Hidratação caseira com glicerina deixa o cabelo macio e aumenta o brilho: aprenda a receita

A glicerina é um ingrediente com alto poder de umectação, desde que você siga todas as dicas de uso

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

A glicerina é um líquido viscoso incolor que tem um sabor adocicado e pode ser obtida por meio de óleos vegetais ou gordura animal. Seu nome verdadeiro é glicerol – o nome “glicerina” corresponde à versão comercial, que deve ter pelo menos 95% de pureza.

Nos cabelos, a glicerina oferece propriedades hidratantes e umectantes, pois ela é capaz se absorver moléculas de água do ambiente e segurá-las nos fios.

Como resultado, os cabelos ficam mais maleáveis e macios, menos propensos a quebras e ao ressecamento.

Para quem é fã das receitas caseiras, a youtuber Tatiana Lobo ensina a fazer uma hidratação com glicerina para deixar o cabelo mais brilhoso e mais suave ao toque, protegido contra a formação das pontas duplas. Nesta receita, você vai precisar de máscara capilar, glicerina e Bepantol líquido.

1. Em um recipiente, coloque 4 colheres de chá (ou 2 de sopa) de máscara capilar

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

2. Adicione 2 colheres de chá (ou 1 de sopa) de glicerina

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

3. Acrescente uma tampinha de Bepantol líquido e misture bem

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

4. Aplique essa mistura nos cabelos molhados (não úmidos)

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

5. Prenda os cabelos e envolva-os com uma touca umedecida por dentro por 20 minutos

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

6. Enxágue e finalize como de costume

Foto: YouTube / Tatiana Lobo

Se restou alguma dúvida, assista ao vídeo com as dicas da Tatiana Lobo:

Leia também: Aprenda a fazer uma hidratação caseira com abacate para tratar cabelos secos

Antes de começar a fazer a receita, aqui vai uma dica para quem se preocupa em não utilizar produtos de origem animal: a chamada “glicerina bidestilada” costuma ser um subproduto da produção do sabão a partir do sebo bovino e suíno. Por isso, sempre confira o rótulo do produto para garantir que você esteja usando glicerina vegetal, ok?

Cuidados ao usar glicerina no cabelo

Foto: iStock

A glicerina é muito usada na indústria cosmética em função de seu alto poder de umectação, ou seja, ela é capaz de absorver e reter as moléculas de água, promovendo um efeito de hidratação e maciez quando é aplicada na pele ou nos cabelos. Além disso, esse produto tem o poder de fortalecer os fios, diminuindo a tendência à formação de pontas duplas, a quebra e o ressecamento.

Apesar de todos esses benefícios, é preciso ter alguns cuidados ao usar a glicerina nos cabelos. Quando a umidade do ar está em mais de 70%, a glicerina puxa moléculas de água do ambiente para os cabelos, mantendo-os hidratados. Porém, quando a umidade do ar está muito baixa, o efeito pode ser o contrário, e a glicerina tiraria a água dos fios para devolver ao ambiente.

Se o clima estiver muito seco na sua cidade, o truque para você poder usar a glicerina com segurança é acrescentar 1 colher de sopa de óleo de jojoba à máscara, que vai ajudar a preservar a umidade do cabelo. Você também pode adicionar um pouco de água à glicerina, garantindo que ela já esteja saturada.

Além disso, para que seu cabelo não perca a umectação para o ambiente durante a aplicação, é necessário utilizar a touca úmida, que impede a saída das moléculas de água.

Leia também: Glicerina é aliada da beleza da pele e dos cabelos

Sempre vale ressaltar que, no caso da glicerina, é mais seguro utilizar produtos industrializados que já tenham esse componente em sua fórmula, com a proporção correta entre a glicerina, a água e outros óleos protetores do cabelo. Na dúvida, procure uma tricologista de confiança.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web