Impulsione sua carreira com as redes sociais

Saiba os prós e contras do uso das redes sociais na sua vida profissional e como tirar melhor proveito dessas ferramentas

Escrito por Andressa Dias

Considerando o fato de que o Brasil é um dos países onde as pessoas mais utilizam as redes sociais, nada mais justo que tornar este hábito uma atividade favorável ao crescimento da sua carreira profissional. Pesquisas mostram que mais de 60% dos recrutadores no Brasil se munem das informações disponíveis em redes sociais na caça de novos talentos para as empresas nas quais trabalham.

Como usar as redes sociais a favor da sua carreira

Uma das dicas de como usar as redes sociais pra ajudar na carreira é ter em mente é que o mundo virtual não substitui o “mundo real”, presencial. Não é porque você tem vários contatos em uma rede social que você precisa deixar de comparecer em reuniões, conferências e encontros informais de trabalho. É importante ter um bom networking online, os contatos na internet podem ajudar, mas também é imprescindível manter esses contatos próximos de forma presencial, reforçando estes laços e também aproveitar oportunidades de conhecer novos contatos pessoalmente.

Hoje, além das mais conhecidas redes como Facebook, Twitter e Orkut, existem também as redes sociais para carreira profissional como o LinkedIn. Se optar por ter uma conta em uma rede social, procure mantê-la atualizada e estar sempre antenada ao que está acontecendo nelas. Não deixe de responder mensagens e recados. Caso você não goste de redes sociais, talvez seja melhor não ter uma conta em nenhuma do que ter e deixar seu perfil desatualizado e seus contatos sem retorno.

Alguns profissionais preferem manter duas contas nas redes sociais, uma profissional e uma pessoal. Porém é inevitável que em algum momento informações pertinentes a conta pessoal se misturem com a profissional.

Nesse caso, o melhor é tomar cuidado ao divulgar informações e fotos, agir sempre com cautela, sem exageros e tentar não se expor demais. Felizmente, há casos em que as informações pessoais podem agir a favor do profissional.

Outra dica interessante sobre como impulsionar sua carreira com as redes sociais é manter um blog ou compartilhar informações relacionadas à sua área de trabalho na internet. Desta forma, buscas atrairão outros profissionais da área e até mesmo empregadores. Desta forma você amplia seus contatos, as oportunidades e ainda cria uma imagem profissional na rede.

Não se esqueça de que internet é um local público, por mais que você possa restringir as informações disponíveis, tudo fica arquivado em algum lugar e quando você menos espera, alguém pode tomar conhecimento de algo que você não queria que soubessem (especialmente futuros empregadores).

Procure manter uma etiqueta básica nas redes sociais, não comente sobre festas exageradas ou fale mal de onde trabalha ou trabalhou. Mantenha os assuntos de acordo com o tipo de rede social que está usando. Além disso, seja cautelosa na escolha de contatos e comunidades que pretende adicionar ao seu perfil, isso será considerado uma referência de como você é e como age.

As redes sociais podem ser um trunfo na mão de quem sabe usá-las a seu favor. Por isso, quando decidir usar uma, pense bem e aja estrategicamente para tirar o melhor proveito dessas ferramentas.

Dicas pela Web