Infidelidade financeira

Saiba quais atitudes no relacionamento caracterizam a infidelidade financeira e veja algumas dicas de como escapar deste problema

Escrito por Andressa Dias

A infidelidade financeira acontece quando alguém passa a esconder informações financeiras do seu companheiro ou companheira. Os tipos mais comuns de infidelidade financeira são esconder valores de despesas ou não deixar seu parceiro saber o valor real de seu salário.

O problema de infidelidade nas finanças pode começar de maneira muito simples, como omitir ou diminuir o valor de uma compra no shopping. Outra forma comum deste tipo de infidelidade é esconder as dívidas do companheiro.

Há casos mais graves em que um acaba separando todas suas despesas e até criando contas em banco sem que o companheiro saiba para ter mais liberdade com o próprio dinheiro ou para não “explicar os gastos” ou ainda não precisar compartilhar estes recursos se necessário.

Nestes casos, é possível que a pessoa faça isso também para que apenas o outro se encarregue dos gastos da casa. Porém, se você perceber que está fazendo isso ou que seu parceiro está sendo infiel financeiramente, o primeiro passo é abrir o jogo e tentar encontrar uma maneira de juntos solucionarem o problema.

Se no seu caso o problema são os gastos excessivos, tente controlar seus gastos ou descobrir se não há um problema de compulsão por compras, pois este pode ser tratado desde que a pessoa assuma o problema e queira ser ajudada.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que quando você já está na relação há mais tempo, as finanças do casal acabam se entrelaçando de alguma forma. Vale lembrar ainda, que nos relacionamentos a confiança e a sinceridade são muito importantes. Por isso, pense bem antes de juntar seus recursos e despesas aos de outra pessoa.

Independente de qual atitude no relacionamento do casal levou à infidelidade financeira, é essencial que este problema seja discutido com clareza para que não haja desconfianças e um sentimento de desconforto entre os dois. Esse tipo de sentimento negativo pode, inclusive, levar o casal ao fim do relacionamento. Por isso, avaliem suas atitudes e se preparem para possíveis mudanças necessárias.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web