Bem-estar

Friendzone: quando ser apenas amigo não é o bastante

iStock

Atualizado em 04.10.22

“Sempre fui um grande amigo seu, só que não sei mais se assim vai ser”… Se essa música descreve a sua vida, talvez você esteja na friendzone – ou até mesmo colocando alguém nessa zona de “somos apenas amigos”. Quer refletir um pouco mais sobre esse assunto? Então continue lendo este post e tire as suas dúvidas.

O que é friendzone?

Friendzone é exatamente aquilo que a palavra sugere: uma zona de amizade. É nela que você fica quando gosta de alguém que vê você apenas como uma boa amiga. E o contrário também pode acontecer, claro. Nessa situação, você tem uma amizade com alguém que tem interesse sexual ou romântico em você.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, sem aviso nenhum. Se for recíproco, pode ser bem legal. Senão, gera um certo sofrimento.

5 fatos sobre friendzone para pensar

Medo, culpa, rejeição… Muitos são os sentimentos envolvidos quando há uma situação de friendzone. Confira abaixo reflexões sobre o tema.

1. Como identificar se você está na friendzone?

Giphy

Publicidade

Você está na friendzone quando percebe que sente algo a mais por aquela pessoa que considera você apenas uma amiga. Alguns sinais que indicam isso é quando seu alvo faz questão de deixar claro que vocês têm apenas uma amizade, quer apresentar você para outras pessoas, conta sobre seus relacionamentos amorosos ou mesmo está envolvido com alguém.

2. Vale a pena tentar sair da friendzone?

Giphy

Depende. Você está disposta a talvez prejudicar a sua amizade em nome de um possível relacionamento? Se sim, vá em frente: tenha coragem, declare os seus sentimentos e veja se é correspondida. Caso contrário, mantenha a relação da forma que está: apenas bons amigos.

3. Manter apenas a amizade é uma coisa ruim?

Giphy

Tudo bem que você gostaria de ter os seus anseios românticos correspondidos. No entanto, não podemos fazer com que as outras pessoas magicamente gostem da gente. O que resta é aproveitar a amizade que você tem: é muito bom ter alguém com quem conversar e aproveitar a vida, ainda que sem beijo na boca e mãos dadas.

4. Qual o problema de ser rejeitada?

Giphy

Publicidade

Nunca é fácil sofrer uma rejeição, e isso vale tanto em romances quanto em qualquer outro aspecto da vida. Nessas horas, tente não se colocar para baixo. Pense que não há nada de errado com você, e que as coisas acontecem da forma e no tempo que precisam acontecer. Melhor ser rejeitada agora do que viver uma história de amor que não é feliz no futuro.

5. Como lidar com a culpa?

Giphy

Pode ser que seu amigo ou amiga esteja sentindo algo mais especial por você. Se você corresponde a esses sentimentos, podem experimentar viver algo juntos. No entanto, você não precisa se sentir culpada se quiser manter tudo apenas na amizade. Tenha uma conversa franca com seu amigo e, se for preciso, se afaste por um tempo até que as coisas voltem a ser como eram antes.

Se você não estiver conseguindo lidar com isso, converse com alguma outra pessoa e, se preciso, busque ajuda profissional. Falar abertamente sobre sentimentos é libertador.

Para refletir um pouco mais

No fundo, todo mundo já passou pela friendzone. Abaixo, dicas de como lidar com ela e outros conselhos importantes.

Manual da cura da friendzone

Me apaixonei pelo meu amigo, e agora? Se essa é a dúvida que está passando pela sua cabeça nesse momento, vale a pena conferir as dicas do vídeo da Thata, que mostra como identificar essa paixão e como lidar com ela.

Tipos de friendzone

Publicidade

Quem ouviu um “amiga” da pessoa que gosta sabe o quanto isso pode ser dolorido. No vídeo acima, Maria Ventura apresenta de forma irreverente alguns tipos de friendzone. Você está em alguma delas?

Papo sincero sobre friendzone

De acordo com a youtuber Dora Figueiredo, não existe friendzone: apenas uma pessoa não quer se relacionar com a outra. Vale a pena assistir o vídeo para saber mais sobre o assunto.

Está sofrendo por um amor não correspondido e quer chorar as suas mágoas? Não deixe de conferir essa lista com 12 músicas de sofrência para cantar bem alto.

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.