First Look: 40 fotos desse tipo de sessão que quebram todas as tradições

A tendência da fotografia chegou no Brasil com timidez, mas tem tudo para cair no gosto dos casais apaixonados

Escrito por Priscilla Ázara

Foto: Reprodução / Style Me Pretty

Não é de hoje que as tendências dos casamentos americanos invadem o Brasil. Importamos as cerimônias ao ar livre, os mini weddings, a delicadeza do save the date, a ideia de fazer votos e ensaios fotográficos sem regras. E como as novidades não param, uma das mais recentes é o first look, que caminha ainda a passos lentos por aqui.

Se esse termo é novo para você, aqui vai um convite para abrir o seu coração e conhecer um dos momentos mais emocionantes que podem ser registrados no dia do seu casamento. O first look — primeiro olhar, em tradução livre — é uma técnica fotográfica que captura a primeira reação dos noivos ao se verem prestes a subir ao altar.

O que torna o registro ainda mais especial e cheio de emoção é que o encontro acontece em um espaço privado à instantes do início da cerimônia. E é justamente por isso que a ideia ainda não caiu no gosto dos brasileiros, afinal, existe uma forte superstição de que ver a noiva antes do casamento traz azar ao matrimônio.

Apesar da crença, a produtora de eventos e cerimonialista Mariella Carvalho defende a ideia e garante que o momento é inesquecível para o casal. “As lentes são capazes de capturar a emoção de uma forma extraordinária e, depois de revelado o suspense que envolve principalmente o vestido da noiva, eles curtem aquele tempo de maneira íntima, sem tantos olhares”.

Por considerar o resultado do momento uma experiência incrível, Mariella conta para nós os motivos pelos quais vale a pena incluir o first look no seu grande dia. Confira!

Leia também: 10 poses românticas imperdíveis para suas fotos de casamento

Por que o first look pode ser uma ideia legal?

Foto: Reprodução / Jessica Rankin

  • É uma oportunidade de curtir um momento a sós: acredite, isso é muito raro em uma festa de casamento. É importante ter um tempo só do casal para que possam se olhar, conversar e deixar a emoção tomar conta daqueles minutos que antecedem um marco tão especial.
  • Pode render fotos únicas e muito legais: o registro da emoção dos noivos ao trocar olhares antes da cerimônia e de todos os convidados é incomparável a qualquer outra ocasião do casamento. Imagine, então, isso eternizado no seu álbum de fotos!
  • Ajuda a diminuir a ansiedade para a cerimônia: se você já sabe que será impossível segurar as lágrimas na caminhada até o altar, o first look também pode ser uma eficiente tentativa de controlar as emoções, acalmando o coração e aliviando a vontade de chorar durante o trajeto.
  • Nada de regras na hora de quebrar a tradição: outro aspecto muito interessante do first look é que não há regras a serem seguidas. Há casais que combinam o encontro previamente, uns levam animais de estimação, balões, noivos que são surpreendidos com a aparição da futura esposa e por aí vai. Por isso, solte a imaginação!
  • Economiza tempo para aproveitar a festa: passado o momento de emoção do encontro dos noivos, é a chance de aproveitar para fazer as fotos que seriam produzidas logo após a cerimônia e, portanto, começar a curtir a festa mais cedo.
  • Não tira o encanto da cerimônia: se isso passou pela sua cabeça, pode esquecer! A entrada da noiva é uma emoção tão inexplicável que nada é capaz de diminuir o seu encanto. O first look e a entrada são momentos distintos, cada um com a sua energia e poesia.
  • Se mesmo depois de conhecer todas as vantagens do first look você ainda estiver insegura em ver o noivo, considere fazer um encontro às escuras. Vocês podem apenas dar as mãos de costas um para o outro ou separados por uma porta ou parede, e, então, sentir a emoção do momento, além de trocar algumas palavras antes do “sim”.

    40 fotos de first looks para se encantar e inspirar

    A ideia do first look tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. No entanto, para que o momento seja especial, é preciso que o espaço seja cuidadosamente escolhido, longe dos olhares dos convidados. Pode ser na lateral da igreja, na escadaria do salão, em meio à natureza. O importante é que seja um lugar tranquilo e reservado, como nestas fotos lindas e inspiradoras:

    Foto: Reprodução / Cadeira Amarela Fotografia

    Foto: Reprodução / Ward Photography

    Foto: Reprodução / Two One Photography

    Foto: Reprodução / Priscila Photography

    Foto: Reprodução / Lilablassblau Fotografie

    Foto: Reprodução / Lindsay Kersey Stewart

    Foto: Reprodução / Dawn Honsky Photography

    Foto: Reprodução / Fordham Films

    Foto: Reprodução / Old Love

    Foto: Reprodução / Luana Schulz

    Foto: Reprodução / Emma Christine Photography

    Foto: Reprodução / JOA Photography LV

    Foto: Reprodução / Tati Pinho

    Foto: Reprodução / Jimmy & Kim Photo

    Foto: Reprodução / Elizabeth Dondis

    Foto: Reprodução / Liza Kirk Photography

    Foto: Reprodução / Melissa g Photography

    Foto: Reprodução / Old Love

    Foto: Reprodução / Tessa Marie Studios

    Foto: Reprodução / Fresno Wedding Photographer

    Foto: Reprodução / Keristin Gaber

    Foto: Reprodução / Magnolia Studios

    Foto: Reprodução / The Kreulich

    Foto: Reprodução / Thomas Beaman

    Foto: Reprodução / David Perlman Photography

    Foto: Reprodução / Amélie Lapointe

    Foto: Reprodução / Peter Zakaria Photography

    Foto: Reprodução / Luana Schulz

    Foto: Reprodução / Aloha Fotografia

    Foto: Reprodução / Lainey Bug Photography

    Foto: Reprodução / Cadeira Amarela Fotografia

    Foto: Reprodução / Sky’s The Limit Photography

    Foto: Reprodução / Ítalo César

    Foto: Reprodução / Adiel Dominguez Photography

    Foto: Reprodução / Valerie Kasinski Photography

    Foto: Reprodução / Leigh + Becca

    Foto: Reprodução / Stacy Paris Photography

    Foto: Reprodução / The Kreulich

    Foto: Reprodução / Dani Bertolucci Fotografia

    Foto: Reprodução / Wyn Wiley

    Apesar das inúmeras novidades que surgem no universo casamenteiro, o que realmente importa é seguir o gosto e as vontades do casal. Nenhuma tendência deve ser seguida por simplesmente estar na moda. Por isso, siga o que manda o coração e a essência de vocês para que o seu casamento seja, de fato, como nos seus sonhos.

Assuntos: Casamento

Para você