Guerra contra as formigas: soluções caseiras e dicas para exterminá-las

Bióloga explica que o primeiro passo é descobrir de que buraco as formigas estão saindo

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Quem nunca se incomodou, ao menos uma vez, com a presença de formigas em sua casa?! O problema é que nem sempre é fácil eliminá-las e a maioria das pessoas tem dúvidas de como fazer isso.

Lucia Schuller, Mestre em Saúde Pública e sócia da empresa ABC Expurgo, explica, primeiramente, que as formigas têm uma atividade maior nos meses de calor. Tanto as espécies que vivem nos jardins quanto as que vivem dentro dos domicílios. “Isso está relacionado à incapacidade que as formigas e os insetos em geral têm de produzir energia através da alimentação, como fazem os mamíferos. As formigas são termodependentes, ou seja, dependem das condições de temperatura e umidade para viver. Daí muitas espécies terem migrado para os ambientes internos de casas, hospitais, fábricas, restaurantes, já que nesses ambientes esses fatores são de certa forma controlados”, destaca.

Riscos oferecidos pela presença de formigas

Uma dúvida bastante comum é em relação aos problemas que a presença de formigas pode oferecer aos moradores de uma casa. Além de incomodarem e picarem as pessoas, será que elas podem causar prejuízos à saúde?

A bióloga Lucia explica que a simples presença de formigas em uma casa (ou até em uma empresa, escritório) não traz problemas à saúde das pessoas.

“O que causa transtornos é o fato das formigas carregarem em seu corpo partículas microscópicas, dentre elas, bactérias, encontradas durante o seu trabalho de forrageamento, ou seja, de coleta de alimento”, diz.

“Podemos imaginar uma situação em que as formigas transitam pelo banheiro, passam pelo cesto de lixo, onde há restos orgânicos, e capturam as bactérias, transportando-as para os alimentos ou os utensílios usados para conter os alimentos. Nesse caso, temos um problema sério”, acrescenta Lucia.

Orientações importantes para combater as formigas

Foto: Thinkstock

Pensando em tudo isso, é obvio que as pessoas queiram eliminar e/ou evitar o aparecimento de formigas em casa. Mas será que essa é uma medida simples?

“As formigas são facilmente transportáveis de um ambiente para outro. Sendo assim, diminuir a sua presença fica um pouco difícil. O mais adequado seria não permitir que as formigas ocupem o nosso espaço. Para isso, é necessário observá-las e ver onde os ninhos estão situados e vedar esses acessos para as formigas”, destaca Lucia Schuller.

Abaixo, a bióloga explica como fazer isso, utilizando produtos que – em sua maioria – você possui em casa. Basta se atentar às informações e seguir cada orientação:

  • Vale destacar que as formigas se escondem em lugares, por exemplo, onde caiu massinha do azulejo, caiu o rejunte… São nesses buracos que elas entram e fazem seus ninhos.
  • Para resolver o problema, em primeiro lugar, conforme já ressaltou a bióloga Lucia, é necessário descobrir onde as formigas estão escondidas.
  • Para buscar “o caminho” delas, você pode colocar uma isca qualquer em uma tampinha de garrafa. Por exemplo, um pouquinho de mel, água açucarada, ou seja, qualquer alimento que atraia essas formigas.
  • Para chegar até a isca em questão, as formigas farão um caminho, indicando claramente o local de onde estão saindo. Uma vez sabendo isso, fica muito mais fácil fazer o controle.
  • Para fazer o controle propriamente dito, Lucia sugere colocar uma mistura de detergente e água em partes iguais dentro de uma seringa, injetando, em seguida, o líquido dentro do buraco onde estão as formigas. “Com certeza lá estão as crias e as rainhas – já que essas formigas doceiras possuem muitas rainhas; em contraposição às saúvas,que possuem uma única rainha que cuida de todo o formigueiro”, diz.
  • Fazendo isso, você inundará o buraco onde as formigas estão fazendo o ninho, e elas morrerão.
  • Porém, outras formigas poderão volta àquele buraco posteriormente, caso ele não seja definitivamente fechado. “Após a injeção da solução, os furinhos e as cavidades devem ser todos fechados com massa, silicone ou sabão em pasta”, destaca Lucia.
  • Se desejar, para tapar esse buraco, você pode fazer seu próprio vedante. Para isso, misturará um pouco de cimento branco e pó usado para pregar o azulejo na parede com um pouquinho de água. Com essa “papinha”, poderá fechar aquele buraco e, eventualmente, outros que achar pela casa.

As formigas estão saindo de uma tomada elétrica?

Nesse caso, você não poderá usar nada líquido. “Quando os ninhos estão dentro de tomadas, o que se deve fazer é jogar dentro delas um pouco de talco que vai repelir as formigas”, explica Lucia.

Isso ocorre porque, o talco – que é um pó muito fininho – “fecha” os “buraquinhos” laterais do corpo das formigas, por onde elas respiram, fazendo, consequentemente, com que elas morram.

Por fim, vale citar ainda o caso das formigas chamadas carpinteiras – que são aquelas que saem só à noite. Para resolver o problema com esse tipo de formiga, é necessário usar vinagre (branco comum).

Dica: spray com vinagre para evitar o aparecimento de formigas

O vinagre, aliás, é um produto que a maioria das pessoas tem em casa e que pode ser utilizado no sentido de evitar o aparecimento de formigas em lugares indesejados. Isso porque as formigas não gostam de vinagre (nem de limão).

Então, acabou de lavar a louça?! A pia está limpa?! Espirre um pouco de vinagre no local. Para isso, deixe à sua disposição uma mistura com um pouco de vinagre branco e água dentro de um borrifador.

O papel das formigas no meio ambiente

Foto: Thinkstock

É comum que, ao ouvir falar de formigas, as pessoas pensem logo nos incômodos que elas causam dentro de uma casa. Mas, é preciso lembrar que a formiga é um inseto essencial na natureza.

“As pessoas costumam sempre olhar pelo lado danoso, de prejuízo. Não há dúvida que esse prejuízo acontece, mas, antes de tudo, as formigas são organismos importantes na melhoria da porosidade do solo, da circulação de nutrientes e de água, através de seu hábito explorativo, e de formação de túneis”, destaca Lucia Schuller.

Além disso, explica a bióloga, as formigas têm um importante papel na dispersão de sementes, transportando-as para ambientes com maior quantidade de nutrientes e umidade, onde as sementes têm melhores condições de germinar. “As formigas também eliminam algumas espécies de praga que causam prejuízos ambientais”, finaliza.

Agora você já conhece o importante papel que as formigas possuem na natureza, mas, é fato, que não deseja vê-las circulando pela sua cozinha, sala… Por isso, conte sempre com as orientações passadas acima para combater a indesejável presença de formigas dentro da sua casa!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários