12 hábitos que você deve eliminar na hora de cozinhar

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Cozinhar, para alguns, é simples e prazeroso. Para outros, pode ser difícil e cansativo. Nos dois casos, cometer erros é uma parte inevitável da aprendizagem. E esses erros podem ajudar a fazer com que os resultados fiquem melhores a longo prazo.

Alguns são erros básicos e que fazem parte da rotina até mesmo de quem já tem o hábito de cozinhar. A diferença é que, sem eles, o sabor poderia ficar ainda melhor. Saiba quais são os mais comuns e entenda como e porque você deve evitá-los.

1. Colocar pouco sal

O sal deve estar em quantidade suficiente para realçar os sabores. Mas é preciso colocar aos poucos e ir provando, de forma que não fique excessivamente salgado. Aprender a fazer isso da forma correta não é simples, mas se tiver paciência logo irá saber o ponto certo.

2. Não adicionar acidez

Foto: iStock

Um toque de suco de limão ou de vinagre pode ser a acidez que faltava para deixar o prato mais gostoso. Assim como o sal, o ácido ajuda a fazer com que os sabores apareçam. E, da mesma forma, deve ser colocado aos poucos para não ficar exagerado.

3. Não aquecer o suficiente

O calor intenso da chama do fogão ajuda a deixar a comida mais saborosa. A dica é deixar a panela aquecendo por alguns minutos antes de colocar o alimento, mas cuidado para não aquecer muito e acabar queimando o seu bife, por exemplo.

Leia também: 10 canais do Youtube para quem ama cozinhar

4. Não dourar a comida

Foto: iStock

Ficar mexendo a comida na panela, virando os ingredientes, é um hábito comum, mas pode prejudicar o resultado e deixar o prato sem graça. O ideal é deixar tudo quieto por um tempo, garantindo a cor dourada e também o sabor.

5. Colocar coisas demais na panela

Se a panela estiver muito lotada, vai ser impossível que a comida fique dourada e saborosa. É preciso que os ingredientes tenham espaço, especialmente se forem proteínas como bife, frango e peixe.

6. Mexer o arroz

Foto: iStock

Ninguém quer um arroz papa ou grudado. O ideal é que fique sempre soltinho. E, para isso, é preciso deixá-lo quieto na panela, sem agitar ou mexer. É que esse movimento ativa o amido, o que faz com que ele fique mais grudento.

7. Não separar os ingredientes antecipadamente

Separar tudo o que precisa antes de começar a cozinhar ajuda a evitar erros no preparo e a ganhar tempo. Além de garantir que não está faltando nenhum ingrediente na receita que você pretende fazer.

8. Comprar os cortes errados de carne

Foto: iStock

Carnes de diferentes tipos, em diferentes formas e tamanhos, demandam técnicas diferentes na hora de serem feitas. Há as que cozinham mais rapidamente e outras que levam mais tempo para ficarem macias. Por isso é preciso ter atenção à receita e se certificar de que comprou a carne certa ou similar.

Leia também: 15 dicas incríveis para ter sucesso na cozinha

9. Não secar as proteínas antes de cozinhar

As proteínas (seja bife, frango, tofu, entre outras) precisam estar secas ao serem colocadas na panela. Isso impede que fiquem escuras após o cozimento, além de evitar que o óleo suba em você, o que poderiam acontecer se não estivessem secas, já que óleo quente e água não se misturam.

10. Queimar o alho

Foto: iStock

O alho é um ótimo tempero, mas, quando queimado, deixa os pratos com um sabor amargo. Para evitar que isso aconteça, não coloque o alho cedo demais na receita e certifique-se de que a panela não está muito quente. Um minuto costuma ser suficiente para cozinhar ou fritar o alho.

11. Usar panela antiaderente para tudo

Panelas antiaderentes se transformaram em um item-desejo e parecem perfeitas para qualquer ocasião na cozinha. Mas não é bem assim. Elas não ficam tão quentes quanto outras panelas, o que pode prejudicar o cozimento. Então, deixe para usá-las somente para omeletes ou ovos mexidos.

12. Medir ingredientes de forma errada

Foto: iStock

Existem copos de medição diferentes para ingredientes, especialmente os secos e os molhados. Mesmo que a diferença seja pequena, pode alterar o resultado da receita. Enquanto os copos de medição secos são projetados para serem preenchidos até o topo, os copos para líquidos têm uma linha abaixo da borda para que não derrame nada.

Portanto, antes de começar a se aventurar na cozinha, tenha atenção a todos esses pontos, para garantir que os pratos fiquem perfeitos e mais saborosos.

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

Assuntos: Cozinha

Dicas pela Web