Fumante: descubra como ficará seu rosto daqui a 20 anos

Conheça o app que mostra o possível resultado que o cigarro pode trazer ao rosto de um fumante e que permite a comparação com o rosto "não-fumante"

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Ao contrário do glamour pregado nas antigas propagandas de cigarro e no cinema, o cigarro é um destruidor da beleza, pois depois de alguns anos fumando, além do vício em nicotina, dos problemas de pulmão e do cheiro desagradável nas roupas, o fumante sofre com a degradação estética da pele, cabelos e dentes.

O National Health Service, instituição britânica responsável por prover serviços de saúde aos residentes legais da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte; ciente do alto índice de tabagismo dos países que cuida e com o objetivo de conscientizar a população jovem, criou um aplicativo para celular chamado Smoking Time Machine – Máquina do Tempo para Fumantes, que mostra como ficará o rosto dos fumantes em 20 anos.

A preocupação em conscientizar a população jovem sobre os malefícios do cigarro não é uma demanda drástica apenas nos países do Reino Unido. No Brasil, segundo estudos realizados pela equipe da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo, 15,1% da população brasileira é dependente de tabaco, e a experiência com o cigarro começa assustadoramente aos 13,5 anos de idade, por isso, campanhas educativas são feitas pelo Ministério da Saúde, há a regulação do ato de fumar em recintos coletivos e os preços do produto são aumentados.

Máquina do Tempo para Fumantes

Por enquanto, no Brasil nenhuma medida educativa tomou o mesmo viés do aplicativo britânico. Aqui as campanhas costumam argumentar mostrando os perigos que o cigarro traz à saúde, como as caixas de cigarro com imagens de danos à saúde.

Porém, Kate Norman, uma das criadoras da Máquina do Tempo para Fumantes, em entrevista ao site britânico Daily Mail, explicou que o uso da estética pessoal como argumentação para estimular o fim ou a redução do tabagismo costuma ter mais relevância, pois os argumentos sobre saúde geralmente são ignorados.

“Os jovens – especialmente, não costumam acreditar que as óbvias consequências do tabagismo, como câncer e doença pulmonar vão acontecer com eles. Mas esse aplicativo usa seus rostos e mostra-lhes como eles vão aparentar. É algo que é muito pessoal e difícil de ignorar.”, completa a senhora Norman.

O aplicativo funciona através do envio de uma imagem do próprio rosto arquivada ou fotografada no momento pelo usuário, após alguns instantes o sistema apresenta como resultado a foto alterada com as principais características físicas que os fumantes de longa data costumam ter: rugas profundas ao redor dos olhos e da boca, bochechas caídas e pele com palidez cinzenta.

Como exemplo e para a disseminação da Máquina do Tempo para Fumantes os designers deste aplicativo divulgaram em diversos web sites o resultado futuro do rosto da belíssima modelo fumante Kate Moss.

Smoking Time Machine aplicado na modelo Kate Moss. Foto: Daily Mail/Reprodução

Veja também a imagem que mostra como ficaria o rosto da modelo Rosie Huntington-Whiteley, daqui a 20 anos sem fumar e na segunda imagem, fumando durante os 20 anos. A diferença é enorme.

Rosie: hoje, no app, 20 anos sem fumar e 20 anos fumando. Foto: Dicas de Mulher

Para ter acesso a esta tecnologia no smartphone, basta fazer o download gratuito na iTunes Store, no caso dos iPhones, ou na Google Play Store, para os celulares cujo sistema operacional é o Android. Quem não tem celular com tecnologia Apple ou Google pode experimentar o aplicativo no site da Cumbria Partnership, que auxiliou o National Health Service a desenvolver o programa.

Assuntos: Parar de fumar, Pele

Para você