Bem-estar

7 benefícios do guaraná em pó e formas incluí-lo na alimentação

iStock

Atualizado em 22.06.22

O pó de guaraná extraído das sementes da planta Paullinia cupana oferece diversos benefícios ao organismo, principalmente para quem pratica atividade física e deseja aumentar a disposição. Para saber mais sobre o assunto, a nutricionista Rachel Oliveira (CRN 60881/P), da clínica Carvalho Concept, explicou para que serve o guaraná em pó, quais os seus benefícios e formas de consumi-lo. Acompanhe a matéria!

Para que serve o guaraná em pó

Segundo a nutricionista Rachel, o guaraná pertence à família das Sapindáceas e é uma planta tropical originária especialmente da Amazônia, cujas sementes são as partes utilizáveis da planta. “Nos dias de hoje, o uso da semente é visto como um fitoterápico rico em cafeína e estimulante do sistema nervoso central. É um alimento relatado como afrodisíaco, antitérmico, analgésico e antidiarreico.”

Benefícios

iStock

Conheça os 7 principais benefícios do guaraná em pó apontados pela nutricionista. Veja só:

Publicidade

  • Combate os radicais livres: Rachel apontou que o pó extraído da semente da planta combate os radicais livres, pois “possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento.”
  • Melhora a concentração: para ajudar a melhorar a concentração, principalmente nos estudos, o guaraná pode ser um excelente aliado. Pois, conforme citou a nutricionista, ele é “uma excelente fonte de cafeína que ajuda você a manter o foco e a energia mental.”
  • Auxilia na proteção de doenças oculares: Rachel apontou que o pó de guaraná “contém compostos que combatem o estresse oxidativo, um importante fator de risco para problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular, catarata e glaucoma.”
  • Auxilia na saúde do coração: o pó extraído das sementes da planta favorece o fluxo sanguíneo e, conforme a nutricionista, “pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos.”
  • Melhora a saúde e viço da pele: segundo Rachel, por conter grande quantidade de antioxidantes e cafeína, o guaraná em pó auxilia no fluxo sanguíneo, contribuindo para a saúde da pele e estimulando o crescimento capilar.
  • Auxilia na perda de peso: conforme citou Rachel, o pó extraído do guaraná “pode acelerar em até 11% a função do metabolismo, além de aumentar a disposição e auxiliar na redução da fadiga.”
  • Melhora o funcionamento intestinal: a nutricionista informou que o guaraná em pó é considerado um tônico estomacal natural, por esse motivo auxilia no tratamento da constipação.

Realmente, o pó de guaraná possui benefícios significativos para o nosso organismo. Mas saber como consumi-lo é importante para aproveitar melhor as suas propriedades. Então, veja abaixo as dicas da nutricionista!

Como tomar o guaraná em pó

Rachel citou três principais formas de consumir o guaraná em pó e aproveitar todos os seus benefícios. Confira a seguir:

  1. Bebidas: a nutricionista informou “que o guaraná em pó pode ser consumido com água ou sucos naturais.” A quantidade deve ser recomendada por um nutricionista ou fitoterapeuta;
  2. Batidas: outra forma de consumo orientada por Rachel é bater o guaraná em pó com “smoothies ou vitaminas de frutas, podendo assim ser tomado com leite comum ou até mesmo com leite vegetal”;
  3. Iogurtes: segundo a nutricionista, o ingrediente pode ser adicionado ao iogurte, dessa forma ficará mais saboroso e amenizará o gosto amargo característico do ingrediente.
  4. Além das formas de consumo apresentadas acima, o suplemento também pode ser encontrado em capsulas. A quantidade a ser tomada deve ser orientada por um profissional habilitado.

    Efeitos colaterais

    iStock

    A nutricionista explicou que o excesso de cafeína no organismo pode desencadear ansiedade, irritabilidade, tremores, além do aumento dos batimentos cardíacos devido ao estímulo provocado no músculo do coração. Tais sintomas podem ocorrer “principalmente em pessoas que já apresentam algum tipo de histórico cardiovascular. Neste caso é importante a avaliação médica para consumir o produto”, alertou.

    Embora cheio de benefícios, é importante não exagerar ao consumir este suplemento, pois ao invés de contribuir para o bem-estar, ele pode causar efeitos indesejáveis e prejudicar a saúde.

    Publicidade

    Onde você pode comprar o guaraná em pó

    Se você não sabe onde comprar o guaraná em pó, confira a seguir sugestões de melhores lojas para compra-lo sem sair de casa. Veja só:

    1. Drogaria Raia;
    2. Americanas;
    3. Submarino;
    4. Extra;
    5. Shoptime;
    6. Carrefour.

    Antes de complementar a sua dieta com qualquer tipo de suplemento alimentar, é importante consultar um nutricionista. Pois, só esse profissional poderá fazer indicações segundo as suas necessidades. Aproveite e saiba mais sobre os benefícios da farinha de amendoim e aprenda a fazer receitas deliciosas com esse alimento rico em nutrientes!

    As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.