Moda e Beleza

Rugas: mapeando caminhos e suavizando marcas

Canva

Atualizado em 19.05.23

Rugas e linhas de expressão são um processo natural pelo qual todas as pessoas passarão. Entretanto, o surgimento precoce é multifatorial e está relacionado, principalmente, à falta de cuidados essenciais diários. Com tratamentos e produtos, é possível prevenir e amenizar as marcas. A dermatologista Dra. Geisa Costa, membro da Sociedade Brasileira de Laser, explicou o assunto, orientou sobre bons hábitos, falou sobre procedimentos estéticos e deu várias dicas. Confira!

O que são as rugas?

As rugas fazem parte do processo natural de envelhecimento e, segundo a dermatologista, “são marcas profundas que criam uma espécie de vincos e/ou rachaduras na superfície da pele”. Normalmente, aparecem mais na região dos olhos (pé de galinha), entre as sobrancelhas, (glabela ou ruga da braveza), testa e colo.

O que causa as rugas?

Segundo a profissional, “conforme o tempo, a pele perde o colágeno, fica mais fina e menos elástica”. Isso facilita “o aparecimento das marcas nas regiões em que há maior contração da musculatura”. Além disso, hábitos e vícios podem agravar e contribuir para o surgimento de rugas:

  • Tabagismo e alcoolismo;
  • Falta de proteção solar;
  • Exposição demasiada ao sol;
  • Má alimentação e baixa ingestão de água;
  • Falta de hidratação e/ou tratamentos estéticos na pele;
  • Estresse e ansiedade;
  • Contração dos músculos da face;
  • Baixa qualidade do sono.

Para ter uma pele bonita e saudável, é fundamental cuidar tanto da saúde física quanto da saúde mental. Como visto, o estresse agrava o envelhecimento da pele, porém ele também afeta o sistema imunológico, desencadeando doenças e interferindo na qualidade de vida.

Publicidade

Tipos de rugas

Canva

A Dra. Geisa informa que “as rugas são divididas em três categorias: dinâmicas, estáticas e gravitacionais”. Abaixo, ela explica as características de cada uma. Acompanhe!

Rugas Dinâmicas

As rugas dinâmicas, também conhecidas como de expressão, “só aparecem durante os movimentos faciais”. Por exemplo, quando a pessoa sorri ou franze a testa, expressando sentimentos de estresse, tensão e preocupação.

Rugas estáticas

As estáticas são rugas que “aparecem independentemente da contração muscular”. Nesse caso, elas já se tornaram permanentes devido à repetição de expressões faciais e ao envelhecimento natural da pele. Além disso, podem ser decorrentes de outros fatores, como tabagismo, poluição e exposição ao sol sem proteção solar.

Rugas gravitacionais

As rugas “gravitacionais surgem em pontos específicos da pele mais madura, como no pescoço e no colo”. Normalmente, elas aparecem devido à ação da gravidade e após os 50 anos. Isso ocorre porque a pele madura perde o colágeno e ganha flacidez com o tempo.

Como é feito o diagnóstico das rugas?

A dermatologista explica que, em geral, a própria pessoa consegue identificar as rugas, mas somente um profissional poderá saber qual o grau exato. “Além de o dermatologista fazer a análise facial comum, que avalia a textura e a aparência da pele a olho nu, ele também pode recorrer aos equipamentos profissionais para ampliar a imagem”.

Publicidade

Dessa forma, a Dra. Geisa informa que é possível visualizar claramente o estado da pele e indicar o melhor tratamento para o tipo de ruga e o perfil da pessoa. Na maioria das vezes, as marcas podem ser minimizadas, devolvendo a viscosidade da pele.

Tratamentos eficazes contra as rugas

Canva

A especialista diz que, atualmente, os dermatologistas contam com diversos tratamentos para amenizar a aparência das linhas finas e rugas. Entretanto, somente um profissional poderá avaliar e indicar o método adequado para cada pessoa. Assim, ela menciona os tratamentos mais usados:

Toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecido como botox , “age diretamente na musculatura, reduzindo a capacidade de contração, movimento responsável pela formação das rugas”. Assim, reduz as marcações provocadas pelas expressões faciais quando a pessoa sorri ou franze a testa.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico “tem a função de preencher os espaços entre as células, reduzindo os vincos da pele”. Além disso, “essa substância é uma molécula capaz de reter grande quantidade de água, por isso, proporciona à derme uma aparência mais bonita e viçosa”.

Bioestimulador de colágeno

Como dito, a perda de colágeno é uma das causas do surgimento de rugas e do envelhecimento da pele. O bioestimulador “é responsável por provocar uma reação inflamatória que ativa as células produtoras de colágeno”. Então, o tratamento melhora a elasticidade e a firmeza da pele.

Microagulhamento

De acordo com a Dra. Geisa, “o microagulhamento cria microlesões que aumentam a vasodilatação. Desse modo, estimula a formação de colágeno e a renovação da pele”. Esse procedimento é vantajoso por ser minimamente invasivo e trazer resultados em pouco tempo.

Peeling químico

O tratamento de peeling químico consiste na aplicação de ácidos sobre a pele. O procedimento “promove uma esfoliação profunda, que faz a pele produzir mais colágeno para se regenerar”. Então, minimiza as rugas e linhas de expressão, além de clarear manchas na pele.

Publicidade

Radiofrequência

Neste procedimento, “utiliza-se ondas de calor para estimular a produção de novas fibras de colágeno, melhorando a elasticidade, firmeza da pele e as rugas”, informa a dermatologista. Assim como o microagulhamento, a radiofrequência é indolor e não é um procedimento invasivo.

Laser de CO2

Segundo a especialista, o laser de CO2 fracionado “usa ondas compostas por dióxido de carbono (CO2) para atingir as camadas mais profundas da pele”. Com isso, “aumenta a produção de colágeno e reduz a aparência das rugas”.

Luz Pulsada

A luz pulsada é um tratamento estético parecido com o laser. O aparelho “faz disparos de luz que atingem e aquecem as camadas dos tecidos do rosto”. Dessa forma, “estimula a produção de colágeno responsável pela renovação da derme”.

Dermocosméticos

Os dermocosméticos podem ser formulados com diferentes substâncias e ativos, como ácido retinoico e glicólico para os cuidados com a pele. Eles “reduzem a ação dos radicais livres, retardam a perda de colágeno e estimulam a sua produção”. Então, melhora a qualidade da pele e, consequentemente, diminui as rugas.

A Dra. Geisa ainda comenta que não existem tratamentos caseiros e, sim, formas de prevenir as rugas. Entretanto, “quando a pele já está marcada, não há como reverter a situação sem tratamentos mais potentes”. Nesses casos, é preciso procurar um profissional para indicar o tratamento adequado.

Como prevenir as rugas

Segundo a dermatologista, “a pele é estímulo constante, por isso, o ideal é começar a cuidar desde cedo, por meio de acompanhamento dermatológico e tratamentos”. Além disso, adotar bons hábitos é uma das formas de prevenir as rugas e ter uma pele saudável. Veja as dicas da profissional para colocar em prática no seu dia a dia:

  • Use protetor solar para o rosto diariamente;
  • Evite se expor excessivamente ao sol;
  • Tenha uma alimentação adequada, rica em nutrientes;
  • Beba, pelo menos, dois litros de água por dia;
  • Evite o uso excessivo de sabonetes e banhos muito quentes;
  • Durma, pelo menos, 8h por noite;
  • Evite o consumo de álcool e de tabaco.

Mais importante do que tentar acabar com as rugas, pois elas fazem parte de um processo natural, é essencial manter hábitos saudáveis para a saúde em geral. Além disso, adotar uma rotina diária de skincare é um ato de amor e cuidado com a sua pele!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.