Continua após o anúncio
O iogurte é um alimento apreciado por pessoas das mais diversas idades, sendo assim uma excelente opção para incrementar as refeições.
Além de ser um alimento muito saboroso, é também extremamente benéfico para o nosso organismo, pois é uma importante fonte de: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D), potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio, biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina e inositol.
Sendo assim, listamos nesta matéria os principais benefícios do consumo de iogurte natural e ensinamos como fazer o iogurte natural caseiro, com uma receita simples e prática. Confira.
Os benefícios do iogurte natural
O maior benefício que o consumo de iogurte proporciona ao nosso organismo é a ação dos lactobacilos probióticos presentes nele. Os lactobacilos são organismos vivos que auxiliam o corpo na digestão dos alimentos, sintetização das vitaminas e processamento dos hormônios.
Além disso, o consumo dos lactobacilos vivos ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como infecções vaginais até outras mais sérias como úlcera e câncer do intestino.
O iogurte também é uma excelente opção para quem sofre de intolerância à lactose. Como os lactobacilos acidificam todo o açúcar natural do leite – a lactose – mesmo quem sofre com o problema pode consumir o produto à vontade.
Segundo uma pesquisa recente do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia da UERJ, o iogurte também ajuda a diminuir a quantidade de nitritos no organismo, responsáveis pela formação das nitrosaminas. E considerando que as nitrosaminas podem provocar câncer de estômago e esôfago a ingestão de lactobacilos se torna ainda mais importante.
Porém, para se beneficiar totalmente da ingestão dos lactobacilos, é importante consumir o iogurte o mais próximo possível da sua data de fabricação. Isso se deve ao fato de que os lactobacilos diminuem com o passar do tempo.
Impacto do consumo de iogurte no organismo
Incluir o iogurte na sua alimentação diária pode contribuir nos seguintes aspectos:
Continua após o anúncio
- Bom funcionamento do intestino e combate às bactérias presentes nele, promovendo a limpeza do local;
- Aumento dos níveis de cálcio no organismo, ajudando no combate à osteoporose e mantendo os ossos e dentes mais fortes;
- Bom funcionamento do sistema de absorção de nutrientes;
- Restauração da flora bacteriana, livre de efeitos colaterais;
- Diminuição da fermentação, dos gases, das flatulências, das inflamações e das infecções intestinais;
- Melhoria do sistema imunológico;
- Renovação dos tecidos do corpo;
- Desaceleração do processo de envelhecimento;
- Melhoria na queima de gorduras e diminuição da barriga;
- Reposição do cálcio no período da menopausa.
Receita de iogurte natural caseiro
Aprenda a preparar iogurte natural em casa e inclua já este rico alimento em suas refeições, contribuindo assim com a sua saúde e da sua família também.
Ingredientes
- 1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado ou integral);
- 1 litro de leite (pode ser desnatado ou integral);
- Frutas à gosto;
- Açúcar ou adoçante (à gosto).
Como preparar iogurte natural
- Esquente um pouco o leite;
- Em uma vasilha com fechamento hermético, misture todo o leite com o copo de iogurte e mexa devagar até misturar completamente;
- Deixe a vasilha bem fechada até o dia seguinte (por volta de 24 horas);
- Se você puder, deixe a vasilha dentro do forno (apagado), assim o processo se acelera por ser um local abafado;
- Verifique a consistência de tempo em tempo para ver se engrossou, mexendo com uma colher;
- Quando tiver engrossado, leve à geladeira e utilize aos poucos;
- Guarde um copo de 250ml do iogurte para preparar novamente a receita, assim não precisará comprar o iogurte natural;
- O iogurte natural pode ser conservado na geladeira, mas para o consumo ele deve estar em temperatura ambiente.
Você pode também transformar o seu iogurte natural caseiro em iogurte de frutas batendo-o no liquidificador com a fruta de sua escolha. Adicione alguns pedaços da fruta após bater para dar um gosto ainda melhor ao iogurte.
Outra opção é servir o iogurte natural é adoçá-lo a seu gosto e coloca-lo por cima de uma deliciosa salada de frutas. Sendo assim uma ótima alternativa ao leite condensado ou caldas.
Sendo assim, fica evidente que o consumo do iogurte só traz benefícios para a nossa saúde e deve ser incluído na alimentação de todos, especialmente das mulheres, porque também contribui para a prevenção do câncer de mama.