Moda e Beleza

Fortalecedor de unhas: saiba tudo sobre este produto poderoso

Canva

Atualizado em 17.07.23

Unhas fortes, bem tratadas e com um aspecto saudável é o sonho de toda mulher, não é mesmo? Afinal, além do cuidado com todo o corpo, dar uma atenção especial para a saúde das unhas é de extrema importância. É pensando nisso que vamos falar sobre um produto maravilhoso e que traz resultados a curto prazo: o fortalecedor de unhas.

Mas antes de tudo, é preciso saber o que causa a quebra das unhas. A partir daí, você pode investir em um fortalecedor ou até mesmo preparar o seu em casa. Confira tudo a seguir!

O que causa a quebra das unhas?

iStock

De acordo com a médica dermatologista Bárbara Faria Corrêa Gomes (CRM: 1974/2011), são diversos os fatores que causam a quebra das unhas. Entre eles, os principais são: anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

“Além disso, dietas radicais que fazem a pessoa perder muito peso rápido, hereditariedade e uso de determinados medicamentos também podem trazer fazer com que as unhas quebrem com maior facilidade”, completa.

Publicidade

Qual fortalecedor de unhas comprar?

Investir em um fortalecedor pode ser a saída para resolver o problema das quebras e também do aspecto não saudável das unhas. Abaixo, você confere uma lista com os melhores produtos do mercado:

Dicas de Mulher

  1. Base Casco de Cavalo Maru com Cálcio e Pantenol, na Ikesaki Cosméticos
  2. Fortalecedor de Unhas Neoceuticals Neostrata, na Época Cosméticos
  3. “Sinto que minhas unhas estão saudáveis e as unhas que quebraram tem crescido de forma contínua.” – Leslie Leite

  4. Esmalte Risqué Technology Reparador Noturno, na Extra
  5. “É um óleo vitaminado com vários ingredientes para hidratar e fortalecer suas unhas e cutículas, tem um cheirinho super suave e que quase nem dá para sentir.” – Carol Lopes

  6. Óleo Fortalecedor de Unhas Granado Pink, na Época Cosméticos
  7. “O que eu amei nesse produto é que ele é livre de parabenos. Não tem conservantes, não tem corantes, ele é realmente um produto natural.” – Cybele Barone

  8. Endurecedor de Unhas Mavala Scientifique, na Americanas
  9. “Ele é maravilhoso e cumpre tudo que promete. Se você tem unhas tão frágeis e quebradiças quanto as minhas e quer investir em algo para ajudá-las a ficar mais fortes, se joga no Mavala que é maravilhoso.” – Nana Bastos

    Publicidade

Em geral, os produtos possuem preços acessíveis e podem ser encontrados facilmente em farmácias, lojas online ou redes de cosméticos. Ao usá-los, é importante ainda que haja a integridade de matriz das unhas e a boa vascularização da região, pontos que, segundo Gomes, podem ajudar no crescimento forte e saudável das unhas.

Fortalecedor de unhas caseiro

Algumas receitas caseiras de fortalecedores também garantem resultados efetivos na saúde das unhas. Assista aos vídeos abaixo e aprenda a preparar!

Base fortalecedora caseira

Esse vídeo ensina a fazer uma base bomba cheia de vitaminas para deixar as suas unhas mais fortes. Você vai precisar de apenas uma base fortalecedora, cravos-da-índia e alho. Assista ao vídeo para aprender como fazer e aplicar essa base caseira.

Receita caseira fácil e rápida para fortalecer as unhas

Com casca de ovo triturada, limão e alho a Lu prepara um fortalecedor de unhas poderoso. A mistura deve ser aplicada nas unhas sem esmalte todos os dias até que as mesmas fiquem firmes.

Como usar limão para ter unhas fortes

A Lu ensina ainda como fortalecer as unhas com apenas um ingrediente: limão. Basta cortar o limão pela metade, colocar as unhas dentro da fruta e deixar agir por meia hora.

Publicidade

Unhas fracas e quebradiças nunca mais!

A cebola também é um ingrediente que ajuda no fortalecimento das unhas. No vídeo, a Valquíria deixa a hortaliça ralada agir sobre as cutículas por 10 minutos.

Viu só como é fácil preparar um fortalecedor caseiro? Com ingredientes simples que você tem em casa já é possível promover a saúde e o crescimento das suas unhas! Cuidado apenas com as receitas que levam limão: não se exponha ao sol antes de lavar bem as mãos caso tenha utilizado o ingrediente.

6 dicas para ter unhas sempre fortes

iStock

  1. Hábitos alimentares saudáveis: alimentos como leite, ovos, couve, espinafre, abacate e fígado são ideais para ajudar no fortalecimento das unhas. Deve-se também manter acompanhamento médico para revisão de exames de sangue e ingerir vitaminas em doses certas.
  2. Cuidado com o formato: recomenda-se que as unhas sejam cortadas em formato oval, que é o mais resistente e estimula o crescimento.
  3. Alerta para as cutículas: as cutículas devem ser mantidas, pois protegem as unhas das infecções fúngicas e bacterianas.
  4. Deixe a unha respirar: a fim de evitar o ressecamento das unhas, é importante deixá-las sem esmalte por pelo menos um dia na semana.
  5. Evite a acetona: dê preferência aos removedores de esmalte alternativos à acetona para que as unhas não fiquem frágeis.
  6. Aposte em luvas: procure sempre usar luvas ao lavar louças e roupas, evitando assim o contato prolongado com agentes irritantes.

As dicas da Dra. Bárbara são fundamentais para manter as unhas fortes e sempre bem cuidadas. As recomendações acima e o uso de algum fortalecedor, seja ele comprado ou caseiro, são a combinação certa para devolver a saúde às suas unhas! Uma outra dica de produto que promete um efeito parecido é o da base com formol, mais uma opção para fortalecer suas unhas.

Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.