Fique atenta aos potes plásticos

Conheça alguns cuidados na hora de escolher potes plásticos para armazenar alimentos

Escrito por Alessandra Busko

Eles são utensílios fundamentais em qualquer cozinha, pois são práticos, baratos e podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos. Aprenda algumas vantagens e desvantagens dos potes plásticos, pois não é qualquer um que pode ser usado para guardar e proteger os alimentos.

Que cuidados devo ter com os potes plásticos?

Os potes plásticos são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos. Entre eles está o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.

Pare evitar danos à saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1, 2, 4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, é melhor desfazer desses potes, pois significa que provavelmente contém BPA.

Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Evite os potes plásticos coloridos, pois as tintas usadas podem liberar resíduos, contaminando os alimentos.

Quando o pote vai ao micro-ondas, não pode estar totalmente lacrado. A tampa possui uma “voltinha” que se virada ao contrário, fica ajustada especialmente para cobri-lo. Para facilitar a limpeza e evitar restos de comida e acúmulo de bactérias nos cantos do pote, escolha os de formatos mais arredondados.

Os potes plásticos se fora do padrão, podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, escolha os que estejam dentro das normas ou opte pelos potes de vidro, que armazenam e protegem os alimentos da mesma maneira e sem contaminá-los.

Assuntos: Cozinha, Organização

Dicas pela Web
Comentários