6 maneiras de fazer do seu quarto um lugar mais saudável

Aqueles chocolatinhos escondidos no guarda-roupa não são tão inocentes como parecem

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Dormir bem é essencial para manter uma boa saúde física e psicológica. Justamente por isso, seu quarto deve estar livre de elementos que possam prejudicar o seu descanso – e não estamos falando apenas do vizinho que ouve música no último volume e atrapalha suas noites.

Existem alguns hábitos simples que podem fazer muita diferença na qualidade do seu sono. Conheça-os e tente colocá-los em prática para transformar seu quarto em um ambiente mais saudável:

1. Deixar os aparelhos eletrônicos de lado

Foto: iStock

A gente sabe que é muito comum levar o celular para a cama e dar aquela última conferida nas redes sociais antes de dormir, mas esse hábito atrapalha seu sono.

As telas de dispositivos como smartphones, tablets e notebooks emitem um tipo de luz que estimula o cérebro, fazendo com que você demore mais tempo para adormecer e tenha uma noite mais agitada, o que prejudica sua beleza e sua saúde.

Além disso, vale a pena desconectar aparelhos de TV e outros eletrônicos da tomada para reduzir a poluição eletromagnética no seu quarto.

Leia também: 10 itens essenciais para um quarto mais confortável e funcional

2. Abrir a janela todos os dias

Foto: iStock

Ao acordar, procure abrir a janela do seu quarto por pelo menos 10 minutos para permitir que ele seja ventilado. Além de trocar o “ar viciado” e renovar a atmosfera do seu espaço, esse hábito ajuda a combater o desenvolvimento do mofo, que pode danificar seus móveis e roupas, e causar alergias.

3. Trocar os lençóis toda a semana

Foto: iStock

Quem já teve o privilégio de dormir em lençóis novinhos em folha sabe como isso proporciona uma sensação de relaxamento incomparável. Claro que é inviável comprar lençóis com tanta frequência assim, mas você pode pelo menos trocá-los todas as semanas.

Ao fazer isso, você se livra de células mortas, grãos de poeira, ácaros e outros microrganismos que se alimentam de restos de suor e pele, deixando sua cama muito mais saudável. Cobertores e colchas também devem ser lavados com frequência.

4. Colocar plantas no ambiente

Foto: iStock

Mais do que apenas decorar seu quarto, as plantas ajudam a purificar o ambiente ao transformar o dióxido de carbono em oxigênio e promovem uma sensação de relaxamento e tranquilidade.

Para isso, você deve escolher espécies que se adaptam bem a ambientes fechados, como lavanda, jasmim, areca, orquídea e aloe vera.

Leia também: 20 truques simples de decoração para transformar sua casa

5. Manter os lanchinhos fora do quarto

Foto: iStock

Muitas pessoas gostam de guardar alguns chocolatinhos dentro do armário, enquanto outras têm uma rotina tão agitada que acabam fazendo algumas refeições dentro do quarto.

Contudo, esses não são hábitos muito saudáveis, pois é inevitável que alguns farelos caiam no chão ou cama, atraindo insetos como formigas e baratas. Caso você não resista, procure limpar qualquer resquício de alimento, jogue as embalagens fora e tire a louça suja de dentro do quarto o mais rápido possível.

6. Deixar seu espaço bem organizado

Foto: iStock

Se a sua vida está uma bagunça completa, comece colocando as coisas em ordem no seu quarto. Arrume a cama, guarde roupas e sapatos e jogue fora papéis sem uso que estejam jogados por cima dos móveis.

Além de facilitar a limpeza, você vai abrir espaço para montar uma nova decoração, deixando fotografias e objetos especiais em posição de destaque. Organizar seu novo espaço vai proporcionar um ambiente mais sereno para que você possa relaxar depois de um dia difícil.

Lembre-se de que seu quarto é o seu santuário. É ali que você renova suas energias para enfrentar a rotina e encontra inspiração para promover mudanças positivas em sua vida. Ter um ambiente limpo e organizado vai contribuir para o seu sono, a sua saúde e a sua qualidade de vida como um todo.

Leia também: 15 plantas para cultivar em casa e melhorar a qualidade do ar que você respira

Assuntos: Organização

Dicas pela Web