Moda e Beleza

Formato de unhas: tendências que vão do pico da montanha à bailarina

Naiara Britto

Em 18.07.23

As unhas decoradas têm o poder de transformar o visual das mãos, além de se destacarem nas composições de looks. Você pode combinar cores, desenhos, adesivos, pedrarias, glitter e muito mais. Entretanto, antes de partir para a decoração, vale escolher o formato de unha que mais combina com a sua personalidade. Quer saber como? Então, continue a leitura e aproveite as dicas.

10 formatos de unhas que você precisa conhecer

Dicas de Mulher

Os formatos de unhas, além de realçarem a aparência das mãos, transmitem a mensagem que você deseja passar. Seja um estilo clássico, moderno, ousado ou romântico, harmonize o formato e a nail art com seu estilo e ocasião. Abaixo, conheça os modelos mais pedidos nos salões de beleza:

Formato quadrado

As unhas quadradas são clássicas e estão entre as prediletas das mulheres há muito tempo. Lixadas de maneira linear, as pontas devem formar um quadro perfeito, com os cantos em ângulo reto, o que dá um toque de sofisticação ainda maior às mãos. O formato é conhecido por sua durabilidade e resistência.

Publicidade

Formato oval

Elegantes e delicadas, as unhas ovais também estão entre as mais pedidas. O estilo é caracterizado por ter uma ponta arredondada, criando uma forma oval suave e resistente. O formato ajuda a alongar visualmente os dedos, combinando com todos os tipos de mãos, principalmente as menores, pois suaviza os contornos e equilibra as proporções.

Formato amendoado

As unhas amendoadas são estreitas e afiladas nas laterais, com pontas arredondadas que lembram o formato de uma amêndoa. Também conhecidas como almond, assim como o formato oval, alongam os dedos, resultando em um visual refinado.

Formato stiletto

As unhas stiletto são ousadas e dramáticas. Inspirado nas garras dos felinos, o formato é caracterizado por ser longo e pontiagudo, criando uma aparência afiada e estilizada. É importante ressaltar que apesar de lindas, as unhas com pontas finas não são muito práticas para o dia a dia, pois quebram com facilidade.

Publicidade

Formato bailarina

Para quem gosta das unhas quadradas, mas deseja dar um toque contemporâneo ao formato, as unhas bailarina são perfeitas. O modelo é inspirado nas sapatilhas usadas pelas dançarinas, apresentando uma combinação de características do formato stiletto e do quadrado. Apesar de ser longa, a forma é mais estável e menos propensa a quebras.

Formato coffin

Assim como as unhas bailarina, o formato coffin é uma combinação do stiletto com o quadrado. Ou seja, possui uma borda reta que vai afilando até a ponta. A diferença mais notável está no lixamento linear das laterais e da ponta. Para manter a forma, é essencial ter cuidado ao realizar atividades que possam causar impactos.

Formato redondo

Com um estilo atemporal, as unhas redondas transmitem um ar de naturalidade às mãos. As laterias e pontas curvas formam um semicírculo perfeito. Entre suas vantagens, estão a simplicidade, facilidade de manutenção e resistência. Também é um dos melhores formatos para o dia a dia e combina com todos os estilos.

Formato montanha

Também conhecido como edge, o formato montanha está fazendo sucesso entre celebridades internacionais. As unhas com bordas retas e afiadas criam uma aparência angular e marcante. O estilo é perfeito para quem busca um visual moderno, arrojado e fora do convencional. Vale apostar em nail arts geométricas oara ressaltar a forma.

Publicidade

Formato squoval

As unhas squoval recebem esse nome devido à junção das palavras “square”, que significa quadrado, e “oval”, descrevendo perfeitamente a união equilibrada, sofisticada e lindíssima do formato. Aqui, as bordas arredondadas e a base são lixadas linearmente, suavizando a aparência marcante dos ângulos. O estilo combina com todos os comprimentos de unhas.

Formato batom

Um dos formatos menos populares, porém mais ousado e diferente é o batom, que leva esse nome devido à semelhança de sua forma chanfrada com a ponta de um batom. Originais e nem um pouco convencionais, essas unhas oferecem uma aparência dramática e marcante. Entretanto, por serem pontiagudas e não lineares, estão mais propensas a quebras.

Para chegar ao formato que você mais gostou, a dica é apostar em um alongamento de unhas. Há várias técnicas disponíveis no mercado. Entretanto, antes de escolher, considere sua personalidade, rotina e preferências.

Como escolher o melhor formato de unha

Seja para quem tem unhas grandes ou pequenas, é possível apostar em um formato que ressaltará a beleza de suas mãos. Vale saber que cada forma possui pontos positivos e negativos. Se a beleza atrapalha sua vida, ela deixa de ser bela. Por isso, reflita sobre os pontos abaixos, que te ajudarão a ter unhas lindas e funcionais:

  • Considere o formato natural de suas unhas: claro, nenhum estilo é proibido, porém, para uma escolha certeira, é essencial considerar o formato natural de suas unhas. A partir disso, veja qual modelo se adapta à estrutura delas. Assim, você não precisará fazer a manutenção com tanta frequência.
  • Pense no seu estilo de vida: o que você faz no seu dia a dia? Malha ou tem contato constante com água e ferramentas que podem causar impacto em suas unhas? Tudo isso precisa ser considerado na hora de escolher o formato e o comprimento. Se você tem um estilo de vida mais ativo ou trabalha com as mãos, aposte em um formato de unha mais resistente e prático.
  • Compreenda seu estilo pessoal: alguns formatos transmitem uma imagem mais clássica e elegante, como as unhas ovais e squoval. Outros combinam com personalidades ousadas e modernas, como as unhas stiletto e coffin.
  • Observe o tamanho e o formato de seus dedos: considere o resultado que você deseja alcançar. O formato oval, por exemplo, combina com dedos curtos, pois cria uma sensação visual de amplitude. Para dedos finos e longos, as unhas quadradas trazem a sensação de equilíbrio.

Se você gosta de unhas decoradas delicadas, considere o formato redondo. Essa também é uma boa ideia para quem tem unhas fracas ou quebradiças, pois, como não possui pontas, diminui o risco de partir ou rachar. Outra dica é experimentar diversos formatos, assim, você testa qual mais te agrada e valoriza suas mãos.

Qual formato de unha quebra menos?

Antes de pontuar os formatos menos propensos a quebras, é importante ressaltar que a resistência das unhas depende de cada pessoa – de seu organismo, suplementação vitamínica e da própria estrutura das unhas. Ainda assim, alguns formatos evitam a quebra constante, entre eles, o quadrado, o squoval, o almond e o oval.

Qual formato de unha está na moda?

Seja em unhas naturais ou alongadas, o formato que mais tem ganhado o coração das mulheres e se tornou uma tendência dos últimos anos é o almond, também conhecido como amendoado. O visual sofisticado alonga as mãos, além de ser extremamente resistente e versátil quanto à esmaltação e artes. Também estão entre os mais pedidos, os formatos stiletto, bailarina, oval e squoval.

Para seguir a tendência, na próxima vez que for à manicure, aposte na unha almond decorada. Contudo, lembre que você faz a sua moda! Então, escolha um formato que te faça se sentir poderosa.

Como fazer formatos de unhas

Antes de modelar suas unhas, converse com uma profissional. A blindagem de unha é uma opção para aumentar a durabilidade da esmaltação, corrigir imperfeições e ajudar no crescimento natural. Com a dica anota, acompanhe tutoriais práticos:

Formatos de unhas na fibra de vidro

Aprenda a fazer os quatro formatos de unhas mais queridinhos com as dicas imperdíveis da nail designer Isabele. A profissional realiza um tutorial completo, que vai desde o passo a passo da realização da unha fibra de vidro até explicações para lixar nos formatos bailarina, stiletto, almond e quadrada!

Mudando o formato das unhas

Cansou das unhas quadradas e deseja mudar? Então, que tal tentar o formato almond? Nesse tutorial, Talita Cardozo ensina qual a melhor maneira de lixamento para mudar o formato, deixando-o amendoado, delicado e superfeminino!

Formato stiletto em unhas naturais

Para quem ama unhas mais longas e afiadas, o formato stiletto é perfeito. Por ter um acabamento mais afilado, o lixamento não é tão simples, no entanto, com as dicas de Larissa Leite, não tem como errar na hora de modelar as unhas.

Lixando as unhas quadradas corretamente

As unhas quadradas são clássicas e lindas. Todavia, o lixamento, que parece simples, exige cuidado para um resultado simétrico. Nesse vídeo, Ana Carla fala sobre os materiais necessários, a posição da unha e truques práticos para deixar o formato perfeito!

Formato arredondado em unhas curtas

Unhas curtas não precisam ser descuidadas! Renata ensina o passo a passo para arredondar as unhas naturais curtinhas. O tutorial é simples e bem detalhado. Vale a pena conferir.

Com unhas longas ou curtas, seja criativa e experimente diferentes formatos para encontrar o seu preferido. Lembre-se que unhas perfeitas precisam de cuidados, por exemplo, intervalo entre as esmaltações e atenção à saúde das cutículas.

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.