Moda e Beleza

Flacidez: mitos e verdades para se libertar das paranoias

Canva

Em 16.02.23

O corpo humano costuma mudar a cada ciclo vivido, entretanto, o padrão de beleza ainda exige corpos femininos perfeitos. A flacidez facial e corporal é uma das preocupações constantes que uma mulher precisa lidar. Para entrar no assunto, a dermatologista Júlia Galvão, da Rede Mater Dei de Saúde, falou sobre os principais mitos e verdades, além de explicar o que é a flacidez.

O que é flacidez?

De acordo com a especialista, a flacidez envolve “a degradação do colágeno da nossa pele levando a perda de firmeza”, ou seja, se trata de um processo natural do corpo que acontece conforme os anos passam. Por esse motivo, a flacidez não é um problema que precisa ser solucionado ou evitado, porque ela eventualmente vai aparecer.

Causas da flacidez

Canva

O envelhecimento biológico dos tecidos e a consequente redução na produção do colágeno são tidos como as principais causas da flacidez. No entanto, não são as únicas e alguns hábitos que causam rugas contribuem para a perda da elasticidade. Dentre outros fatores, estão:

Publicidade

  • Tendência genética: “também um fator natural. A produção de colágeno varia de pessoa para pessoa, interferindo na flacidez”;
  • Excesso de exposição solar: “se expor ao sol sem os devidos cuidados antienvelhecimento, como o uso do protetor solar, contribui para que a pele fique mais flácida”;
  • Tabagismo: “o hábito de fumar acelera o processo de envelhecimento e a redução na produção de colágeno”;
  • Atividade física aeróbica intensa: “a perda de peso excessiva pode sentir flacidez em algumas regiões do corpo”;
  • Alimentação desequilibrada: “consumir muito açúcar e gorduras desequilibra a estrutura da pele”.

O sedentarismo também pode entrar na lista de causas da flacidez, principalmente quando se trata do tipo muscular. Ainda assim, a dermatologista ressaltou que no geral, os excessos fazem mal. “Você não pode ser sedentário demais e também não deve abusar dos exercícios físicos”.

Tipos de flacidez

Existem dois tipos de flacidez, sendo a da pele a mais comum. Esse tipo é o “resultado da perda gradativa de colágeno, sendo parte do processo natural de envelhecimento”. O outro tipo é muscular, definido pelo “enfraquecimento do músculo que ocorre quando não recebe estímulos. É mais profunda e envolve o desgaste das fibras dos músculos”.

A especialista também lembra que a flacidez muscular pode se agravar no envelhecimento, causando quedas e ferimentos graves. Para prevenir é indicado se manter ativo mesmo após a chegada da terceira idade. Além disso, seu tratamento e acompanhamento é feito com o fisioterapeuta e não com o dermatologista.

Como prevenir a flacidez

Canva

Segundo Júlia, a prevenção da flacidez começa ainda na juventude. No entanto, “não há como impedir a pele de envelhecer, mas você pode adotar hábitos que reduzem a perda de colágeno”. Comece pelo básico, como sempre aplicar protetor solar na pele, não fumar, evitar o sedentarismo ou exercícios aeróbicos muito intensos e ter uma alimentação saudável.

Outras recomendações incluem diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, beber bastante água e cuidar do peso, o mantendo estável. Perceba que esses hábitos contribuem para a sua saúde em geral, não somente para prevenir a flacidez.

Como tratar a flacidez?

Apesar de existirem tratamentos para a flacidez, tanto os que envolvem mudanças de hábitos quanto os estéticos, vale ressaltar que não é obrigatório buscar por eles. O ideal é apostar naquilo que te ajude a se sentir bem, mas sem esquecer que a pele vai perdendo elasticidade naturalmente ao longo dos anos. Abaixo, confira os principais tratamentos:

Publicidade

  • Alimentação saudável: “procure montar um cardápio equilibrado, com alimentos ricos em colágeno e fugir um pouco dos açúcares e alimentos muito gordurosos”;
  • Prática de atividade física: “procure por um exercício que você gosta, pode ser desde uma simples caminhada até a ida à academia. Mantenha uma regularidade nesta prática”;
  • Ultrassom microfocado: “indicado para a flacidez facial, induz um processo inflamatório do músculo até a camada mais superficial da pele para estimular a produção de colágeno e reestruturar as fibras de sustentação mais antigas”;
  • Bioestimuladores de colágeno: “são ativos aplicados sobre a pele, produzindo uma inflamação controlada e estimulando a produção de colágeno na região”.

Existem outros tratamentos, como o microagulhamento, a corrente russa e o peeling. Dentre os que podem ser feitos em casa, o uso de cremes à base de colágeno, retinol e ácido hialurônico produzem bons resultados, seja no rosto ou em qualquer outra parte do corpo.

Mitos e verdades sobre a flacidez

Por mais que seja um assunto conhecido, muitos mitos rondam a questão da flacidez. Para esclarecer o que é verdade e o que não é, Júlia respondeu às perguntas mais comuns sobre este tema:

Gravidez causa flacidez?

Mito: “não é a gravidez que causa a flacidez, mas como um balão, se você estica e esvazia, não volta como era antes. Da mesma forma, o estiramento das fibras de colágeno não voltam ao normal tão rápido no pós-parto e tecnologias são bem-vindas nesse caso para ajudar”.

Dormir de barriga para baixo causa flacidez?

Mito: “a posição que você dorme não interfere na degradação do colágeno na pele, ou seja, não causa flacidez na barriga”.

A perda de peso causa flacidez?

Verdade: “a perda de músculos e gordura pode levar a uma perda de sustentação, agravando a flacidez”.

Publicidade

Exercício físico causa flacidez?

Parcialmente verdade: “não são todos, mas a atividade física intensa é uma grande causadora do aumento do estresse oxidativo das células, o mesmo leva ao degradamento das fibras de colágeno e aumento da flacidez”.

Cápsulas de colágeno ajudam com a flacidez?

Parcialmente verdade: “existem estudos controversos. Alguns confirmam que sim, influenciam na melhora da reposição do colágeno na pele, mas a longo prazo e sem resultados maravilhosos. Melhor investir na prevenção e em bioestimuladores de colágeno como tratamento”.

Depilação com cera causa flacidez?

Mito: “a depilação com cera não influência da degradação das fibras de colágeno”.

Exposição ao sol causa flacidez?

Verdade: “pelo crescimento do estresse oxidativo das células, levando ao aumento de flacidez e envelhecimento”.

Respeite seu corpo e não veja mais a flacidez como um problema. Busque se cuidar para garantir qualidade de vida na terceira idade, mas deixe as paranoias para trás. Se desejar, use cremes antissinais e faça outros tratamentos, mas apenas porque você quer, não por se sentir obrigada.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.