8 receitas com goiaba e bons motivos para incluí-la na sua alimentação

A fruta é rica em vitaminas A e C, além de contar com fibras solúveis, podendo ser aliada até no emagrecimento

Escrito por Tais Romanelli
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Com cheiro marcante e sabor singular, a goiaba é uma fruta muito apreciada no Brasil, sendo encontrada facilmente à venda, geralmente a preços baixos – o que a torna ainda mais querida.

A versatilidade também é fator marcante: a fruta pode ser utilizada em diversas receitas. Quem nunca se rendeu, por exemplo, a uma boa goiabada ou, simplesmente, a uma geleia de goiaba?! Isso sem falar da famosa dupla “queijo com goiabada”, popular especialmente entre os mineiros!

Porém, vale lembrar: a forma mais saudável de consumir a goiaba é na forma fresca ou na preparação de sucos sem adição de açúcar. A fruta pode, inclusive, ser adicionada a saladas de folhas e hortaliças, com sucesso!

Saborosa, a goiaba é ainda “prática”, já que toda a fruta é comestível, inclusive as sementes e a casca, basta lavá-la bem antes de consumir!

Mas, sabor, praticidade e versatilidade não são as únicas vantagens desta fruta. Abaixo, você conhece deliciosas receitas feitas com goiaba e, também, todos os benefícios que ela oferece à saúde (especialmente quando consumida na sua forma fresca)!

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8 receitas com goiaba para aproveitar o melhor da fruta

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1. Suco de goiaba com maracujá: um suco refrescante, saboroso e muito fácil de fazer. Você só vai usar a goiaba, o maracujá, água e adoçar a gosto, se necessário. Experimente sem adoçar, pois a própria goiaba já tem um sabor docinho e isso pode ser o suficiente para o seu suco.

2. Goiabada Cascão: uma ótima maneira de aproveitar as goiabas, ainda mais para os amantes de doces! Além delas, você usará somente água e açúcar. A combinação perfeita para um bom queijo!

3. Goiabada cremosa: uma goiaba caseira que fica deliciosa. Você só precisará das goiabas vermelhas, água, açúcar e suco de limão. Uma opção deliciosa para servir com queijo, ou, simplesmente, para passar no pão ou em bolachas.

4. Torta de goiaba: você vai precisar de goiabas vermelhas frescas, ovos, açúcar, farinha de trigo, creme de leite fresco e açúcar refinado. Uma sobremesa de sucesso, ideal para servir depois de um almoço de família, por exemplo.

5. Cuca de goiabada: receita trazida ao Rio Grande do Sul pelos imigrantes alemães, a cuca é, nada mais, nada menos, do que um bolo. A goiabada é a estrela desta receita, mas dá para fazer a cuca também de outros sabores, substituindo por uva, banana, doce de leite ou o que desejar.

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6. Sorvete de goiaba: é feito somente com a fruta, água e açúcar. Delicioso e refrescante! Quanto mais ele for batido, melhor…. Você pode usar potes de sorvete tipo Kibon e bater com processador de mão dentro do próprio pote. Assim fica prático e não suja muita louça.

7. Arroz doce de goiaba: a prova de que você sempre pode reinventar pratos, trocar ingredientes e descobrir novos sabores! A receita é simples, e você pode usar tanto o arroz arbóreo como o arroz branco.

8. Doce de goiaba diet: a versão sem açúcar deste doce delicioso. Você precisará apenas das goiabas vermelhas, adoçante e água. O doce pode ser consumido com torradas, pães, queijo branco e até para fazer doces e bolos. Também fica ótimo com o pão de queijo de frigideira.

5 benefícios da goiaba para a saúde

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Não só pela versatilidade a goiaba é queridinha em muitas casas. Você sabia que ela oferece diversos benefícios à saúde?

  1. É rica em vitamina C: Evelin Siqueira, nutricionista da clínica Dr.Família, explica que, por isso, a fruta auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, sendo vantajosa para a saúde como um todo.

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  2. Contém vitamina A: Evelin explica que a fruta está, então, ligada à boa saúde da pele e dos olhos.
  3. É rica em fibras solúveis: a nutricionista explica que tais fibras aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no controle da glicemia.
  4. A goiaba vermelha é rica em licopeno: Evelin explica que licopeno é uma substância importante na prevenção de câncer de próstata, colón e mama. Além disso, licopeno protege a pele contra os raios ultravioletas.
  5. Pode ser aliada da dieta: a fruta tem cerca de 73 calorias, podendo ser boa opção de lanche ou sobremesa numa dieta de emagrecimento. Pelo fato de possuir fibras solúveis, aumenta a sensação de saciedade, ajudando a pessoa a comer menos. Mas, deve ser consumida sempre conforme a orientação do nutricionista.

Evelin destaca que existem dois tipos de goiaba no Brasil: branca e vermelha. “A diferença nutricional entre elas é pequena, porém, a branca tem mais de vitamina A e C, sabor mais doce e polpa mais suculenta”, diz. E, vale destacar, somente a vermelha tem licopeno.

Goiaba como aliada da beleza

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Além de fazer bem para a saúde como um todo, a goiaba tem sido bastante utilizada em tratamentos caseiros relacionados à beleza da pele ou dos cabelos.

As folhas de goiaba, por exemplo, podem ser utilizadas para ajudar a combater a queda de cabelo. Basta colocar aproximadamente 30g de folha de goiabeira em 500ml de água aquecida, esperar uns minutos e desligar o fogo. Depois que o chá esfriar, as folhas podem ser descartadas, e aí é só aplicar o líquido no couro cabeludo, massageando bem durante 5 minutos. Após a massagem, deixe a solução agir por mais 30 minutos e depois enxague bem com água.

Há quem diga ainda que a goiaba ajuda a pele a recuperar seu brilho e frescor, quando utilizada como um esfoliante caseiro. Para fazê-lo, basta amassar um pedaço da polpa da goiaba e misturá-lo com a gema de um ovo, aplicando no rosto em seguida. Depois de 20 minutos com a mistura no rosto, é só enxaguar com água morna.

Não existem comprovações científicas em torno dessas receitas, apenas pessoas que relatam suas experiências pessoais, mas não custa arriscar!

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Como escolher e armazenar a fruta

“Escolha as goiabas de consistência firme, sem manchas ou picadas de insetos”, orienta Evelin.

A nutricionista acrescenta que a fruta pode ser conservada em geladeira por uma semana e que preferencialmente deve ser ingerida crua. “A polpa da goiaba pode ser utilizada na preparação de sucos e doces”, destaca.

Bons motivos para consumir a goiaba não faltam! Para usufruir dos benefícios que ela oferece à saúde, dê preferência a consumi-la como fruta mesmo, comendo inclusive a casca.

Mas, quando der vontade de comer um docinho, não há mal nenhum em preparar uma deliciosa goiabada às vezes, né?! Fica a dica!

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