Fitoterapia: soluções que vêm da natureza

Medicamentos à base de plantas são uma alternativa saudável e barata no tratamento de doenças

Escrito por Deborah Busko

A fitoterapia é um conjunto de técnicas que utiliza medicamentos à base de plantas no tratamento e no combate de doenças infecciosas, alergias, disfunções metabólicas e diversos outros casos. Se usados adequadamente, estes medicamentos podem trazer diversos benefícios à saúde e apresentarem resultados, às vezes até superiores aos tratamentos com medicamentos convencionais. Outra vantagem é que nos tratamento com medicamentos fitoterápicos os efeitos colaterais são minimizados.

É considerado fitoterápico toda preparação farmacêutica, sejam extratos, tinturas, pomadas ou cápsulas, que utilize em sua composição caules, folhas, flores, raízes e sementes de plantas que tenham eficácia comprovada. Isso demonstra que a fitoterapia pode oferecer soluções baratas para o tratamento de diversas doenças.

O preconceito por parte dos próprios médicos contra este tipo de medicamentos está deixando de existir graças aos inúmeros estudos científicos e testes que vêm sendo realizados. Até pouco tempo atrás, a fitoterapia era considerada uma medicina inferior e popular, propagada por charlatões e aproveitadores, usando plantas que podem ser encontradas em qualquer lugar, até no quintal de casa.

Por outro lado, assim como se tratando de qualquer outro tipo de medicamento, é preciso ter cautela ao fazer uso dos medicamentos fitoterápicos. A crença popular de que o que vem da natureza não faz mal induz ao uso desses medicamentos sem nenhum tipo de precaução, as pessoas se esquecem que todo e qualquer medicamento não deve ser usado sem orientação médica e que certas plantas são tóxicas. Dificilmente pode-se chegar a um estado de overdose por chá de boldo, por exemplo, mas o efeito de algumas plantas é desconhecido e seu uso indiscriminado e prolongado pode sim trazer problemas à saúde. Podem surgir alergias, efeitos tóxicos graves e até mesmo o desenvolvimento de câncer.

Antes de começar a utilizar as técnicas da fitoterapia, procure saber a procedência das plantas, chás e medicamentos. Grande parte deles está no mercado clandestinamente, sem respeitar nenhum critério científico e nenhum controle de qualidade, já que principalmente em países tropicais essas plantas existem em abundância e podem ser encontradas em qualquer lugar. Por serem de fácil acesso, eventualmente são confundidas umas com as outras por causa de características semelhantes.

Assuntos: Alimentação

Para você