15 ideias bacanas para você se divertir enquanto se arruma

Para fazer do momento da produção um tempo de relaxamento, confira algumas dicas e se arrume com praticidade e leveza

Escrito por Gabriela Petrucci
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Desejar estar bem arrumada e ter sua beleza evidenciada em diversas situações é uma vontade comum a muitas mulheres, principalmente às mais vaidosas.

No entanto, muitas vezes, a mera lembrança de uma ocasião especial pode ser o suficiente para o início da famigerada crise do “com que roupa eu vou?”, o que pode acabar transformando uma ocasião que poderia ser relaxante em um verdadeiro estresse.

Entre aquelas que gostam de se ver maquiadas, também há quem acabe caprichando pouco na produção por conta do cansaço que a simples ideia de se arrumar já causa.

Contudo, esse tempo gasto em frente ao espelho não precisa ser um sacrifício. Com algumas dicas simples, é possível fazer desse um momento mais prazeroso e uma oportunidade da mulher se descobrir melhor e explorar um pouco mais sua beleza natural.

1. Organize suas maquiagens

Ter sempre à mão os itens que serão usados na produção facilitam muito o processo. Utilize caixas organizadoras, gaveteiros e até copos para armazenar suas makes e pincéis, assim você sempre saberá onde estão seus produtos e não precisará sair à procura toda vez que precisar de algo. Manter as maquiagens arrumadas também te ajuda a economizar tempo.

Leia também: 10 coisas para fazer sozinha em casa no sábado à noite

2. Faça limpas periódicas

Desde o guarda-roupa até a caixa de esmaltes, livrar-se de peças que não servem mais e makes que passaram da validade ou foram adquiridas em tonalidades que não combinam com a sua pele também deixa o momento da escolha do que será utilizado mais prático. Além dos minutos poupados com esbarrões desnecessários em produtos indesejados, esse filtro também pode te salvar de alergias e outras reações que podem ser causadas pelo uso de maquiagens vencidas.

3. Use uma boa iluminação

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A luz do ambiente interfere totalmente no resultado da maquiagem, isso porque a tonalidade da iluminação altera as cores dos produtos e até da pele, o que pode causar exageros no blush ou na correção de olheiras e imperfeições. Por isso, o tipo de luz mais adequado para o momento da maquiagem é o natural, mas, como nem sempre é possível se maquiar apenas à luz do sol, algumas lâmpadas em disposições apropriadas podem dar conta do recado.

A preocupação com a boa iluminação explica porque a maioria dos camarins conta com lâmpadas ao redor do espelho: a luz uniforme em todo o rosto não cria sombras, o que ajuda a não passar nada despercebido. Caso montar um camarim não seja possível, uma alternativa é preferir luzes indiretas às focadas e não depender apenas da lâmpada instalada no teto.

Para garantir que as cores não serão distorcidas, o ideal é procurar por lâmpadas cujas embalagens tragam informações do índice de reprodução da cor (IRC) e preferir aquelas que sejam com o valor mais próximo de 100. Embora as halôgenas sejam melhores por não emprestarem à pele uma tonalidade fria, que aumenta a aparência de cansaço, é preferível não utilizar apenas lâmpadas desse tipo, pois sua temperatura alta pode derreter a maquiagem antes da hora. Portanto, se possível, prefira montar uma combinação de lâmpadas florescentes e incandescentes.

4. Opte por ambientes frescos

Tanto por conta da iluminação quanto pelos movimentos feitos na hora de se arrumar, pode acontecer de o calor causar desconforto e estragar a maquiagem. Para evitar esse tipo de aborrecimento, vale escolher um ambiente bem arejado ou contar com os efeitos de um ar-condicionado, um climatizador ou um ventilador. Contudo, é melhor evitar o vento direto, que pode espalhar objetos e produtos de maquiagem em pó.

Leia também: 10 curiosidades sobre batom que você precisa saber

5. Conheça o dress code

Quando o destino da noite já está decidido, é um pouco mais fácil começar a se arrumar: procure se informar sobre a forma que as pessoas costumam se vestir para frequentar aquele lugar ou mesmo se existe algum tipo de regra para poder entrar no local. Há casas noturnas, por exemplo, que só admitem mulheres de salto alto e festas em que é exigido o uso de alguma peça de roupa ou cor específica. Com base nessas informações, monte seu look pensando também em se sentir confortável.

6. Disponha tudo em uma mesa ou bancada

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para otimizar o tempo, quando a produção já está idealizada, você também pode dispor suas maquiagens e pincéis sobre uma mesa ou bancada no cômodo em que você vai se arrumar. Se a superfície for espaçosa, também é possível organizar tudo pela ordem em que será utilizado, tornando o acesso aos produtos mais fácil.

7. Use toalhas, cotonetes e lenços umedecidos

Independente da preferência por maquiar primeiro os olhos ou a pele, ter itens para limpeza ao alcance também pode facilitar todo o processo. Usar os cotonetes para corrigir um borrão no delineado, lenços umedecidos para limpar os pincéis e uma toalha para remover excessos de produtos em pó que caem no lugar errado pode evitar o trabalho de recomeçar a make desde o início.

8. Esqueça o perfeccionismo

Antes mesmo de recorrer aos itens de limpeza, vale a pena se perguntar se é mesmo imprescindível que o traço do delineador fique idêntico nos dois olhos. Às vezes, mesmo as pessoas que já têm muita prática não conseguem atingir a perfeição e convém dizer que dificilmente alguém ficará reparando se algum detalhe da sua produção ficou fora do lugar.

9. Peça opinião

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Começar a diversão mais cedo pode ser uma boa pedida. Convide as amigas para um fim de tarde digno de salão de beleza e aproveitem as companhias queridas para se arrumarem sem estresse. Além dos bons papos, é sempre bom ter alguém para ajudar a decidir entre um sapato e outro.

Leia também: 10 ideias de maquiagem para usar quando bate a preguiça

Se juntar todo mundo para a arrumação não for possível, uma boa opção é tirar fotos da produção e pedir a opinião de alguma amiga que esteja online em alguma rede social no momento.

10. Confie no seu estilo

Se você não gosta muito de sair da sua zona de conforto e se aventurar em roupas que não usaria normalmente, não há problema algum em seguir seu próprio estilo. Hoje em dia, é possível montar looks para diversas ocasiões sem mudar muito, já que muitos modelos e peças tem se tornado bastante versáteis e acompanhado diferentes estilos.

11. Aposte em acessórios

No caso daquelas noites sem destino certo para as quais é mais difícil se produzir, principalmente por não se ter um dress code em mente, uma boa saída é escolher um look mais básico e apostar em acessórios para finalizar a produção com mais glamour.

12. Inspirações

Para se inspirar e aproveitar para não deixar peça de roupa nenhuma esquecida no fundo do armário, utilizar sites como o Pinterest e o Lookbook é uma ótima pedida. Salve referências dos seus looks preferidos, tente reproduzi-los vestindo o que você tem em casa e tenha sempre novas ideias de combinações.

13. Acenda velas perfumadas

Ótimos objetos decorativos e perfeitas para deixar qualquer momento mais agradável, as velas perfumadas podem ajudar a criar um ambiente mais aconchegante e fresco. Também é possível obter o mesmo efeito com a queima de incensos, que possuem fragrâncias que servem a alguns propósitos, como relaxamento, concentração e alegria, por exemplo.

Leia também: 12 dicas para aproveitar o make comprado no tom errado

14. Vista-se por último

Evite sujar a roupa ou cansar os pés antes mesmo de sair de casa. Deixe para se vestir e calçar os sapatos apenas quando estiver pronta, assim você não corre o risco de derrubar maquiagem na roupa nem de desejar sair usando pantufas. Passar o batom ou o blush por último também é uma boa dica para não precisar retocar nada tão cedo.

15. Ouça músicas agradáveis

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Durante todo o processo, na companhia das amigas ou sozinha, uma boa lista de músicas pode fazer toda a diferença. Seja para relaxar ou para começar a entrar no clima da noite, a ideia é aproveitar para ouvir tudo aquilo que você gosta de cantar junto ou que faça você se sentir bem consigo mesma.

Para tanto, sites como o Superplayer, que disponibiliza playlists atualizadas que se encaixam em humores e diferentes atividades e o 8tracks, que possibilita a criação de listas pessoais, e serviços como o Spotify, o Deezer e o Rdio, que liberam músicas para reprodução online e offline (mediante pagamento) e também oferecem ferramentas para criação de sequências personalizadas, são ótimos aliados.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários