11 itens para observar antes de alugar um apartamento

Confira essas dicas valiosas para encontrar um local para alugar e evitar complicações

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Alugar um apartamento é um grande momento na vida de uma mulher. Conquistar a independência de um espaço só seu ou a experiência de dividir com alguém são fatos marcantes e que trazem muito aprendizado. No entanto, quem toma essa decisão de forma precipitada pode acabar com muita dor de cabeça.

Infiltrações nas paredes, janelas que não abrem, documentos inesperados que são solicitados, tudo pode acontecer. É preciso que você esteja preparada e, principalmente, muito bem informada, uma vez que nem todos os acontecimentos vão depender de você. Há síndicos, proprietários, imobiliárias, etc, etc.

Mas calma, não precisa sofrer antes do tempo. Selecionamos uma série de cuidados que você deve ter antes de assinar qualquer papel de aluguel do seu tão sonhado cantinho. São dicas tão simples que muitas vezes acabam passando despercebidas – e, pode ter certeza, elas fazem a diferença.

Se atente a todos esses detalhes que listamos. Depois, é só planejar direitinho como decorar do seu jeito cada espacinho.

1. Defina quais são as suas necessidades

Gif: Reprodução / Giphy

Você precisa de um local para toda a família ou só para você? Um quarto basta? E varanda, é uma coisa importante? Antes de sair visitando condomínios e apartamentos, tenha em mente exatamente o que você procura, tudo aquilo que é essencial na sua vida.

Leia também: 10 coisas que você deve saber antes de decidir morar sozinha

2. Pesquisar é (muito) necessário

Gif: Reprodução / Giphy

Esteja com suas expectativas alinhadas. O apartamento dos seus sonhos no centro da cidade cabe no seu orçamento? Ou será que não seria melhor pesquisar em um bairro mais afastado, mas com preço muito mais acessível? A pesquisa, nesses casos, é fundamental.

3. Coloque os seus gastos na ponta do lápis

Gif: Reprodução / Giphy

Lembre-se que você irá pagar mais do que apenas o aluguel. Além de internet e luz, há despesas como a taxa de condomínio e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Faça uma boa previsão das suas finanças para não ficar endividada.

4. Fique de olho na documentação

Gif: Reprodução / Giphy

Não deixe que a burocracia a desanime. Esteja preparada e de olhos bem abertos. A documentação solicitada pode mudar de uma imobiliária para outra, mas geralmente são solicitadas cópias autenticadas de RG, CPF e comprovante de rendimento. Certifique-se que você não está com nenhuma documentação irregular, para não ter que correr atrás disso de última hora.

5. Escolha com sabedoria a região do imóvel

Gif: Reprodução / Giphy

A região do seu imóvel deve ser o mais agradável possível para você. Portanto, saiba tudo sobre os arredores: se há trânsito e barulhos frequentes, a existência de comércio por perto, a facilidade de encontrar transporte público, se a localidade é muito violenta e perigosa… Tudo isso é importante considerar na hora de escolher seu canto.

6. Analise direitinho o seu futuro lar

Gif: Reprodução / Giphy

Abra e feche as janelas, ligue o chuveiro, acenda as luzes, puxe a descarga. São coisas que as pessoas acabam esquecendo de fazer e que podem fazer a diferença. Nada mais desagradável do que uma privada entupida logo no seu primeiro dia de casa nova, certo? Verifique se está tudo em ordem e, qualquer coisa, acione o proprietário.

Leia também: 14 coisas com as quais você não deve se preocupar

7. Tire fotos de tudo

Gif: Reprodução / Giphy

Esse momento da vistoria é muito importante. Fotografe qualquer defeitinho que você encontrar e peça a rubrica do proprietário para evitar alegações e cobranças futuras. Verifique cada detalhe e questione sempre que achar necessário.

8. Visite os imóveis em horários diferentes

Gif: Reprodução / Giphy

Se algum imóvel despertou mais o seu interesse, se programe para fazer visitas em dias, horários e condições climáticas diferentes. Faça visitas durante o dia, de noite, aos finais de semana e também em dias de chuva! Assim você confere a incidência da luz e também a presença de goteiras.

9. Faça contato com pessoas da região

Gif: Reprodução / Giphy

Ter um bom relacionamento com vizinhos e moradores dos arredores pode ser muito bom. Converse com todos para obter informações tanto sobre reformas que tenham ocorrido, possíveis problemas ou dicas sobre a localidade.

10. Descubra se bichinhos são permitidos

Gif: Reprodução / Giphy

Nada mais frustrante do que achar um lugar legal e descobrir que seu bichinho de estimação não pode ir junto, não é? Existem condomínios que proíbem os pets, então você deve descobrir como são as regras dos locais que você estiver pesquisando.

11. Não tenha pressa

Gif: Reprodução / Giphy

É importante se manter otimista e motivada. E com muita paciência, claro. Não tenha pressa para encontrar o apartamento dos sonhos. A espera vai valer a pena!

Leia também: 11 dicas para você se sentir menos cansada durante a semana

Seguindo essas dicas, é menos provável que você tenha dores de cabeça com o seu novo lar. Boa sorte na procura! 😉

Dicas pela Web
Comentários