Estas fotos vão fazer você mudar seu pensamento sobre calorias

Reduzir a ingestão de calorias não significa necessariamente comer menos

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você precisa emagrecer por questão de saúde ou porque não está se sentindo bem com seu corpo? Nesse caso, é possível que você já esteja sofrendo ao pensar que vai ter que reduzir a quantidade de calorias ingeridas, ou seja, comer menos, o que provavelmente vai te deixar com fome.

É verdade é que a maior parte das dietas de emagrecimento requer que as pessoas diminuam a ingestão de alimentos como doces e frituras, mas a parte de sentir fome não é necessariamente verdadeira. Ingerir menos calorias não significa fazer um prato minúsculo, mas sim fazer boas escolhas.

Veja algumas fotos que mostram que ter uma alimentação saudável está longe de passar fome ou deixar de comer o que você mais gosta:

1. Carne com 5% e 12% de gordura

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Embora esses pratos sejam muito parecidos, existe uma diferença de quase 200 calorias entre eles. Isso se explica pelo tipo de carne utilizado em cada um: o prato da esquerda foi feito com carne contendo 5% de gordura, enquanto a carne do lado direito tem 12%.

Além disso, o prato menos calórico foi preparado com um azeite de oliva em spray (que não é muito comum no Brasil), enquanto o outro levou 1 colher de chá desse ingrediente. De qualquer forma, o azeite de oliva é uma gordura boa para o nosso organismo – optar por carnes magras é o que realmente vai fazer a diferença.

2. Molho e maionese: evite as calorias adicionais


Esses dois pratos de salada, batata assada e atum parecem idênticos, assim como acontecia na foto anterior. Porém, existe uma diferença de 246 calorias entre eles, que se explica pela escolha do molho, da maionese e do óleo que foram utilizados para preparar cada refeição.

Além do spray de azeite de oliva já mencionado anteriormente, o prato da esquerda levou molho Caesar e maionese em suas versões light, enquanto o prato mais calórico foi preparado com as versões regulares desses produtos.

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Uma refeição composta por salada, batata e atum consiste em um prato saudável e equilibrado. Porém, se você deseja emagrecer, vale a pena ficar de olho nessas calorias “invisíveis”.

3. Não adianta olhar apenas as calorias

Essas porções de amêndoas e balas de goma têm 188 calorias cada uma, mas isso não significa que elas exercem o mesmo efeito sobre a sua saúde. Afinal, as calorias não são a única coisa que importam ao decidir o que você vai comer.

As amêndoas oferecem benefícios como o controle dos níveis de açúcar no sangue (o que protege contra o diabetes do tipo 2) e a regulação dos níveis de colesterol bom e ruim. Além disso, a gordura boa presente nessas oleaginosas ajuda a dar sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos depois.

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As balas, por sua vez, são ricas em corantes e flavorizantes artificiais e contêm uma grande quantidade de açúcar. Em consequência, elas causam pico glicêmico e dão ainda mais fome pouco tempo depois de serem consumidas – sem oferecer nenhum benefício para o organismo.

4. O tamanho da porção também importa

Esse está fácil, não é mesmo? A diferença de 150 calorias entre os dois pratos está na quantidade de manteiga de amendoim: foram 15 gramas na torrada da esquerda e 40 gramas na da direita. Ou seja, você não precisa deixar de comer tudo o que você mais gosta, mas quem deseja emagrecer precisa ficar de olho nas quantidades dos itens mais calóricos.

5. A diferença no final do dia é grande

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Nesta comparação, podemos ver como as escolhas podem fazer muita diferença no final de um dia: são 550 calorias a mais na foto da direita. Como já vimos anteriormente, algumas das razões para isso estão na quantidade de gordura da carne e na diferença calórica entre as versões light e regular do molho Caesar e da maionese.

Além disso, essas duas composições também se diferenciam pelo suco de laranja (regular e light), pelo mingau de leite de amêndoas (com e sem açúcar) e pelo iogurte (integral e desnatado).

Como você pode perceber, reduzir a ingestão de calorias não significa necessariamente comer menos, mas sim fazer escolhas inteligentes sem ter que se privar daquilo que você mais gosta (afinal, tem até um chocolate na foto acima!). A comida não é sua inimiga, mas sua relação com ela pode ser ainda melhor se você prestar atenção a esses pequenos detalhes.

Assuntos: Alimentação

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