15 pequenos hábitos que podem fazer uma grande diferença na sua vida

Quando aproveitados da maneira correta, alguns minutos são suficientes para colocar novos hábitos em prática

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

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A gente sabe que você tem uma rotina atribulada e que pode ser complicado adotar novos hábitos para ter uma vida com mais qualidade e saúde. Porém, existem algumas pequenas mudanças que você pode fazer no seu dia a dia e que são capazes de causar um grande impacto positivo.

A maior parte delas exige apenas alguns minutos por dia – e algumas até vão ajudar você a ter mais tempo livre. Portanto, vale a pena conhecer estes hábitos e colocá-los em prática:

1. Usar protetor solar todos os dias

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A radiação emitida pelo Sol atravessa nuvens e janelas e intensifica o processo de envelhecimento, favorecendo o surgimento de manchas e rugas. Por isso, é necessário usar protetor mesmo em dias nublados ou quando você vai ficar em ambientes fechados.

2. Deixar suas coisas arrumadas para o outro dia

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Antes de dormir, já separe as roupas e acessórios que você vai usar no dia seguinte e deixe sua bolsa preparada com tudo o que você precisa pegar ao sair de casa. Dessa forma, você ganha uns minutos e torna suas manhãs menos estressantes.

3. Carregar uma garrafa de água reutilizável

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É difícil tomar a quantidade necessária de água por dia quando você está correndo de um lado para o outro. Por isso, a dica é levar uma garrafa com você, de preferência reutilizável – assim você se mantém hidratada e não prejudica o meio ambiente.

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4. Adotar um estilo de vida minimalista

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Um guarda-roupa entulhado com peças que você nunca vai usar e uma prateleira com mais livros do que você poderia ler numa vida inteira só servem para acumular poeira e energia. Procure se livrar dos excessos e adote hábitos de consumo mais conscientes.

5. Arrumar a cama antes de sair de casa

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Fazer isso logo depois de acordar permite que você já comece seu dia com uma sensação de que cada coisa está em seu lugar – o que ajuda seu cérebro a se manter organizado com seus compromissos até o próximo período de descanso.

6. Determinar um horário para ir dormir

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Assim como você tem um horário para acordar, é preciso definir um horário para ir dormir. Somente dessa maneira será possível garantir as horas de sono que você precisa. Para isso, você pode configurar um alerta no seu celular avisando que está na hora de ir para a cama.

7. Meditar por alguns minutos todos os dias

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Ter alguns momentos para se desconectar e prestar atenção na sua respiração é uma excelente forma de diminuir seus níveis de ansiedade e clarear seus pensamentos, o que certamente vai te ajudar a tomar decisões melhores no seu dia a dia.

8. Escrever tudo o que seu dia teve de bom

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Antes de dormir, procure colocar no papel todos os momentos bons do seu dia – inclusive pequenas coisas como experimentar um batom novo, ganhar um cafezinho ou receber um elogio despretensioso da moça da padaria.

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9. Procurar ajuda psicológica se necessário

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Se você não está conseguindo sair de uma situação difícil e isso está comprometendo a sua saúde mental, está na hora de procurar um psicólogo. Fazer terapia não é nenhum sinal de fraqueza, mas sim uma forma de aumentar seu autoconhecimento.

10. Deixar seus pensamentos fluírem por escrito

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Quando você se sentir ansiosa, experimente escrever seus pensamentos livremente, sem se preocupar se eles fazem muito sentido. Nesse processo, você vai se acalmar e pode até perceber que algumas preocupações são menores do que pareciam ser.

11. Caminhar sempre que possível

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Aproveite todas as oportunidades para caminhar em vez de usar o carro ou o transporte público. Mesmo que seja por poucos minutos, essa prática melhora a circulação e ajuda a combater o estresse.

12. Fugir dos comentários nas redes sociais

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Se você já sabe que tipo de mensagem vai encontrar, por que se expor a um conteúdo que só vai te deixar irritada? Ficar longe de comentários sem coerência e cheios de ódio vai deixar sua vida mais leve.

13. Levantar-se meia hora mais cedo

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Em vez de se arrumar toda sonolenta e sair de casa correndo, porque você está sempre atrasada, experimente se levantar alguns minutos antes do usual e aproveite esses momentos para efetivamente acordar e aproveitar uma boa xícara de café.

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14. Exercitar-se com vídeos do YouTube

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Se você não gosta de ir à academia, que tal procurar vídeos de exercícios no YouTube para praticar na sua casa? Tire os obstáculos do caminho e experimente seguir os movimentos – ninguém estará assistindo para julgar seu desempenho!

15. Consumir notícias com moderação

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Não se trata de criar uma bolha e não saber de nada que se passa ao seu redor, mas sim de selecionar a que tipo de material você vai se expor. Ler os fatos já apurados, com mais clareza sobre os acontecimentos, produz menos ansiedade do que acompanhar as “breaking news”.

Com tudo isso, o que nós queremos dizer é que adotar pequenos cuidados com você mesma pode melhorar muito a sua qualidade de vida, estejam eles relacionados à sua saúde física ou mental.

Você tem todo o direito de se afastar daquilo que te faz mal e de dedicar alguns momentos do seu dia exclusivamente a você mesma. Isso não é sinal de egoísmo, mas sim de que você está assumindo sua responsabilidade sobre seu próprio bem-estar.

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Assuntos: Bem-Estar

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