Entretenimento

Filmes musicais: 30 indicações para maratonar esse gênero incrível

La La Land

Atualizado em 23.08.23

Os filmes musicais são considerados divertidos de assistir e vão te prender com uma pitada de músicas e cenas coreografadas. Apesar de ser um estilo tanto amado quanto odiado, é inevitável consideramos a sua importância para a indústria cinematográfica.

Ao longo do tempo, fomos agraciados com obras clássicas, divertidas, tensas, de humor ou de drama. Pensando nisso, separamos uma listinha com 30 filmes musicais indispensáveis para os amantes desse estilo. Vamos lá?

Filmes musicais recentes

Algumas obras recentes são simplesmente divinas e vão te prender até o fim. E tem até ganhador do oscar nessa lista! Vem com a gente.

1. Rocketman (2019)

O musical conta a história de Reginald Dwight, um talentoso pianista que decide mudar seu nome para Elton John e se torna uma estrela da música mundial. Prepare-se para conhecer a emocionante trajetória do cantor desde quando era uma criança prodígio, além de acompanhar todos os clássicos que embalam a narrativa.

Publicidade

2. Nasce uma Estrela (2018)

Nasce uma Estrela é um romance musical que vai te deixar encantada. O filme conta a história de Jackson Maine, um cantor consagrado, e Ally, uma cantora insegura que ganha a vida trabalhando em um bar. Ambos procuram conciliar o romance com a carreira em uma história emocionante. Com 8 indicações ao Oscar de 2019, o filme levou para casa o Oscar de melhor canção original por Shallow.

3. Bohemian Rhapsody (2018)

Com 4 estatuetas e o título de filme mais premiado do Oscar 2019, Bohemian Rhapsody pode ser considerado uma obra de arte moderna. Inspirado na banda de rock Queen, o filme conta a história real do estilo de vida agitado do vocalista Fred Mercury.

4. Mamma Mia! Here We Go Again (2018)

Para quem ama musicais, já deve estar familiarizado com esse nome. Mamma Mia! Here We Go Again é a continuação do clássico musical de 2008, Mamma Mia!. Nessa continuação, Sophie, agora grávida, busca inspiração para sua maternidade nas histórias incríveis de sua mãe.

Publicidade

5. O Rei do Show (2017)

O Rei do Show é um filme musical com um elenco de peso, contando com nomes como Hugh Jackman, Zac Efron e Zendaya. O filme conta a história de P.T. Barnum, um homem com uma tendência natural para lidar com o público. Após perder seu emprego, ele decide abrir um circo, e o enredo gira em torno de seu show.

6. La La Land – Cantando Estações (2016)

Com 7 indicações ao globo de ouro e incríveis 14 indicações ao Oscar, La La Land foi o queridinho do ano de 2017, e não é à toa: o filme é uma obra de arte aclamada tanto pelo público quanto pela crítica. Você vai se apaixonar por esse romance entre a atriz Mia e o pianista Sebastian, que tentam conciliar relacionamento e carreira em um musical incrível.

7. Força pra Viver (2014)

Esse filme é um musical de drama com elementos tocantes e pesados, então assista com lencinhos do lado! Ele conta a história de um pai que, após a morte de seu filho adolescente, se encontra perdido e sem saber o que fazer. Ele então encontra uma série de letras de músicas originais compostas por seu filho e decide montar uma banda para tocar as canções.

8. God Help the Girl (2014)

Esse filme mega fofo vai te deixar encantada, com tons poéticos e uma paleta de cores que relaxa, essa história de romance vai te prender. Ele foi baseado em um album da banda Belle & Sebastian e conta a história de um romance fofíssimo entre dois jovens apaixonados por música. Vale a pena assistir.

Publicidade

9. Os Miseráveis (2012)

Os Miseráveis pode ser considerado um clássico do cinema musical. O filme se passa na França no século 19, um tempo de muita pobreza e miséria. Conta a história do ex-prisioneiro Jean Valjean que busca redenção de seus atos e acaba acolhendo a filha da prostituta Fantine. O filme ganhou 4 Oscars no ano de seu lançamento, um deles foi o de Anne Hathaway como melhor atriz coadjuvante.

10. Burlesque (2010)

Esse filme tem a participação de ninguém mais ninguém menos que Christina Aguilera no papel principal. Ela interpreta a jovem Ali, uma garota que tem uma voz incrível e abandona sua cidade pequena para seguir o seu sonho musical na grande Los Angeles. E essa história toda você pode ver na Netflix.

Os sucessos de crítica e de público recentes são obras modernas e que vão fazer você se apaixonar!

Filmes musicais clássicos

Os filmes clássicos são aqueles que têm seu sucesso por anos a fio, e continuam encantando todos independente da idade. Vem conferir essa lista:

11. Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Esse clássico é um musical quase obrigatório para quem ama o estilo. Quem nunca ouviu algumas das músicas icônicas desse filme? Ele conta a história do popular Danny e da mocinha Sandy que se envolvem romanticamente no verão de 1959 e só em seguida descobrem que frequentam a mesma escola.

12. O Mágico de Oz (1939)

Esse grande clássico, não somente do cinema como também da literatura e da infância de muita gente, marcou história no mundo com esse filme incrível. A história todos já conhecem: a jovem Dorothy e seu cachorro Totó entram em uma aventura com um espantalho, um homem de lata e um leão rumo a terra de Oz.

13. O Fantasma da Ópera (2004)

É quase impossível falar sobre musicais clássicos sem falar em O Fantasma da Ópera. O Fantasma “assombra” uma casa de ópera parisiense enquanto arruma uma forma de se aproximar da jovem cantora Christine Daae. É um clássico único que vale a pena ver e rever diversas vezes.

14. Mamma Mia (2008)

Esse outro clássico é aquele pra assistir com um pote de sorvete e alguns lencinhos do lado. Meryl Streep interpreta Donna, a proprietária de um hotel na Grécia que está preparando o casamento de sua filha, Sophia, com a ajuda de duas amigas. Sophia então, lendo um dos diários da mãe, convida três ex-namorados dela na esperança de conhecer o seu pai. O filme também está disponível na Netflix.

15. Moulin Rouge (2001)

Ainda tem os lencinhos que guardou do último filme? Pois trate de arrumar mais pois esse é pra se emocionar! O filme conta a história de um poeta idealista Christian, que vive uma intensa paixão proibida com a estrela Satin, no submundo da noite parisiense: a boate Moulin Rouge.

16. Chicaco (2002)

O musical de 2002 é um leve e divertido filme clássico que brinca com a corrupção do sistema carcerário de uma forma burlesca e muito bem representada. O filme concorreu a 12 categorias do Oscar em 2003 e levou 6 estatuetas para casa, dentre elas a de melhor atriz coadjuvante para Catherine Zeta Jones.

17. A Star is Born (1976)

Se você gostou da versão estrelada por Lady Gaga e Bradley Cooper, há grandes chances de gostar dessa versão de 1976 feito com a diva Barbra Streisand. A história é a mesma, mas vale a pena conferir essa versão clássica e belíssima.

18. A Noviça Rebelde (1965)

E como falar de musicais clássicos sem mencionar A Noviça Rebelde? Julie Andrews faz o papel de uma jovem noviça, no final dos anos 30, que vive em um convento e não consegue se adaptar às regras religiosas. Ela vai trabalhar para um capitão viúvo com 7 filhos e, com seu jeito alegre, traz uma nova alegria para a família. É um clássico de drama para rever e relaxar.

19. Hair (1979)

Hair é um filme musical clássico que conta a história de um garoto de Oklahoma que foi convocado para a guerra do Vietnã. Em Nova York, ele conhece um grupo de hippies e tem sua perspectiva de vida, de sociedade e comportamento completamente transformados.

20. Cabaret (1972)

O clássico de 1972 conta a história de uma cantora americana que vira estrela em Berlim, nos anos 1930, auge da guerra. Ela acaba se envolvendo com um professor de inglês e um nobre alemão ao mesmo tempo, e os relacionamentos se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo na Alemanha.

Os clássicos são filmes que nunca saem de moda, vale a pena separar um pouquinho do seu tempo para aproveitar esses filmes incríveis.

Filmes musicais da Disney

Não é segredo pra ninguém que os filmes musicais da Disney são verdadeiras obras clássicas e apaixonantes. Eles encantam crianças e adultos de todas as idades e estão prestes a te encantar também.

21. O Rei Leão (1994)

Como falar de filmes musicais da Disney sem mencionar essa obra que encantou nossa infância? A história, já conhecida por muitos, do jovem leão Simba, filho do rei Mufasa e herdeiro do trono, que passa por muitas aventuras com perigos, ação e desbravamento. O filme teve outras duas sequências e está prestes a virar uma live action programada para este ano.

22. Moana (2016)

A fofíssima novidade da Disney cativou não só as crianças como também os mais velhos. Moana conta a história de uma garotinha, a Moana, que parte em uma jornada de aventuras velejando através do Oceano Pacífico com o auxílio de um semi-deus. É uma história de aventura e ação encantadora.

23. A Bela e a Fera (2017)

A belíssima história da princesa que encantou muitas de nós quando pequenas agora recontada em uma live action simplesmente perfeita. Emma Watson revive Bela no filme A Bela e a Fera e se esforça para salvar ambos seu pai e a Fera.

24. O Retorno de Mary Poppins (2018)

Mary Poppins é um musical da Disney mas também pode ser considerado um gigantesco clássico que não envelhece nunca! Sua primeira versão foi lançada em 1964, sendo essa de 2018, uma retomada desse musical. Uma governanta com poderes mágicos chega em um guarda-chuva voador para alegrar a vida de uma família. O resto é história!

25. Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

E como falar em musical da Disney sem lembrar de “Let It Go”? Frozen veio pra encantar pequenos e grandões com uma história cativante de aventura.

26. Mulan (1998)

Mulan também foi uma animação que encantou gerações contando a história de bravura e coragem da “princesa”. Mulan se infiltrou no exército chinês para salvar o seu pai e vive uma aventura de muita honra e inteligência.

27. Encantada (2007)

Esse filme fofíssimo e super encantador é feito especialmente para relaxar em família. Trata de um conto de fadas moderno que mistura elementos de animação com vida real, onde uma princesa é “amaldiçoada” pela bruxa e vem parar no nosso mundo. Ela aprende a se virar com a ajuda de uma família e acaba achando o seu príncipe por aqui.

28. Encanto (2021)

Esse é aquele filme de animação para emocionar. Maribel é a única da família colombiana Madrigal, que não possui poderes mágicos. Porém, ela se tornará a única capaz de salvá-los diante de uma situação inesperada.

29. A Princesa e o Sapo (2009)

As antigas histórias que ouvíamos sobre beijar um sapo e o mesmo virar um príncipe foi contada pela Disney, em uma animação apaixonante. Esse filme conta a história da jovem Tiana que tem o sonho de abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Na sua jornada, ela conhece o príncipe Naveen, na forma de um sapo, e a história continua com ambos vivendo uma história romântica e muito divertida.

30. Fantasia (1940)

Não se assuste com a data! Fantasia continua sendo um dos filmes musicais mais ousados e aclamados da Disney. O filme, inicialmente feito para promover a imagem do Mickey Mouse, possui uma animação impecável com música clássica constante. É um clássico para relaxar em família.

Os clássicos da Disney são perfeitos pra passar aquela tarde em família com filmes feitos para todas as idades!

Com essa listinha incrível você pode tirar um feriado para maratonar grandes nomes do cinema musical, além de se divertir, sorrir, chorar, amar e se emocionar. Se o que você procura é uma boa risada, conheça alguns dos melhores filmes de comédia.

Especialista em Marketing Digital, apaixonada por criação de conteúdo. Movida a feminices, sempre com uma xícara de café na mão e uma ideia na cabeça.