Casa e Decor

O poder dos aromas: descubra como fazer e onde comprar incenso natural

iStock

Atualizado em 21.06.22

Nada melhor do que deixar a casa cheirosinha, não é mesmo? E melhor ainda quando o aroma traz bons fluidos e energias. O incenso natural é uma boa pedida se você quer trazer aromas de flores, plantas e ervas para os seus espaços. Confira abaixo onde comprar e tutoriais de como fazer os seus próprios incensos.

Índice do conteúdo:

O que é e para que serve o incenso natural

Incensos naturais, como o nome sugere, são feitos a partir de elementos da natureza, como temperos e ervas. A ideia é utilizar os aromas com diferentes finalidades: há plantas que ajudam a acalmar e outros cheirinhos que são estimulantes, por exemplo. Além disso, acredita-se que a utilização de incensos ajuda a promover uma limpeza das energias de um ambiente.

Onde comprar incenso natural

iStock

Embora fazer incensos naturais não seja complicado, existem diversas lojas esotéricas que contam com boas opções – tanto físicas quanto virtuais. Escolha seu aroma favorito!

Publicidade

  • Loja Mandala de Luz: feitos de forma artesanal, os incensos disponíveis nessa loja combinam florais e óleos essenciais. Os incensos de lavanda e de sândalo estão entre os mais vendidos.
  • Loja Elemental: a Elemental se destaca pelos produtos totalmente livres de químicos e conservantes. Os incensos são os carros-chefe, mas o site também oferece sprays naturais e japamalas – cordões sagrados.
  • Fênix Incensos Naturais: gerânio, arruda, anis-estrelado… A Fênix conta com 18 aromas de incensos naturais que são elaborados a partir de uma mistura de plantas e resinas aromáticas. Um mais cheiroso que o outro!
  • Loja Mari Ventura Mystic: os incensos da Mari Ventura Mystic são diferentes. São pequenos bastões com flores e ervas, como rosa e tomilho. Cada bastão tem uma função, desde proteção e good vibes até limpeza energética.
  • Loja Natural e Eco: mesmo quem tem alergias poderá utilizar os incensos da Natural e Eco numa boa. Eles são leves, sem carvão e pólvora na composição. Os aromas mais vendidos são manga rosa, bambu, flor de pitanga, capim-santo e sete ervas.

É interessante pesquisar um pouquinho sobre as propriedades de cada planta. Assim, você pode investir nos incensos naturais que mais tenham a ver com o que você procura: amor, paz, tranquilidade…

Como fazer incenso natural

Se você tem uma horta em casa, já pode fazer incensos naturais. A verdade é que não existem muitas regras: você pode combinar as plantas que forem do seu agrado. Veja estas sugestões:

Incenso caseiro para purificação

Você não precisa de plantas elaboradas ou muita habilidade para fazer os seus incensos. São quatro etapas básicas:

  1. Junte ramos de alecrim, sálvia e alfazema;
  2. Com uma tesoura, corte os cabos das ervas para que fiquem em um mesmo tamanho;
  3. Amarre com barbante fininho ou linha de bordar;
  4. Pendure e deixe secar por 10 dias.

Incenso de canela em forma de cone

Já pensou em fazer um incenso natural diferente com apenas dois ingredientes? Com água e canela você molda cones aromáticos e cheios de charme. Olha como é simples:

Publicidade

  1. Com um borrifador, acrescente água na canela em pó até ficar com uma consistência de areia molhada;
  2. Modele a canela no formato de pequenos cones. Se estiver esfarelando muito, coloque mais água;
  3. Deixe secar na sombra;
  4. Depois de dois dias, coloque os cones deitados para que a base também fique seca;
  5. Quando o incenso estiver completamente seco, armazene com cuidado em um pote.

Incenso natural de ervas aromáticas

Além de ensinar todas as etapas de como fazer um incenso, esse vídeo é uma delícia de assistir: com música calma e lindas imagens. Confira o passo a passo:

  1. Reúna galhos de guiné, manjericão, alecrim e arruda;
  2. Amarre a linha por toda a extensão do incenso;
  3. Identifique o incenso com uma etiqueta ou linha colorida;
  4. Deixe secar em um lugar claro e arejado por cerca de 15 dias.

Além dos incensos naturais, o banho de ervas é mais uma maneira de atrair prosperidade e energia. Descubra como fazer!

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.