Noivas

40 ideias para você mesma fazer a decoração do seu casamento

Confira uma seleção de tutoriais fáceis e criativos com diferentes ideias para decorar e enriquecer sua cerimônia de casamento

Atualizado em 06.11.23
Foto: Reprodução / The Knot

Foto: Reprodução / The Knot

Planejar e escolher todos os componentes do seu casamento é algo que exige atenção aos detalhes, bom gosto e principalmente auto-conhecimento, afinal ele deve transmitir os teus sentimentos e a sua personalidade.

Uma das tendências decorativas que está bastante ligada a esse ponto são os mini-weddings, cerimônias menores e com toque intimista e pessoal, e o DIY, abreviação da expressão em inglês “Do it yourself” que se refere às peças feitas artesanalmente e por você mesma, é uma perfeito para traduzir essa linha decorativa mais íntima e pautada nos detalhes.

Essa ideia vem ganhando força entre os casais que sonham com um casamento inesquecível e que ao mesmo tempo caiba no bolso, pois a economia é uma das vantagens de investir em ideias DIY e essas não deixam a desejar por se tratarem de uma alternativa mais barata, pelo contrário, trazem consigo o charme daquilo que é feito a mão.

Confira diferentes ideias e inspirações para usar em casamentos DIY e as vantagens de optar por esse tipo de decoração.

Publicidade

40 ideias DIY para casamentos

Veja a seguir tutoriais simples e fáceis de itens decorativos, itens para a noiva e mimos para os convidados para fazer no seu casamento, diminuir os custos da cerimônia e encantar a todos com detalhes feitos à mão com muito capricho e criatividade:

Relacionadas

1. Potes de vidro decorados

Se tem uma coisa que combina com DIY essa coisa é o reaproveitamento de materiais. Essa é uma ideia de enfeite feita a partir de potes de vidros usados e que pode ser usado tanto como porta-velas quanto como suporte para flores.

Confira como dar uma nova cara aos seus potes de vidro e transformá-los em uma decoração para o seu casamento:

2. Enfeite de garrafa com barbante

Esse enfeite é feito apenas com garrafas usadas e barbantes, ou seja, é uma alternativa super econômica para decorar seu casamento. Além da economia esse enfeite traz como vantagem a facilidade, pois é muito simples fazê-lo e a versatilidade, afinal, dependendo as cores utilizadas, o enfeite pode ser adaptado para diferentes estilos de cerimônia.

3. Garrafas coloridas

O tutorial ensina duas opções para pintar garrafas ou qualquer outro recipiente de vidro. A ideia é muito simples, mas pode te ajudar a deixar seu casamento com mais cor e alegria. Assim como nas ideias anteriores, os potes e as garrafas podem ser utilizados como suporte para flores e formar belos enfeites de mesa.

4. Catavento

O catavento é um brinquedo infantil que pode muito bem ser usado para decorar seu casamento, além de trazer alegria e remeter a um universo lúdico, o catavento traz delicadeza para o ambiente.

Publicidade

Ele pode ser usado tanto como substituto das flores, nos centros de mesa, como topo para o bolo, como enfeite para um canudo ou ainda como delimitador de caminhos (pode ser colocado na entrada central da cerimônia.

Confira o passo a passo em fotos para fazer esse enfeite fácil e use sua criatividade para escolher o estilo do papel e o local onde irá colocá-lo.

Foto: Reprodução / Make my lemonade

Foto: Reprodução / Make my lemonade

5. Bandeirolas

Esse é um enfeite que combina tanto com casamentos ao ar livros quanto em casamentos em salões fechados, desde que a festa permita um ar mais descontraído. As bandeirolas presas ao teto dão um charme ao ambiente e as bandeirolas que carregam alguma mensagem podem servir para dar aquele toque especial nas fotos do casal.

Para diferenciar as bandeirolas das tradicionais bandeirinhas de festa junina é preciso manter o formato triangular das mesmas e investir em tecidos mais sóbrios, caso queira suas bandeirolas em cores vivas, opte por tecido lisos.

É possível utilizar diferentes materiais na produção das bandeirolas que irão depender do seu gosto e do estilo do seu casamento (renda, juta e outros tecidos). Veja como fazer a sua neste link e adapte para combinar com você e com o seu casamento.

Pexels

6. Mural de fotos

O mural de fotos é uma ótima forma de compartilhar com os convidados as fotos do casal e ainda é uma ideia fácil para personalizar o ambiente. O formato do varal vai depender da linha decorativa definida para o seu casamento, mas existem inúmeras ideias criativas para produzir o seu varal: pode ser em formato de árvore, pode imitar um varal, pode ser criado em forma de móbile, entre muitas outras formas.

Publicidade

Uma outra dica importante é caprichar nas fotos, selecionar imagens que despertem a curiosidade, encantem e divirtam os convidados. Ser criativo nas poses e nos cenários é um bom passo para isso. Confira no tutorial 3 ideias para usar transformar fotos em itens de decoração:

7. Mural de recados

Assim como o mural de fotos, o mural de recados é uma forma de se conectar com os convidados. A ideia é muito legal, pois além de fazer com que o convidado se sinta importante, a festa ganha um novo ambiente, uma nova “atração” para os convidados que não gostam de dançar, por exemplo. Além disso, os noivos podem guardar os recados deixados pelos amigos e familiares como lembrança.

Mais uma vez é importante usar a criatividade para criar o mural que mais combina com o seu casamento. Vale criar um álbum com fotos do casal e dos convidados e deixar que registrem seus recados, fazer um painel de envelopes para que cada um deixe sua mensagem em carta ou ainda criar uma árvore de recados para que os convidados demonstrem seu carinho para o casal.

Foto: Reprodução / The Knot

Foto: Reprodução / The Knot

8. Flor de papel

Apostar em dobradura é uma ideia muito interessante, pois além de ser super artesanal é uma forma de transformar papéis em enfeites incríveis. Esse tutorial é de uma flor feita com papel que pode ser usada tanto para decorar mesas como fundos para fotos.

Para deixar o diy mais bonito, invista em papéis estilizados que combinem com o resto da decoração da cerimônia e produza flores de tamanhos diferentes para dar harmonia à composição.

9. Anel de guardanapo de juta

Uma coisa que todos os seus convidados vão ver é a decoração da mesa, afinal em algum momento da festa eles estarão sentados à ela. Por isso é bastante importante investir em detalhes simples mas que fazem diferença na aparência da mesa. Um desses detalhes é o anel ou porta guardanapo.

Esse tutorial em foto explica como fazer um porta guardanapo com juta (um tecido bastante usado em embalagens de grãos) e aplicações em pérola e exige um pouco de habilidades em costura. A peça é bastante equilibrada e cai bem em diferentes linhas decorativas, pois une o glamour das pérolas com o ar mais rústico da juta.

Foto: Reprodução / Bula da Arquitetura

Foto: Reprodução / Bula da Arquitetura

10. Anel de guardanapo com flor

Outra opção é utilizar flores para enfeitar os guardanapos, dando um ar romântico e delicado à composição da mesa. Para escolher as flores, opte por tons que combinem com a linha decorativa do restante da cerimônia e por espécies que não espalhem pós ou possam deixar qualquer tipo de resíduo sobre o guardanapo.

Lembre-se também de criar pequenos arranjos (use como referência o tamanho de uma lapela) para que eles não cubram todo o guardanapo. É possível apenas posicionar o arranjo sobre o guardanapo ou ainda amarrar as flores junto ao guardanapo com uma fita, ou corda.

Foto: Reprodução / Weddbook

Foto: Reprodução / Weddbook

11. Lousa caseira

Uma coisa que tem aparecido bastante em casamentos são plaquinhas de sinalização ou decorativas de quadro negro, a ideia é simples, no entanto pode ser difícil conseguir encontrar quadros do tamanho desejado e na cor preta. Aprenda no vídeo como produzir um quadro negro caseiro do tamanho que você precisa por menos de 10 reais:

12. Placas de sinalização em madeira

Além das placas de quadro negro, é possível utilizar pequenas ripas de madeira para criar placas de sinalização para o seu casamento. Quando feitas em madeira, as placas ganham um charme especial que caminha entre o rústico e o vintage.

Para produzir tais plaquinhas basta escolher os pedaços de madeira e escrever, com tinta ou giz, frases ou a orientação que você quiser. Depois disso é só pregar a placa em uma outra tábua na vertical e fixá-la ao chão. Uma outra ideia para essas placas é reutilizar pallets ou caixotes de feira.

Foto: Reprodução / Casamenteiras

Foto: Reprodução / Casamenteiras

13. Jardim na lâmpada

Uma muito simples e cheia de delicadeza é utilizar lâmpadas antigas e queimadas como vaso de flor. Em casamentos, o vaso de lâmpada pode ser usado para enfeitar o centro da mesa, ou ainda para criar uma decoração de fundo para as fotos ou para as mesas do jantar e de doces, em forma de móbile. Aprenda no vídeo a seguir como dar uma cara nova para suas lâmpadas queimadas transformando-as em um vaso:

14. Luminária de barbante

A iluminação é um fator importantíssimo em qualquer tipo de festa e que necessita de um investimento alto. Uma ideia para economizar é investir em luminárias diy. Essa ideia é de uma luminária feita de barbante que tem um resultado final super bonito e é super fácil de fazer. Vale muito a pena testar para usar tanto no seu casamento como em casa.

15. Cortina de fitas

A cortina de fitas é uma das ideias mais simples e versátil de decoração para usar em casamentos. Ela pode ser usada para enfeitar as cadeiras em um casamento ao ar livro, para enfeitar a cadeira dos noivos e diferenciá-las da dos outros convidados ou ainda para enfeitar o fundo do altar, das mesas do bolo e dos doces e o fundo para fotos.

As fitas podem ser de papel crepom, de cetim ou de qualquer outra fita feita de material maleável. O comprimento e a altura da cortina vão depender do seu gosto e do local escolhido.

Para fazê-la você irá precisar de um suporte em forma de arara ou de varal (pode ser feito com barbante ou corda), no caso de cadeiras é só usar a própria cadeira como suporte. O único passo é transpassar as fitas no suporte, alternando as cores das fitas.

Foto: Reprodução / Green wedding shoes

Foto: Reprodução / Green wedding shoes

16. Cortina de tecido fácil

Para casamentos mais clássicos, os fundos para fotos e as decorações com tecido costumam ser mais neutras. Pensando nisso, essa é uma ideia para economizar e criar uma cortina clássica e super simples.

Novamente, as cores podem ser alteradas de acordo com o seu gosto, porém o branco sempre é uma boa alternativa para cortinas, pois além do ar clássico, ele permite a utilização das cores em outros detalhes da decoração.

17. Cortina de coração

Móbiles são ideias simples de serem reproduzidas em casa e que trazem um encanto a qualquer ambiente. Essa é uma ideia de cortina de coração que pode ser usada com fundo para as mesas do bolo e dos doces, para o altar e para as fotos.

Além disso, é possível criar móbiles com diferentes formas: passarinhos, círculos, flores, entre outras. Veja abaixo como fazer uma cortina de coração em casa:

18. Origami porta doces

Se tem uma coisa que é tradicionalmente feito à mão essa coisa são os origamis. Aprenda a fazer um origami de flor de lótus para usar como suporte para os doces do seu casamento. Apesar de parecer uma dobradura bastante complexa, a criação da flor é bastante simples e o resultado é incrível.

19. Sousplat de tecido

Um apoio de prato diy pode dar aquele charme especial à decoração da mesa. O tecido pode ser escolhido segundo o linha decorativa do casamento. Confira nesse vídeo como fazer sousplat fácil, barato e sem sair de casa.

20. Bastidor de tecido

O bastidor é uma ferramenta para bordado, no entanto ele pode ser facilmente transformado em um item decorativo. A versatilidade fica por conta da fácil alteração do tecido, ou seja, ao comprar um bastidor é possível reutilizá-lo em diferentes ocasiões apenas alterando o tecido preso à ele.

Confira nesse link como fazer um bastidor usando tecido (a renda pode ser substituída pelo tecido de sua preferência).

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

21. Bastidor de lã

Uma outra ideia usando bastidor é envolvê-lo com fios. Nesse caso foi usado lã, porém você pode utilizar outro tipo de linha para adaptar essa ideia ao seu casamento. O estilo depende tanto do tipo de fio e das cores escolhidas, mas a facilidade e a capacidade de adaptação dessa ideia, a fazem ser uma decoração vantajosa. Confira o tutorial nesse link .

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

Foto: Reprodução / Lápis de noiva

22. Piñata de coração

A piñata é uma ideia diferente para aplicar no seu casamento, pois além de não se tratar de uma tradição, a piñata funciona tanto como decoração quanto como uma atração da festa.

Para a ocasião do casamento, invista em piñatas em formatos românticos e simples e siga a linha decorativa definida para a cerimônia.Veja o passo a passo em fotos de como montar uma piñata de coração aqui .

Foto: Reprodução / Lia Griffith

Foto: Reprodução / Lia Griffith

23. Passarinhos de Feltro

Um item da festa que todos vão notar é o bolo, por isso caprichar no enfeite do topo de bolo é algo importante. Tradicionalmente em casamentos o topo do bolo é uma representação dos noivos, para sair do comum uma dica é investir em representações mais abstratas.

Nesse link você encontra um tutorial de passarinhos de feltro que podem ser usados para dar um ar de romance ao seu bolo.

Foto: Reprodução / E viva os noivos

Foto: Reprodução / E viva os noivos

24. Enfeite de cadeira com tecido

Em casamentos diy é muito importante saber criar detalhes que possam ser vistos por todos. Adicionar enfeites nas cadeira é sem dúvidas um detalhe que será facilmente observado.

A dica para economizar é investir em móveis que sejam “naturalmente” bonitos, poupar em toalhas e compensar o visual da mesa com enfeites nas cadeiras, guardanapos e centros de mesa que chamem atenção e formem uma composição harmoniosa.

Foto: Reprodução / A noiva de botas

Foto: Reprodução / A noiva de botas

25. Kit toalete

Posicionado no banheiro (por isso o nome), o kit toalete é uma ideia bastante simples que faz muito sucesso entre os convidados. Consiste em um kit de produtos que podem ser úteis para os presentes em algum momento da festa (remédios, itens de beleza e higiene, balas, entre outras coisas).

Apesar de ser mais comum o kit toalete ser direcionado apenas para as mulheres, é bacana lembrar de presentear os homens com esse mimo e adaptar os produtos do kit feminino para a realidade masculina (gel de cabelo, pente, remédios e itens de higiene já formam um bom kit).

O detalhe DIY dessa ideia são as embalagens personalizadas deste kit e o vídeo explica como fixar às embalagens em cada produto. É possível encontrar em site especializados em casamentos diferentes opções de papelaria para download, no entanto nada impede que você mesma crie o seu modelo de papelaria, da forma e com a ferramenta que achar melhor.

26. Kit lágrimas

O kit lágrimas também é um mimo que encanta e salva os convidados mais emotivos, além da ideia ser bastante simples: basta envolver um lenço de papel com uma embalagem personalizada que combine com as usadas no kit toalete e contenha alguma frase como “Para suas lágrimas de alegria” ou ainda “Se um cisco cair em seus olhos…”, ou ainda uma imagem que represente essa mensagem.

Foto: Reprodução / Inspire Blog

Foto: Reprodução / Inspire Blog

27. Sacola de papel para lembrancinha

Uma outra forma de economizar é fazendo suas próprias sacolas de papel que podem ser usadas como embalagem para as lembrancinhas. Confira o vídeo para aprender a fazer a sua:

28. Plaquinhas e acessórios para fotos

Para deixar as fotos do casório mais divertidas invista em plaquinhas e acessórios para fotos. Nas plaquinhas é bacana investir em frases, trechos de música e bordões que estão em alta no momento e também frases que remetam ao universo do casamento e das festas.

Nos acessórios vale de tudo: óculos, bigode, boquinha e tudo mais que você quiser. Para fazer não tem segredo, basta imprimir as plaquinhas e fixar um palito atrás de cada uma delas com cola quente. Uma ideia fácil, econômica e bastante divertida!

Foto: Reprodução / Ruffled blog

Foto: Reprodução / Ruffled blog

29. Porta copos

Um mimo que com certeza vai chamar a atenção dos convidados e é super fácil de fazer é o porta copo. Pode ser feito com uma base de papelão ou de CD e decorado da forma como você preferir.

No tutorial a ideia é de um porta copo que une influências rústicas e clássicas, no entanto, por contar com cores neutras, a peça é bastante versátil e pode ser usada em casamento de diferentes estilos.

30. Porta-arroz

Uma ideia para decorar os bancos da igreja ou as cadeiras dos convidados é adicionar um recipiente com arroz, pétalas ou confetes para serem utilizados na chuva de arroz.

O porta-arroz pode ser facilmente feito em casa, pois se trata de um item delicado e nesses casos um toque artesanal cai bem.

Foto: Reprodução / Casamento em Buzios

Foto: Reprodução / Casamento em Buzios

31. Arroz colorido

Um detalhe que pode fazer diferença junto com o porta-arroz é investir em arroz colorido, além de ser uma ideia simples e autêntica, as cores podem contribuir para as fotos.

O tingimento dos grãos não tem segredo, é possível utilizar corantes (líquido, em gel ou em pó diluído em água) ou papel crepom, basta misturar o arroz com os corantes e deixar que os grãos absorvam as cores.

Duas dicas são essenciais para colocar essa ideia em prática: use luvas, para evitar qualquer mancha de corante nas mãos, e deixe os grãos secarem o tempo necessário para que o arroz colorido não suje as mãos dos convidados. Dito isso, é só escolher as suas cores favoritas e criar o seu arroz colorido!

Foto: Reprodução / Lá vem a noiva

Foto: Reprodução / Lá vem a noiva

32. Porta-alianças com batedor

A troca de alianças é um dos momentos mais tradicionais do casamento, por isso é importante caprichar no porta-alianças. Uma ideia linda e super fácil é fazer um porta-alianças com batedor, confira o passo a passo:

33. Almofada para alianças

Uma outra alternativa para o porta-alianças é investir em uma minialmofada. Apesar de simples, essa ideia exige habilidades em costura, porém caso você não tenha nenhuma afinidade com linha e agulha é possível substituí-las por cola de tecido.

Foto: Reprodução / A noiva sud

Foto: Reprodução / A noiva sud

34. Leque de coração

Em dias muito quentes ou em casamentos ao ar livre, um mimo muito bacana para as mulheres (e quem mais precisar) são os leques. Para adicionar um toque DIY a essa ideia, aprenda a produzir um leque personalizado e com formato de coração:

35. Flor de lapela

Lapela é o nome dado a parte da gola que fica virada para fora em um casaco ou blazer. Em casamentos, é muito comum que o noivo e os padrinhos carreguem um pequeno arranjo de flores em suas lapelas.

É bastante simples fazer uma lapela, basta escolher pequenos ramos de flores e uni-los com uma fita ou corda, o ramo mais alto deve ficar atrás e na frente dele o de maior destaque (geralmente é o ramo que possui flor), depois disso é só completar o arranjo com outros ramos menores na lateral.

Aconselha-se utilizar as mesmas flores ou seguir o mesmo estilo do buquê da noiva e da decoração com flores do resto do casamento, a fim de criar uma harmonia entre os elementos.

Foto: Reprodução / The knot

Foto: Reprodução / The knot

36. Buquê de flores natural

O buquê é um item essencial para a noiva e tradicionalmente é formado por flores naturais, apesar de já ter ganho novas versões produzidas com outros materiais: flores de tecido, flores de papel, botões e pedrarias.

A missão de encontrar o buquê perfeito não é fácil, porém é simplificada quando você mesma o produz. Confira neste link um vídeo cheio de imagens bonitas e dicas para você mesma criar o seu buquê.

Foto: Reprodução / Colher de chá

Foto: Reprodução / Colher de chá

37. Buquê origami

Uma outra ideia para o buquê é produzir esse item com flores artificiais feitas de papel ou tecido. Aprenda neste link a produzir um buquê lindo e diferente feito com flores de origami.

Foto: Reprodução / Cosas molonas

Foto: Reprodução / Cosas molonas

38. Buquê de pérolas

Para as noivas que gostam de um estilo clássico com um toque de modernidade esse é o buquê perfeito, pois reúne a sofisticação da pérola e a ousadia de usá-las em objeto tradicionalmente formado por flores.

Veja como fazer um buquê de pérolas usando apenas pérolas e arame e em somente 15 segundos:

39. Coroa de flores

O desejo de toda noiva é estar deslumbrante no dia do seu casamento e para isso é preciso escolher muito bem todos os detalhes do look. Um desses detalhes é o enfeite de cabelo.

Um adereço que ganhou espaço entre as noivas é a coroa de flores, devido a delicadeza da peça. Para produzir uma coroa de flores é preciso selecionar flores de tamanhos diferentes e medir a circunferência da sua cabeça com um arame. Depois disso é só envolver o arame com as flores utilizando uma fita, intercalando flores diferentes.

Foto: Reprodução / Green wedding shoes

Foto: Reprodução / Green wedding shoes

40. Cabide personalizado

Um detalhe que pode fazer diferença nas fotos e na memória é investir em um cabide personalizado. É possível soltar a imaginação e criar um cabide com a sua cara. Confira como produzir um cabide glamouroso usando apenas uma fita decorada.

Porque investir em DIY?

As peças DIY permitem que você abuse da criatividade e crie móveis e/ou decorações únicas. Mergulhando no universo dos “faça você mesma” é possível encontrar uma infinidade de opções para testar e usar na sua cerimônia, desde móveis mais elaborados até luminárias e enfeites em geral.

Além disso, criar seus próprios elementos decorativos e personalizá-los do seu jeito pode ser uma ideia bastante vantajosa que, além de economia e de exclusividade, pode proporcionar momentos relaxantes e divertidos.

Portanto, se você acredita ter um pouquinho de habilidade artística, gosta de testar coisas novas e de exclusividade e não tem medo de colocar a mão na massa, vale a pena investir nessa ideia artesanal!

Comunicóloga e produtora de conteúdo que acredita no poder das palavras, do brilho no olho e da gratidão.