10 itens da sua casa que são muito sujos e merecem mais atenção

Alguns objetos são cheios de bactérias e vírus que causam alergias e gripes

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Você provavelmente considera sua casa limpa, especialmente cômodos como a cozinha e o banheiro. Mas saiba que esses não são os lugares mais sujos. Há alguns itens que você talvez nunca tenha imaginado, mas que podem comprometer a limpeza do ambiente.

Além da boa aparência da casa, manter as coisas limpas é importante para evitar problemas de saúde, como alergias e gripes que surgem com a propagação de vírus e bactérias nocivas.

Por isso, tenha atenção a alguns itens domésticos que você usa todos os dias, mas que costumam ser negligenciados na hora da limpeza. Cuidar deles da forma correta é essencial. Veja 10 itens que são mais sujos do que o seu banheiro:

1. Telefone celular

Foto: iStock

De acordo com o The Health Site, o seu próprio telefone é o item mais sujo que você possui. Mais sujo até que um assento no banheiro. Há estudos que mostram que 92% dos telefones possuem bactérias, sendo 16% as bactérias encontradas nas fezes. Além disso, como a tela geralmente é quente, as bactérias se transferem não apenas para os dedos, mas também para o rosto, incluindo os olhos, nariz, orelhas e lábios. A dica é limpar com álcool diariamente e parar de levar o telefone para o banheiro.

2. Teclado do computador

Foto: iStock

Além do seu telefone, seu computador provavelmente é algo que você usa todos os dias. E muitas pessoas nunca limpam o teclado. Mas, segundo um estudo publicado pela CBT Nuggets, o teclado é 20 mil vezes mais sujo que o banheiro. Por isso, certifique-se de limpar o teclado e o mouse regularmente.

Leia também: 10 truques de limpeza e organização para quem não tem tempo

3. Maçanetas

Foto: iStock

Seja em casa ou no trabalho, é quase impossível evitar tocar uma maçaneta da porta. E maçanetas são alguns dos itens mais negligenciados quando se trata de limpeza. Em edifícios públicos são os itens mais contaminados. E, se você não lavar as mãos antes de voltar para casa e tocar suas próprias maçanetas, estará levando vírus contagiosos para sua casa. Então, na hora da faxina, lembre-se de limpá-las do lado de dentro e de fora.

4. Almofadas

Foto: iStock

O Daily Mail informou que as almofadas e os travesseiros são um perigo, pois estão cheios de pele morta, insetos e ácaros. A boa notícia é que a maioria dos travesseiros podem ser colocados na máquina de lavar. Então, na próxima vez que você trocar a roupa de cama, não se esqueça de lavar seus travesseiros também.

5. Tábuas de corte

Foto: iStock

As tábuas usadas na cozinha para cortar carnes e vegetais, segundo um estudo divulgado pelo Reader’s Digest, contém 200 vezes mais matéria fecal do que um assento de vaso sanitário. A solução é reforçar a higiene deste utensílio.

6. Máquina de lavar

Foto: iStock

As roupas limpas não podem ser consideradas realmente limpas. E a culpa é da máquina de lavar. Como elas estão quase sempre molhadas, se tornam o ambiente perfeito para bactérias. Uma dica é limpar a máquina com alvejantes pelo menos uma vez por mês.

7. Carpetes

Foto: iStock

Não há nada mais nojento que os carpetes, especialmente em casas ou apartamentos que recebem muita gente. De acordo com o Reader’s Digest, uma média de 200 mil bactérias vivem em cada centímetro quadrado de carpetes, o que é 700 vezes maior que um assento no banheiro. Se você não quer abrir mão dos carpetes, certifique-se de limpá-los profundamente pelo menos uma vez por ano. Você também pode usar tapetes descartáveis para cobrir um carpete sujo antigo.

Leia também: Checklist de limpeza diária

8. Bolsa

Foto: iStock

Sua bolsa é 10 vezes mais suja que um assento no banheiro do escritório, de acordo com o Reader’s Digest. Uma das razões pelas quais esse objeto vive cheio de germes é o fato de você às vezes colocá-lo no chão em banheiros, restaurantes ou mesmo no transporte público. Então, sempre que possível, mantenha a bolsa fora do chão e limpe-a todos os dias para reduzir o risco de transferir bactérias para sua casa.

9. Escova de dentes

Foto: iStock

Você se lembra a última vez que lavou o cabo da escova de dentes? Possivelmente você não o limpa de forma suficiente. Um estudo da organização independente de saúde NSF International descobriu que eles contêm bactérias nocivas e mofo. Fique atenta!

10. Esponjas de cozinha

Foto: iStock

Não adianta ter pratos limpos se eles foram lavados com uma esponja suja. Esse provavelmente é o item mais sujo de uma casa, com centenas de milhões de bactérias. A NSF International observou que, de um modo geral, as cozinhas têm mais germes do que banheiros. Por isso a esponja deve ser substituída com frequência, além de ser lavada regularmente na máquina de lavar louças ou mesmo de lavar roupas.

A boa notícia é que você pode resolver facilmente todos esses problemas que foram apontados parando de negligenciar esses itens na hora da limpeza. Em apenas alguns minutos é possível limpar o telefone, teclado e maçaneta, diariamente, e se organizar para as demais tarefas, evitando bactérias que podem causar doenças.

Leia também: 5 coisas que você provavelmente esquece de limpar durante a faxina

Assuntos: Limpeza

Para você