Conheça a inversão capilar, a técnica que promete o crescimento dos fios

Escrito por
Atualizado em 26.04.21

iStock

Por
Atualizado em 26.04.21

Você já buscou técnicas e receitas para estimular o crescimento dos cabelos? Neste texto, vamos conhecer a técnica de inversão capilar e saber se ela realmente funciona. Para isso, conversamos com a tricologista Rhayssa Oliveira para descobrir tudo sobre o procedimento. Continue a leitura para saber mais!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é inversão capilar

A inversão capilar consiste em colocar a cabeça para baixo para promover o crescimento dos fios. “A técnica afirma que inverter a cabeça aumenta a circulação e a nutrição do couro cabeludo”, afirma Rhayssa.

A inversão capilar realmente funciona?

Segundo a tricologista, não há comprovação científica de eficácia sobre a inversão capilar. “Conhecendo o corpo humano e a estrutura do couro cabeludo, precisamos entender que ele é altamente rico em vasos sanguíneos e células específicas. Portanto, ficar simplesmente de cabeça para baixo não irá fazer com que os nutrientes necessários atuem mais rápido no folículo capilar.”

Além disso, a circulação do couro cabeludo é composta por uma microcirculação que funciona normalmente, independente da posição da cabeça. Porém, massagear essa microcirculação pode estimular o crescimento dos fios. “Existem procedimentos com respaldo científico e segurança, como o exemplo da massagem capilar e dos óleos vegetais e essenciais”, diz a profissional.

Contraindicação

iStock

A inversão capilar pode causar sérios problemas de saúde. Isso porque, ao ficar de cabeça para baixo para realizar a técnica, ocorre a alteração do fluxo sanguíneo, agravando alguns problemas de saúde de quem tem predisposição. Segundo a tricologista, “pessoas com históricos cardíacos, náuseas, vertigem, labirintite, problemas oculares e colunares podem apresentar problemas de saúde devido às alterações do fluxo normal do sistema corporal”.

Por fim, Rhayssa faz uma recomendação: “uma dica final é lembrar que couro cabeludo é pele, devemos manter uma boa rotina de cuidados […], um estilo de vida saudável, pois nosso folículo piloso está ligado com todo nosso sistema corporal.”

Você ainda gostaria de opções para o crescimento capilar? Calma, nem tudo está perdido! Veja estas dicas sobre como fazer o cabelo crescer rápido para ter madeixas lindas de forma saudável.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Cabelos