Gema mole ou durinha: saiba quanto tempo deixar o ovo cozinhando para não errar

Chega de tentar a sorte na hora de cozinhar seus ovos! Com estas dicas, você vai saber como deixar a gema no ponto perfeito

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Fazer um ovo cozido pode parecer o que existe de mais básico na cozinha, mas isso não significa que todo mundo domina essa técnica, principalmente quando se trata de obter a gema mole ou mais durinha.

Afinal, um ovo cozido tem a mesma aparência que um ovo cru à primeira vista, então pode ser difícil saber se ele já está a seu gosto.

E essa tarefa pode ficar ainda mais complicada quando cada membro da família prefere a gema do ovo em um ponto diferente… Como você vai saber a hora certa de tirar o ovo da água?

Pois saiba que seus problemas acabaram! Basta seguir as nossas dicas para cozinhar os ovos até o ponto que você deseja, deixando a gema do jeitinho que você prefere.

Como deixar a gema do ovo no ponto ideal

Imagem: Dicas de Mulher

Independente do ponto da gema desejado, você deve começar colocando os ovos em uma panela e cobrindo-os com água fria para em seguida levá-los ao fogo alto. Assim que a água ferver completamente, desligue o fogo e tire a panela do fogão.

Leia também: 6 usos inusitados para a bandeja de ovos

Tampe a panela e acione o cronômetro de acordo com o ponto da gema. Para quem gosta da gema mais molinha, o segredo é retirar os ovos da água entre 5 a 8 minutos. Aos 5 minutos, a gema ainda vai escorrer ao ser cortada.

Quem prefere a gema mais firme deve deixar os ovos na água quente entre 9 a 14 minutos. Observe a imagem acima para escolher o ponto de sua preferência e saber qual é o momento exato de tirar os ovos da panela.

Dicas para cozinhar seus ovos à perfeição

Foto: iStock

Você já sabe quanto tempo deve deixar seus ovos mergulhados na água quente até atingir o ponto desejado para a gema, mas existem alguns truques para deixá-los ainda mais bonitos e saborosos. Anote:

  1. Se você não for comer o ovo imediatamente, coloque-o em água fria para interromper o cozimento e impedir que a gema passe do ponto;
  2. Tire os ovos da geladeira algum tempo antes de cozinhá-los, pois o choque térmico pode fazer com que a casca se quebra;
  3. Coloque algumas gotas de vinagre na água do cozimento para impedir que a clara escape pelas fissuras da casca e forme fios na água;
  4. A gema ficou com manchas verde-azuladas? Não tem problema. Isso significa apenas que os ovos cozinharam demais, fazendo com que o enxofre reagisse com o ferro e desse origem a essa coloração;
  5. Misturou ovos crus e cozidos? Então os observe contra uma lâmpada: o ovo cru é mais translúcido e permite que você veja a gema, enquanto o ovo cozido é completamente sólido e não é atravessado pela luz;
  6. Outra forma de diferenciar ovos cruz e cozidos é girando-os sobre uma mesa: os ovos crus são mais instáveis e pendem para os lados, e os ovos cozidos giram de forma mais rápida e uniforme.

Agora que você já sabe todos os segredos envolvidos na arte de cozinhar um ovo, que tal descobrir a diferença entre ovos brancos e marrons? Spoiler: eles são praticamente idênticos em aspectos nutricionais, mas existem outros fatores que influenciam a qualidade desse alimento.

Leia também: 9 alimentos que podem ser congelados e você nem sabia

Assuntos: Alimentação

Para você