12 receitas de fricassê de frango para um refeição rápida e saborosa

De provável origem francesa, o fricassê tornou-se popular no nosso país, devido a sua forma de preparo rápida e simplificada

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Gabriel Freitas 

Opção ideal para quem busca um prato rápido e com preparo simples, o fricassê de frango ainda se mostra opção versátil, podendo ser acompanhado de ingredientes quem lhe garantam muito mais sabor.

Este prato, que tem origem provável na França, chegou ao nosso país por volta do século XVIII, segundo os historiadores. Assim como o próprio nome diz, trata-se de um guisado de molho branco com carne de ave em pedaços, justificando seu ágil preparo.

A versão mais popular leva o peito de frango cozido e desfiado, agregando alto valor proteico à refeição. Por ser acompanhado de um molho, normalmente é servido no almoço, sendo considerada uma opção um pouco pesada para ser consumida à noite.

Com a possibilidade de variar o tipo de carne utilizada, ou ainda seus ingredientes base, torna-se um prato curinga para um almoço de domingo, ideal para servir junto com arroz e uma saborosa salada. Confira a seguir uma seleção de receitas de fricassê de frango e escolha sua favorita:

1. Fricassê de frango básico

Foto: Reprodução / Panelaterapia

O objetivo principal desta receita é preparar um prato rápido, fácil e saboroso. Para isso, é indispensável que o frango seja acompanhado com um molho bem cremoso, contendo ingredientes como extrato de tomate, leite integral, mostarda, requeijão cremoso e queijo parmesão ralado. Aprenda!

Leia também: Lasanha de frango: opção prática e saborosa para uma refeição caprichada

2. Fricassê de frango superfácil

Foto: Reprodução / Brisando na Cozinha

Para garantir mais sabor à esta versão, além do frango cozido e desfiado, seu molho ainda leva uma lata de milho verde, esta mesma medida de azeitonas e pimenta dedo-de-moça sem sementes. Aqui, o leite integral é substituído pelo creme de leite e o queijo parmesão pela mussarela fatiada. Saiba como preparar.

3. Fricassê de frango simples

Foto: Reprodução / Gordelícias

Nesta receita, a cremosidade do molho é garantida pelo uso do requeijão cremoso e o creme de leite fresco. O frango é dourado na manteiga, assim como a cebola, conferindo um sabor todo especial. Para um acabamento diferenciado e com mais sabor, polvilhe farinha de rosca por cima antes de levar ao forno. Confira os detalhes da receita.

4. Fricassê de frango cremosíssimo

Foto: Reprodução / Fabi Santina

Novamente a cremosidade é o destaque do prato. Aqui o molho é elaborado com requeijão cremoso, creme de leite e o auxílio do queijo parmesão ralado. Vale lembrar que um dos destaques deste prato é sua finalização com a batata palha, adicionando crocância e contraste de texturas ao mesmo. Aprenda como preparar esta delícia!

5. Fricassê de frango rapidex

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

Buscando garantir um molho cremoso e uniforme, aqui o creme de leite, o requeijão e o milho verde são batidos todos juntos no liquidificador, formando um creme de milho para acompanhar o frango desfiado. A mussarela ralada deverá ser aplicada na camada superior, seguida pela batata palha. Fica pronto em apenas 30 minutos de forno. Veja a receita completa.

6. Fricassê de frango com alho-poró

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

Com alguns diferenciais, esta receita leva peito de frango cortado em cubos e não desfiado. Para deixá-la mais leve, o requeijão cremoso é substituído pelo creme de ricota. O alho-poró deixa seu sabor marcante ao ser adicionado em fatias finas, junto de uma pitada de noz-moscada. Confira o passo a passo.

Leia também: 23 receitas de empadão de frango para uma refeição mais saborosa

7. Fricassê de frango com alho-poró, mussarela e requeijão

Foto: Reprodução / Pitadinha

Nesta versão, novamente o milho verde é batido no liquidificador com o creme de leite e o requeijão, resultando em um creme de milho saboroso e supercremoso. O peito de frango será refogado com o alho-poró, absorvendo todo o seu sabor. Para mais sabor, a mussrela é aplicada sobre o creme, sendo gratinada no forno. Vejacomo preparar.

8. Fricassê de frango com azeitonas

Foto: Reprodução / Chocorango

Aqui o prato é apresentado em uma versão mais simples, utilizando poucos ingredientes. A base do creme é elaborada com creme de leite, requeijão, milho verde e água. O frango deve ser cozido e desfiado e, para acompanhá-lo, azeitonas em rodelas. Por fim, uma camada de queijo mussarela e a batata palha. Aprenda!

9. Fricassê de frango com azeitonas pretas

Foto: Reprodução / Yes We Cook!

O diferencial desta receita está no uso de azeitonas pretas picadas para incrementar o molho. Com sabor marcante, elas deixam o creme mais aromatizado, ótimo para receber o peito de frango desfiado que foi cozido com alho-poró, cebola, alecrim e pimenta-do-reino.

10. Fricassê de frango vegano

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Opção ideal para quem não consome produtos de origem animal, aqui a carne de frango é substituída pela popular “carne” de jaca. O molho também recebe ingredientes inusitados para garantir sua cremosidade: uma batata cozida, leite vegetal de coco, água e aveia para ajudar a engrossar o caldo. Para uma apresentação diferenciada, em vez de utilizar batata palha, adicione uma batata chips ao prato. Veja os detalhes do preparo.

11. Fricassê de frango low carb

Foto: Reprodução / Vida Low Carb

Buscando reduzir o excesso de carboidratos resultante do creme feito com o milho e o leite, nesta versão o milho verde é substituído pelo purê de abóbora moranga, adicionando ainda mais nutrientes ao prato. Para adicionar ainda mais sabor, bacon picado em pedaços pequenos, ervilhas e mostarda Dijon.

Leia também: 34 receitas deliciosas e diferentes de torta de frango

12. Fricassê de frango light

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Uma ótima opção para quem deseja uma refeição com calorias reduzidas ou ainda para quem é intolerante à lactose. Aqui, a autora trocou o creme de leite tradicional pelo creme de cottage sem lactose. Este deve ser batido junto ao milho para um creme mais saboroso, o qual ainda ganhará tomates cortados em cubos. Confira a receita completa.

Ideal para quem busca uma opção rápida e fácil, o fricassê de frango é um prato versátil, podendo ganhar novos ingredientes, desde que sua base seja respeitada: um creme saboroso, pedaços de peito de frango, uma camada de queijo para gratinar e batata palha para finalizar. Solte sua imaginação e faça sua própria versão do prato!

Dicas pela Web
Comentários