Inclua o azeite nas refeições

Conheça bons motivos para acrescentar o azeite no preparo dos pratos e aproveitar seus benefícios

Escrito por Alessandra Busko

Foto: Thinkstock

Extraído da azeitona, o azeite de oliva é um óleo natural muito saboroso e uma alternativa saudável para substituir as gorduras saturadas presentes em produtos de origem animal e que são prejudiciais à saúde.

A alta qualidade gastronômica do azeite permite que ele seja consumido em sua forma natural, principalmente na finalização de pratos e saladas. Pouca gente sabe, mas o azeite também pode ser usado no preparo de refeições quentes e frituras, pois mesmo em temperaturas mais elevadas o óleo não perde suas propriedades benéficas.

Rico em gorduras saudáveis, contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL) e promove o aumento do bom colesterol (HDL). Outros benefícios do azeite para a saúde são a proteção contra o câncer e problemas no coração, possui vitaminas A, D, E K, e é um ótimo antioxidante que retarda o processo de envelhecimento celular.

As gorduras monoinsaturadas, presentes em grande quantidade no azeite, modificam a distribuição de gordura corporal e diminuem o acúmulo na região abdominal. Por isso, podemos dizer que o óleo tem efeito anti-barriga e ajuda a afinar a cintura, mais um motivo para incluir o azeite nas refeições.

Mas a lista não para por aí. O óleo extraído da azeitona acelera o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão, melhora a absorção de cálcio e minerais, age positivamente no funcionamento do estômago e do pâncreas.

Para aproveitar os benefícios do azeite, a quantidade ideal que deve ser consumida por dia é de duas colheres de sopa.

Infográfico – Tudo sobre azeite de oliva

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