piscas e lustres, para definir o formato ideal para você é preciso considerar seu gosto pessoal e também a área do cômodo a ser iluminado, afinal uma iluminação grande em um espaço pequeno cria um ambiente pesado.

2. Espelhos elaborados

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Espelhos são itens funcionais e ao mesmo tempo decorativos, que ampliam e iluminam espaços, além de serem capazes de trazer sofisticação ao ambiente quando acompanhados de uma moldura ou um corte elaborado.

Para fugir do tradicional espelho fixo à parede, Heloisa dá a dica: “Monte uma galeria combinando quadros, posteres e espelhos, ou utilize espelhos de maneira mais informal: apoiados em uma bancada, sem fixar na parede.”

3. Móveis coloridos

Foto: Reprodução / Adore Magazine

Móveis coloridos são transformadores, pois trazem alegria e estilo a qualquer ambiente. É possível escolher o seu tom preferido e adicionar um móvel pintado com o mesmo para renovar o espaço.

Além disso, essa mudança no ambiente pode ser feita tanto por meio da substituição dos móveis atuais do cômodo por novos, quanto através da adição de cores nos móveis que você já possui. É preciso ter cautela para não criar um ambiente infantil ou pesado, a cor deve ser aplicada em elementos-chave.

“Pinte uma cadeira com uma cor vibrante e alegre, o resultado é impressionante: tem efeito ‘iluminador’, mas ao mesmo tempo não carrega na decoração.”, Heloisa dá a dica.

4. Papel ou tecido de parede

Foto: Reprodução / Panoteria

Mudar a aparência das paredes é uma das formas mais eficazes de renovar a cara de um ambiente. Para quem não é fã de reforma, investir em papéis ou tecidos de parede pode ser uma ótima opção para alterar a decoração de um espaço com praticidade.

Além de renovar um ambiente todo, o papel de parede pode ser usado para dividir espaços, como ensina Heloisa: “Ótima maneira de demarcar um espaço dentro de um ambiente maior, por exemplo, se você tem seu home office na sala de TV, instale papel de parede apenas na área onde a escrivaninha fica encostada.”

5. Almofadas divertidas

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Almofadas são uma decoração coringa, pois além de estarem disponíveis em modelos super variados, são leves, aconchegantes e fáceis de renovar (é só trocar as capas).

A designer Heloisa explica que as almofadas podem ajudar a quebrar a neutralidade de tecidos de móveis maiores, como cadeiras e sofás. Basta escolher algumas que combinem com você e com a decoração do cômodo a ser decorado.

6. Flores com cores vivas

Foto: Getty Images

Apesar das flores já serem presentes no ambiente doméstico, é possível usá-las na decoração sem cair no óbvio. Flores com cores vivas podem renovar espaços e conferir vida e alegria ao ambiente. Caso a decoração da sua casa seja neutra e monocromática, adicionar um toque de cor por meio de uma flor pode ser uma ótima alternativa para quebrar a neutralidade.

Além de poderosas na hora de transformar espaços, as flores são flexíveis (podem ser mudadas de lugar sem dificuldades), acessíveis (são facilmente encontradas e geralmente não possuem um preço muito elevado) e também são encontradas em diversas cores, tipos, cheiros e tamanhos.

7. Acessórios de cozinha cool

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Hoje em dia é possível encontrar utensílios de cozinha com cores, formatos e funções diferentes. Para sair do básico, basta escolher os itens mais criativos e condizentes com o seu gosto.

Adicionar cor e diversão à cozinha pode tornar suas receitas mais gostosas de serem preparadas e o ambiente de preparo muito estiloso e ao mesmo tempo funcional.

“Deixe os acessórios de cozinha expostos, como tábuas de madeira ou medidores por exemplo, eles são tanto decorativos quanto funcionais!”, explica a designer.

8. Quadros engraçados ou românticos

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Personalizáveis, disponíveis em diferentes tamanhos e formatos, adaptável para vários ambientes da casa, os quadros são outro artigo decorativo versátil e coringa para conferir estilo a qualquer cômodo.

“Hoje em dia é muito fácil encomendar posteres exatamente do jeito que você quer (existem apps que fazem isso, por exemplo!), então não tenha medo de personalizar!, aconselha Heloisa.

9. Artesanato contemporâneo

Foto: Reprodução / Mania de Decoração

As peças com cara de “eu que fiz” estão em alta, afinal reúnem estilo, funcionalidade e economia. Tais artesanatos são ótimas alternativas para renovar ambientes, pois geralmente são peças únicas e cheias de criatividade em sua composição.

Os estilos de artesanatos são diversos, podendo ter um toque mais vintage, moderno ou minimalista. E como tratam de criações que podem ser feitas por você mesma, basta escolher uma ideia que te agrade para testar e decorar sua casa.

10. Tapetes estilosos

Foto: Reprodução / The Design Files

Tapete são itens que trazem conforto e completam a decoração de qualquer espaço de forma impressionante, pois quebram a frieza característica do revestimento em piso e criam espaços mais aconchegantes. Dentre as diversas modelagens, estilos e tamanhos existentes, é só escolher o que mais reflete a imagem idealizada para o cômodo.

Independente do item escolhido para dar aquele toque especial em um ambiente, o que realmente importa é que esse “toque” tenha a sua cara e torne o seu espaço mais aconchegante e agradável para você e para quem mais o habita.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão
Compartilhe