Filtro dos sonhos: tutoriais e inspirações para se encantar por esse amuleto

Entenda porque ele simboliza proteção e cura e vai muito além de um item decorativo

Escrito por Priscilla Ázara

Foto: iStock

O filtro dos sonhos tem origem norte-americana e, apesar de ser um antigo amuleto indígena de proteção, foi importado há pouco tempo e não demorou para cair no gosto dos brasileiros. Além de seu formato tradicional, perfeito para ser pendurado em algum lugar da casa, o objeto ganhou tanto destaque que está estampado em camisas, acessórios, quadros e até na pele.

É fácil adivinhar porque o filtro dos sonhos tornou-se um queridinho por aqui: é um item de decoração bonito, pode ser totalmente personalizado, e ainda é um símbolo de proteção e cura. Quer saber mais sobre o dream catcher? Continue aqui e veja também inspirações lindas para fazer o seu próprio filtro e opções prontas para comprar online!

Significado do filtro dos sonhos

Foto: iStock

Para a tribo Ojibwa, que vivia nos Grandes Lagos americanos, os sonhos desempenhavam um papel importantíssimo na vida de um homem e, por isso, era preciso decifrá-los. De acordo com a sua crença, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos que podem conter mensagens do Grande Espírito para nós, humanos. E para separar os bons sonhos das energias ruins que nos fazem mal, eles criaram o filtro dos sonhos.

Cada componente do filtro dos sonhos tem uma função e simbologia. O aro é o círculo da vida. A teia, por sua vez, simboliza os sonhos — tanto os visualizados durante o sono quanto os sonhos pessoais —, as escolhas e o livre arbítrio. Já no centro, está a força do universo, o eu interior. E a pena é o ar e a respiração, essenciais para a vida.

Assim, as linhas trançadas segurariam os sonhos ruins que ficaram perdidos no ar, enquanto os bons passariam pelo buraco central e chegariam ao seu destinatário. Os primeiros raios de sol seriam responsáveis por queimar todos as energias intrusas presas na teia e o objeto estaria pronto para cumprir a sua missão de filtrar novos sonhos na próxima noite.

Leia também: Tatuagem de filtro dos sonhos: significado e inspirações

Segundo a lenda, para que funcione corretamente, o filtro dos sonhos deve ficar pendurado sobre a cama ou em algum lugar em que o sol bata ao nascer.

Filtro dos sonhos e as cores

Foto: Reprodução / Tecendo Filtros

Daqui a pouco você vai ver a variedade de filtro dos sonhos que existe, tanto em formatos, quanto em cores. Cada detalhe influencia no resultado final, por isso, fique ligada para identificar o que cada cor significa no filtro dos sonhos.

  • Amarelo: a cor da sabedoria. O filtro dos sonhos com a cor amarela promete iluminar o interior, despertar novas esperanças, alimentar a fé e proporcionar determinação e equilíbrio espiritual.
  • Azul: a cor do céu e do mar é considerada benéfica para a mente e o corpo, pois irradia bem-estar, confiança e sabedoria. Além disso, é associada com triunfo e estabilidade.
  • Branco: estado de paz e iluminação espiritual. Não é à toa que o branco é considerado a cor da luz, pois reflete os raios luminosos e proporciona a clareza.
  • Laranja: alegria e disposição são algumas das características da cor laranja. Ela também traz vivacidade, incentiva o desapego e a busca por pensar e agir fora da caixinha.
  • Marrom: a cor da terra, muito utilizada em filtros dos sonhos, simboliza a liberdade, sucesso, união e maturidade. Ela também afasta a insegurança e dá a sensação de simplicidade, conforto e estabilidade.
  • Rosa: o amor incondicional, o romantismo, a beleza e a ternura são características representadas pelo rosa, que também auxilia no desenvolvimento da autoestima.
  • Roxo: apesar de comumente ser associada à tristeza, a cor roxa está muito mais relacionada com a introspecção. É também a cor do interior, da transformação e da liberdade.
  • Verde: a cor da mãe natureza não poderia simbolizar nada menos do que o crescimento, esperança, harmonia e fertilidade. Além disso, o verde está diretamente relacionado com a verdade, a justiça e a satisfação.
  • Vermelho: a cor do amor é também a cor do poder. Detalhes vermelhos no filtro dos sonhos prometem estimular também sentimentos como honestidade, compaixão, integridade e persistência.

Já escolheu quais vibrações quer trazer para os seus sonhos e sua vida?

Filtros dos sonhos DIY: faça você mesma seu amuleto

Agora que você já sabe para que serve o filtro dos sonhos e já escolheu suas cores preferidas de acordo com o que espera alcançar, que tal fazer o seu próprio apanhador de sonhos?

Além de personalizar do jeito que você quiser, tecer um filtro dos sonhos pode ser uma grande terapia. Confira os tutoriais que selecionamos e mãos à obra!

Leia também: Feng Shui: como harmonizar as energias da sua casa e melhorar sua vida

1. Filtro dos sonhos fácil com efeito ombré

Pode não parecer simples, mas com poucos pontos é possível fazer um clássico e lindo filtro dos sonhos. Você vai precisar apenas de barbante, arame e fita crepe. Para fazer o acabamento, aprenda também a técnica de pintura com efeito ombré.

2. Filtro de árvore rústica

Utilizando uma argola de acrílico, miçangas ou pérolas e linha rami, o segredo desse filtro é seguir o passo a passo direitinho com uma boa dose de paciência. O resultado, como você confere no vídeo, é uma surpreendente árvore com frutos e raízes. Vale ou não vale a pena?

3. Filtro dos sonhos colorido 2 aros

Este tutorial é para quem adora combinar cores. O modelo possui dois filtros dos sonhos, um maior como base e outro menor que se junta aos acessórios de acabamento. Escolha suas linhas coloridas, miçangas e pena, e mãos à obra!

4. Filtro dos sonhos com coruja

Que tal reforçar a proteção do seu filtro dos sonhos com uma corujinha linda e muito fofa? Esse modelo tem um nível maior de dificuldade, mas nada que uma boa dose de paciência e disciplina para seguir o passo a passo não resolva!

5. Filtro dos Sonhos Espiral

Com argolas de acrílico, fita de cetim e fio encerado é possível fazer um filtro dos sonhos bem diferente e de diversos tamanhos. Você pode utilizar apenas um aro ou combinar com outros. Não esqueça das penas para dar o acabamento!

Leia também: Crochê: um guia para começar ou se aprimorar nessa técnica

O que você achou dos tutoriais? Não é tão difícil como parece, não é mesmo? Na verdade, o grau de dificuldade aumenta de acordo com o tipo de ponto escolhido, por isso é interessante começar do mais simples para ir pegando o jeito.

12 filtros dos sonhos lindos para você comprar

Você quer muito um filtro dos sonhos no seu quarto, mas acha que colocar a mão na massa é demais para suas habilidades manuais? Tudo bem! Veja algumas opções incríveis para comprar online:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Filtro dos Sonhos Grande Rústico 52cm, na Juliana Nepomuceno
  2. Filtro dos Sonhos 7 Chakras 90 cm, na Pentaloo
  3. Filtro dos Sonhos para Carro Marrom 19 cm, na Juliana Nepomuceno
  4. Filtro Dos Sonhos Sisal Azul Marinho 40 cm, na Pentaloo
  5. Mobile Filtro dos Sonhos Vermelho 95cm, na Mandala de Luz
  6. Filtro dos Sonhos Baby Coruja Laranja 20 cm, na Pentaloo
  7. Filtro dos Sonhos Yin-Yang Caramelo 30 cm, na Pentaloo
  8. Filtro dos Sonhos Sisal Violeta 35 cm, na Pantaloo
  9. Filtro dos Sonhos 2 Aros Marrom 65cm, na Mandala de Luz
  10. Filtro dos Sonhos 5 Aros Verde 20 cm, na OYArt
  11. Filtro dos Sonhos Pink Floyd 63 cm, na Loja dos Sonhos
  12. Filtro dos Sonhos em Crochê, na Loja dos Sonhos

Com tantas ideias lindas para comprar com apenas um clique fica difícil resistir, não é mesmo?

45 filtros dos sonhos encantadores para você se inspirar

O poder do filtro dos sonhos é real, basta acreditar! E como não poderia deixar de ser, selecionamos 45 modelos que são um verdadeiro encanto de beleza e significados para inspirar você a encontrar o seu filtro dos sonhos ideal. Confira!

1. A versão original do filtro dos sonhos é feita com vara de salgueiro e penas

Foto: Reprodução / Anderson TV

2. E muitas variações foram criadas a partir daí

Foto: Reprodução / Nany do Carmo

3. Há opções com vários aros

Foto: Reprodução / Filtro dos Sonhos Petrópolis

4. Colorido e com miçangas

Foto: Reprodução / Integr’Arte

5. Com pedrarias

Foto: Reprodução / Integr’Arte

6. E com tudo isso junto

Foto: Reprodução / Rosilane Aragão

7. Não há sonho ruim que resista a esse filtro dos sonhos cheio de cores

Foto: Reprodução / Filtro dos Sonhos Petrópolis

8. Também não há quem resista a esse com flores que é puro charme

Foto: Reprodução / Tzepeto

9. Quem diria que suculentas poderiam decorar um filtro dos sonhos?

Foto: Reprodução / Kate Aiello Design

10. Tudo com flor fica mais bonito

Foto: Reprodução / Uniquee Dreamss

11. Afinal, o apanhador de sonhos tem tudo a ver com a natureza

Foto: Reprodução / Uniquee Dreamss

12. Quando o assunto é artesanato, abre-se um mundo de possibilidades

Foto: Reprodução / Julyana Monte

13. Do modelo mais clássico

Foto: Reprodução / Av’s Dreamers

14. Ao mais moderno

Foto: Reprodução / Iveta Gáliková

15. Cada criação é única

Foto: Reprodução / Dreamcatchers Factory

16. Afinal, não há limites para a imaginação

Foto: Reprodução / Inspire o Bem

17. Se você gosta de coisas diferentes

Foto: Reprodução / Łapacz Snów

18. Não se importe de sair totalmente do comum

Foto: Reprodução / Salácia Ateliê

19. Porque o que vale mesmo ao escolher o seu filtro é o seu gosto

Foto: Reprodução / Sonhos de Gaia

20. Se a sua paixão for pelo mar

Foto: Reprodução / Uniquee Dreamss

21. Ou por bikes

Foto: Reprodução / Soy Jappy Life

22. Há opções para todos

Foto: Reprodução / Marzena Marideko

23. As crianças não poderiam ficar de fora

Foto: Reprodução / Łapacz Snów

24. Muita cor e alegria para cuidar do sono delas

Foto: Reprodução / Native Peace

25. Já pensou em ter um conjunto de filtros na cabeceira da cama?

Foto: Reprodução / Weavers Of Dreams Shop

26. Ou dividindo dois ambientes

Foto: Reprodução / Designs by Alexandra

27. O crochê casa perfeitamente com o filtro dos sonhos

Foto: Reprodução / Salácia Ateliê

28. Com faixas de diferentes tecidos estampados, ele ganha outra cara

Foto: Reprodução / Maria Florzinha

29. Filtro rosa com tiras de renda, então, é puro romance

Foto: Reprodução / Maoche Chavez

30. Crochê e fitas fazem um filtro dos sonhos clássico e elegante

Foto: Reprodução / Santo Astral

31. A técnica de tie dye em tons de azul é um verdadeiro encanto

Foto: Reprodução / Salácia Ateliê

32. Você também pode ter um móbile de filtros dos sonhos

Foto: Reprodução / Filtros do Sonhos Petrópolis

33. Não é lindo?

Foto: Reprodução / Filtros do Sonhos Petrópolis

34. Dobraduras de papel, como os tsurus, também são muito bem-vindas!

Foto: Reprodução / Lótus Origami

35. Que tal um filtro sonhos todo de madeira?

Foto: Reprodução / Lyra Design Studio

36. Não podemos deixar de fora o filtro dos sonhos em formato de corujinha

Foto: Reprodução / Nice Dreams

37. Como esse modelo feito em recorte mdf

Foto: Reprodução / KD Laser & Presentes

38. O filtro com a árvore ao invés da teia parece mais um desenho

Foto: Reprodução / Studio Gaia

39. A árvore da vida é a certeza de crescimento e fertilização

Foto: Reprodução / Vale dos Sonhos

40. A miçangas simbolizam os frutos da árvore e tudo o que ela pode gerar

Foto: Reprodução / Flor de Novembro

41. Deixe o filtro dos sonhos com a missão de afastar todas as energias ruins

Foto: Reprodução / Filtro dos Sonhos Petrópolis

42. Possibilitando muito mais do que noites tranquilas

Foto: Reprodução / Integr’Arte

43. Mas também uma ação medicinal para o corpo e a mente

Foto: Reprodução / My Feng Shui Store

44. Permita que o filtro dos sonhos faça, literalmente, a sua cabeça

Foto: Reprodução / Vale dos Sonhos

45. E deixe-o levar embora todos os maus pensamentos

Foto: Reprodução / Stella Borba

O que você achou do filtro dos sonhos e todas as suas características? Já escolheu o seu modelo ideal? Conte aqui nos comentários qual é o seu preferido e, é claro, compartilhe com as amigas que também vão adorar conhecer um pouquinho mais sobre esse objeto tão mítico e especial!

Leia também: Suculentas: conheça os tipos principais e como cultivá-los

Assuntos: Decoração

Dicas pela Web
Comentários