Fique de olho nas calorias das frutas

Saiba quais frutas podem ser ingeridas sem peso na consciência e quais devem ser consumidas com moderação

Escrito por Deborah Busko

Incluir frutas no cardápio é uma das orientações para quem quer entrar em forma. Por meio delas, nosso corpo adquire a quantidade necessária de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento diário do organismo.

Mesmo sendo super saudáveis, é preciso ficar de olho nas calorias das frutas e saber quais podem ser ingeridas sem peso na consciência e quais devem ser consumidas com moderação para não se tornarem sabotadoras da dieta.

O abacate, as oleaginosas e o açaí são exemplos de frutas consideradas vilãs da boa forma, mas que na verdade fazem bem para a saúde.

O açaí é uma fruta bastante calórica e deve ser consumida com moderação por quem quer perder peso. Entretanto, é rica em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C , E e minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio, que são essenciais na formação de ossos e dentes e na manutenção do sistema nervoso.

Já o abacate, é uma ótima fonte de vitaminas A, B1, B2, E, sais minerais ((magnésio, ferro e fósforo) e gorduras monoinsaturadas, responsáveis pelo aumento do HDL, o colesterol bom.

As frutas oleaginosas são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, mas o que pouca gente sabe, é que elas fornecem gorduras boas, que reduzem o colesterol, possuem selênio e vitamina E, além de agir como antioxidantes retardando o processo de envelhecimento do organismo.

No entanto, nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, amendoim, entre outros exemplos devem ser consumidas com moderação para evitar as calorias em excesso. Uma dica é variar as frutas e aproveitá-las no preparo de pães, bolos, biscoitos e até vitaminas.

A melancia tem em sua composição o licopeno, substância que age impedindo a produção de radicais livres, causadores do envelhecimento. Além disso, possui boa quantidade de fibras, que auxiliam no processo digestivo e melhoram o funcionamento intestinal.

Outra vantagem é que 93% da melancia são formados de água. Ou seja, ao comer a fruta, você também hidrata seu corpo. Quanto às calorias, não é preciso se preocupar. São 20 calorias para 100 gramas de melancia, ou seja, pode-se consumir a fruta à vontade, sem restrições.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web