10 formas de agradecer aquela amiga que está ao seu lado desde a infância

Mesmo na correria do dia a dia, é importante dedicar um momento para agradecer o que sua amiga faz por você

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Fazemos amigos em todas as fases da vida: na escola, na faculdade, no trabalho, na internet, em festas, em grupos dos mais variados tipos. E isso, é claro, é maravilhoso e pode render amizades profundas, sinceras e duradouras.

Mas, embora grandes amizades possam nascer e florescer na vida adulta, aquelas que conservamos desde a infância tem um quê especial. Afinal, são essas as pessoas que você viu crescer, que estão nas suas fotos durante aquela terrível fase da adolescência em que o seu cabelo estava péssimo e que estiveram presentes em cada um dos seus aniversários por mais de uma década.

Uma amizade de longa data pode até começar a parecer natural e algo permanente na sua vida, mas não é algo banal. Ter alguém que divide todos os momentos com você desde a infância e continua ao seu lado, mesmo depois de assumir todas as responsabilidades da vida adulta, é algo raro. As pessoas mudam, seguem caminhos diferentes e é natural que algumas amizades se percam. Mas, o amor de uma amiga de infância é incondicional e ela passa por todas as mudanças com você, ainda que a “manutenção” da relação seja mais difícil.

É provável que você tenha uma amiga assim, que está ao seu lado há mais tempo que qualquer outra. E, justamente por isso, talvez você não se lembre de agradecê-la com frequência por tudo o que ela já te fez; e não apenas pelos favores pontuais ou grandes atos, mas também por cada pequena ação do dia a dia.

Confira alguns motivos para agradecer sua amiga de infância e tire um minutinho do seu dia para lembrá-la do quanto ela é importante.

Leia também: 12 lições que podemos aprender com vídeos de mulheres incríveis

1. “Obrigada por tornar as coisas chatas mais divertidas”

"Tô bonita?" Foto: Reprodução/Giphy

“Tô bonita?” Foto: Reprodução/Giphy

Agradeça a sua amiga por te chamar para sair e te fazer rir depois do término de um namoro. Pela tensa época de vestibular, em que vocês foram juntas para as provas e a pressão se dissolveu um pouco. Pela faxina feita em conjunto, enquanto vocês cantavam uma música qualquer. Pelas vezes em que você teve companhia em salas de espera ou filas de banco e o atendimento não pareceu demorar tanto assim.

Uma amiga de infância já deve ter estado ao seu lado em muitos momentos chatos ao longo dos anos, fazendo com que passassem mais rápido, amenizando o tédio ou a tristeza e até transformando-os em memórias queridas.

2. “Obrigada por sempre arranjar tempo para mim”

As coisas vão ficando mais complicadas conforme vamos crescendo e o tempo disponível não é mais aquele dos tempos de criança – afinal, faculdade, trabalho, relacionamentos, filhos e outras responsabilidades exigem dedicação e nos mantêm ocupadas. Apesar disso, as melhores amigas sempre arranjam um tempo para você. Seja combinando encontros, dando um telefonema ou enviando uma simples mensagem, elas estão reservando momentos da vida delas para dedicar a você.

3. “Obrigada por ouvir todas as minhas reclamações”

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Essa amiga já te ouviu reclamar do seu trabalho, de professores, da família, do chefe, da primeira paquera, de todos os namoros, de outros amigos. Ela pacientemente escutou enquanto você discorria sobre tudo o que estava dando errado na sua vida e recebeu relatos detalhados sobre cada crise de identidade. Ter alguém que escolhe continuar disponível como ouvinte de todos os problemas de uma vida inteira não é algo comum; não se esqueça de agradecer por isso.

4. “Obrigada por acreditar em mim”

A amiga de infância já te viu enfrentando muitas barras, viu os fracassos, as superações e as vitórias. Ela sabe do que você é capaz e enxerga o seu potencial até quando você mesma não o vê. Provavelmente, essa é a amiga que apoia seus planos, fortalece seus sonhos e ajuda a superar as inseguranças – tudo porque ela acredita em você.

Leia também: 10 coisas que não se deve dizer a uma amiga que foi traída

5. “Obrigada por ceder em alguns momentos”

Existem situações em que você e sua amiga não concordam ou não querem a mesma coisa, é natural. E, às vezes, para que as coisas funcionem, alguém precisa ceder. É provável que ambas já tenham feito isso, mas não se esqueça de agradecer pelas vezes em que a sua amiga abriu mão da própria vontade em nome da dupla. Pode ter sido na escolha de um restaurante para almoçar ou em que filme vocês veriam no cinema; pequenos detalhes como estes constroem a amizade.

6. “Obrigada por cuidar de mim”

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Pode ser acompanhando em uma consulta médica, consolando depois de uma demissão, dando uma carona ou te levando para casa em segurança quando você bebeu demais naquela festa. Ainda que leve algumas broncas de vez em quando, você sabe que isso acontece porque ela está cuidando de você.

7. “Obrigada por acolher minhas novas amizades”

A amiga mais antiga, ainda que seja das mais ciumentas, uma hora ou outra precisa acolher as suas novas amizades. E não só amizades: a sua amiga já teve que acolher romances, namoros e outras pessoas que fizeram parte da sua vida por algum tempo. É assim que grupos acabam se formando, você apresenta a sua amiga para todo mundo e fica feliz com a aprovação dela. Para quem já está com você há tanto tempo, pode não ser fácil “perder espaço” e compartilhar seu tempo com novas pessoas. Agradeça pelo esforço que ela faz para estar sempre perto de você, independente de outros.

8. “Obrigada por entender exatamente o que estou sentindo”

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Ao longo dos anos, a amiga de infância já te conhece melhor que qualquer outra pessoa – melhor até que a sua própria família. Por isso, poucas palavras são o suficiente para transmitir a ela o que você está sentindo. Ou palavra nenhuma: basta um olhar e vocês já conseguem se entender. Ela sabe o que ela pode e o que não pode te dizer nos momentos certos, e é um alívio não ter que se explicar todas vezes.

9. “Obrigada por guardar segredo”

Sua amiga mais antiga pode ser também a sua maior confidente e a primeira pessoa que você procura quando precisa que um segredo seja guardado. Foi para ela que você contou sobre a sua primeira paquera, dividiu angústias e confessou coisas as quais teria vergonha de admitir para outras pessoas. E ela sempre sabre guardar o segredo, ainda que isso exija muito e não seja nada simples.

10. “Obrigada por compartilhar uma vida inteira”

Foto: Reprodução/Giphy

Foto: Reprodução/Giphy

Afinal, vocês passaram mais da metade da vida juntas. Vocês conhecem as famílias umas das outras e são tratadas como tal, os álbuns de fotos estão recheados do rosto dela, vocês estudaram, trabalharam, viajaram, dormiram, festaram e se divertiram juntas. Ela está presente na maior parte das suas memórias – boas ou ruins. Não podemos escolher família e relacionamentos vêm e vão, mas a sua amiga tem uma presença permanente e, todos os dias, vocês escolhem continuar assim.

Se identificou com algum dos itens? Então, você com certeza é uma pessoa de sorte por ter alguém assim. Deixe de lado os outros afazeres por um instante e vá agradecer a sua amiga!

Para você