7 coisas que mulheres bem sucedidas fazem e que você pode fazer também

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

As mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços no mercado de trabalho e lutando por remunerações mais justas. E os prognósticos são positivos. A expectativa é de que em 2020 as mulheres detenham quase 1/3 de toda a riqueza privada global.

Mais do que saber administrar bem o dinheiro, as mulheres ricas e bem sucedidas costumam ter outras atitudes e decisões que fazem com que elas sejam ainda mais poderosas.

Veja algumas coisas que podem ser feitas regularmente no dia a dia e que podem te ajudar.

1. Começar a economizar hoje

Foto: iStock

Qualquer centavo economizado hoje pode valer mais no futuro. Entender isso e colocar em prática é essencial para ter uma perspectiva financeira melhor no futuro, mesmo que a quantia economizada seja pequena. As mulheres bem sucedidas sabem que valores pequenos e consistentes na poupança somam muito dinheiro em longo prazo.

2. Ter a tecnologia como aliada

Com a tecnologia não tem mais a desculpa de não entender de finanças. Há aplicativos e sites que ajudam a verificar os saldos bancários, ver sobre investimentos, programar o pagamento de contas… Existem até canais no YouTube que podem te ensinar um pouco sobre finanças. As mulheres inteligentes não passam todos os dias pensando em dinheiro! Elas organizam períodos para revisar suas contas e deixam a tecnologia funcionar.

Leia também: 6 dicas indispensáveis para quem quer investir seu dinheiro

3. Tenha um plano para lidar com as dívidas

Foto: iStock

Às vezes, a dívida é inevitável. Mas nada de deixar que ela aumente com o tempo. Tenha um plano pronto para caso isso aconteça, como, por exemplo, uma poupança. É importante que você saiba como vai pagar. E quanto antes fizer isso, melhor.

4. Viva com menos

Mulheres bem sucedidas sabem que precisam viver abaixo de suas possibilidades. Essa mudança de mentalidade é algo que realmente faz a diferença nas finanças e pode ajudar a ter mais dinheiro ao invés de viver esperando o dia do pagamento. Você precisa de uma roupa nova? Precisa comer fora de casa todos os dias? Repense seus hábitos e economize.

5. Não compre, invista

Foto: iStock

Essa também é uma mudança de mentalidade. Ao invés de comprar várias peças baratas, invista em uma mais cara, mas que vai durar mais. Isso vale para vários itens na vida, desde roupas e acessórios até móveis e equipamentos tecnológicos. Se achar que a compra tem prazo de validade, não leve.

6. Converse sobre o assunto

Falar sobre dinheiro com outras pessoas ainda é um tabu para muita gente. Mas por que? Leia sobre finanças, saiba como estão seus ganhos e gastos e, tendo um bom conhecimento, fale sobre isso. O grupo de amigos é um bom lugar para começar. Vale até dar dicas de economia ou de como organizar o orçamento.

7. Tenha uma equipe especializada

Foto: iStock

As mulheres bem sucedidas sabem que não precisam fazer tudo sozinhas! Elas entendem que várias coisas precisam do conhecimento de especialistas para garantir que estão atingindo suas metas financeiras. Contrate um consultor financeiro ou outro profissional que possa te ajudar.

Leia também: Como começar a guardar dinheiro se você não é uma pessoa econômica

E lembre-se sempre que tempo é dinheiro. Portanto, quanto antes você começar a colocar tudo isso em prática, melhor. Leia, estude, se informe, aja da forma correta dentro de suas possibilidades e o sucesso financeiro certamente virá.

Para você