9 formas pouco conhecidas de combater a ansiedade

Alguns tratamentos naturais já estão sendo usados por especialistas e podem ser aliados para lidar com o problema

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Quem sofre de ansiedade sabe que há inúmeros conselhos para lidar com a situação, mas todos dizem sempre as mesmas coisas: respirar profundamente, meditar, escrever suas preocupações.

Mas se essas técnicas não estiverem funcionando para você, experimentar algumas alternativas diferentes pode ajudar. Novos hábitos podem diminuir os sintomas do dia a dia, mesmo que não erradiquem completamente o problema.

As terapias holísticas são bons exemplos e que já vêm sendo usadas como tratamentos naturais por alguns especialistas, que garantem sua eficácia. Por definição, holística significa tratar a pessoa inteira, fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Veja algumas sugestões:

1. Fazer auto-hipnose

Foto: iStock

A hipnose pode ser usada em si mesmo para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade. Não é preciso ter medo. É apenas uma forma simples de ajudar o cérebro a mudar de “sintonia”. As ondas cerebrais rápidas, associadas ao trabalho, ao estresse e à ansiedade, são transformadas em ondas cerebrais lentas, sonhadoras e relaxantes. Existem vários aplicativos que podem ser usados para ajudar a começar a auto-hipnose.

2. Combinar prebióticos e probióticos

Foto: iStock

A saúde intestinal desempenha um papel importante na saúde mental, e nesse sentido, cuidar da saúde do seu intestino pode ter resultados surpreendentes. Para isso a dica é combinar alguns alimentos probióticos – que ajudam a fortalecer a flora bacteriana – com alimentos prebióticos – que estimulam o sistema imunológico e combatem inflamações.

Leia também: É possível controlar a ansiedade?

3. Colorir uma mandala

Foto: Reprodução / Cindy Helmkamp

Os livros de colorir para adultos aumentaram sua popularidade recentemente. E isso tem uma boa razão. Pesquisadores concluíram que colorir por 10 minutos por dia pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Mas não é simplesmente colorir qualquer coisa. A pesquisa comparou os diferentes padrões e as mandalas foram os mais eficazes na cura.

4. Descobrir os melhores alimentos

Foto: iStock

Os especialistas dizem que certos alimentos podem afetar a saúde mental. Por exemplo, comer muito açúcar refinado ou farinha refinada pode aumentar a ansiedade. Encontrar um equilíbrio nas refeições é importante. Incorpore opções mais saudáveis, vá testando e faça ajustes quando necessário.

5. Pisar na terra

Foto: iStock

Ficar com os pés descalços em superfícies naturais da terra pode fazer maravilhas pela ansiedade. Uma pesquisa mostrou que a ligação com a terra ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e a irritabilidade. Isso acontece porque nossos corpos e mentes são afetados pelo ritmo do dia e da noite, das estações, da lua. Por isso há uma sensação diferente quando se está em uma praia com os pés nas ondas ou de pé em uma montanha.

6. Usar essências florais

Foto: iStock

As essências de flores são infusões de ervas feitas a partir da parte florida da planta, que abordam de forma única os aspectos emocionais e mentais do bem-estar. São seguras e sem efeitos colaterais, mas devem ser prescritas especificamente para uma pessoa e seus desafios específicos, seja medo, preocupação ou outros comportamentos obsessivos.

7. Praticar Yoga Nidra

Foto: iStock

O Yoga é ótimo para reduzir o estresse e a ansiedade, mas o yoga nidra é uma forma diferente dessa prática que não envolve exercício ou movimento. É uma terapia de relaxamento profundo que utiliza uma técnica de meditação guiada específica, escutada em uma posição confortável por 20 a 35 minutos por dia. Estudos já provaram que pacientes com ansiedade leve a moderada e sintomas depressivos apresentaram melhora significativa após seis meses dessa prática.

Leia também: 10 calmantes naturais que ajudam a tratar a ansiedade, insônia e até depressão

8. Fazer trabalhos voluntários

Foto: iStock

Ajudar os outros pode realmente melhorar seu próprio bem-estar psicológico. Fazer algo significativo ajuda a permanecer ativo. E trabalhar com pessoas, com o voluntariado, pode ser uma boa solução.

9. Usar a Técnica de Liberdade Emocional (EFT)

Foto: iStock

A técnica de liberdade emocional (sigla EFT em inglês) usa os meridianos, que são os pontos de pressão da medicina chinesa, para ajudar a reduzir a ansiedade. Ao tocar com as pontas dos dedos os meridianos específicos, inserindo a energia em movimento, eles irão se mover para um foco mais positivo. Na internet há páginas que ensinam melhor esta técnica.

Embora essas dicas não curem a ansiedade, eles certamente oferecem alívio, especialmente quando transformadas em hábitos diários. E têm poucos efeitos colaterais, ou seja, não causam danos. Por isso, vale a pena experimentar!

Assuntos: Bem-Estar

Para você