Entretenimento

17 filmes dos anos 80 que são pura nostalgia

Dicas de Mulher

Atualizado em 23.10.23

O cinema da década de 80 é marcado pelo entretenimento e também por experimentações. Sucessos aclamados até hoje compõem essa época marcante no mundo cinematográfico, com uma crescente produção para o público jovem, repleta de dramas, comédias e ficção científica. Vamos viajar no tempo e relembrar alguns clássicos filmes dos anos 80:

1. De Volta para o Futuro (1985)

É o primeiro de uma sequência de três filmes, dirigido por Robert Zemerckis e produzido por Steven Spielberg. Michael J. Fox interpreta um jovem que acidentalmente viaja para 1950, em uma máquina do tempo, onde encontra seus pais ainda solteiros. Assim, ele inicia uma operação cupido para que seus pais fiquem juntos, garantindo a sua existência no futuro.

2. E.T.: O Extraterrestre (1982)

Esse é um dos mais rememorados filmes dos anos 80. Um alienígena perdido na terra encontra Elliott, que se torna seu grande amigo. Elliott esconde o E.T em sua casa, e com a ajuda dos irmãos, inicia uma aventura para ajudar seu novo amigo extraterrestre a voltar para o seu planeta com segurança.

Publicidade

3. Os Caça-Fantasmas (1984)

Clássico disponível na Netflix, esse filme fala sobre um trio de professores parapsicologistas, que após serem demitidos, decidem abrir a exterminadora de fantasmas Ghostbusters. Uma reviravolta acontece quando um portal de outra dimensão se abre em Nova York, e os caçadores têm que salvar a cidade.

4. Brinquedo Assassino (1988)

Quem nunca ouviu falar de Chucky, o boneco assassino? Um clássico do terror dos anos 80. Esse brinquedo amaldiçoado causa pânico e faz várias vítimas, mas está atrás de um único menino, seu dono, para que ele possa garantir sua sobrevivência no corpo do garoto.

5. Clube dos Cinco (1985)

Para quem gosta de uma clássica comédia americana, Clube dos Cinco é um típico de jovens rebeldes em um dia de detenção na escola. Uma grande amizade surge, apesar das diferenças entre si. Cenas icônicas fazem o longa ser um dos mais reproduzidos da época.

Publicidade

6. O Iluminado (1980)

Esse filme está entre os clássicos do terror e suspense dos anos 80, sendo uma adaptação do livro de Stephen King. Um homem sofre de problemas mentais ao ficar isolado em um hotel, o que o torna agressivo e perigoso.

7. Rambo: Programado para Matar (1982)

Outro personagem icônico da década de 80 é o Rambo. Sylvester Stallone é um veterano da guerra do Vietnã que, após ser preso injustamente, foge e inicia uma guerra contra a polícia e toda a cidade.

8. Gremlins (1984)

Mais um dos clássico de Steven Spielberg dos anos 80, os Gremlins é uma mistura de comédia com terror, que conta a história de um pai que presenteia o filho com um estranho animal. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que esse bichano não venha a se tornar um aterrorizante monstrinho.

9. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Se você quer saber como era ser um jovem na década de 80, longe dos smartphones e da tecnologia que temos hoje, esse filme é ideal. Fugir da escola para se divertir e passear na cidade com a namorada e o amigo é o que faz essa comédia ser ainda mais hilária. E é outra produção disponível na Netflix.

Publicidade

10. O Exterminador do Futuro (1984)

Estrelado por Arnold Schwarzenegger, a trama traz muita ação, ficção científica com efeitos especiais e fotografia bastante refinada para a época. Uma guerra entre humanos e máquinas acontece no futuro, e um ciborgue tem a missão de impedir o que as máquinas dominem o homem no século XXI.

11. Karatê Kid – A hora da verdade (1984)

Outro grande clássico que merece seu lugar na nossa seleção é Karatê Kid: a hora da verdade. Ao mudar de cidade por conta do trabalho da mãe, o menino de poucos amigos encontra Miyagi, um mestre do karatê, que irá ensinar a arte marcial para ele a fim de que possa se defender dos valentões.

12. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Esse é um dos dramas mais emocionantes da década de 80 que pode ser encontrado na Netflix. Um excelente filme para aqueles que gostam de refletir o modo como percebemos o mundo. Na trama, Robin Williams é um professor que tem uma metodologia nova de ensino, causando impacto no método tradicional de educação do colégio.

13. RoboCop (1987)

A visão de futuro é uma forte característica dos filmes dos anos 80. Em Robocop, um policial humano torna-se metade robô para defender a cidade de uma gangue comandada por um executivo.

14. Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca (1980)

Esse é o segundo filme da sequência. Com certeza não poderíamos deixar de fora uma das maiores produções cinematográficas como Star Wars. No longa, Yoda tenta transformar Luke em um cavaleiro Jedi, enquanto Darth Vader tenta impedir aqueles que querem salvar a galáxia.

15. Os Saltimbancos – Trapalhões (1981)

E para deixar nossa seleção de filmes dos anos 80 ainda mais especial, não poderíamos deixar de fora uma produção brasileira de sucesso. O filme foi campeão de bilheteria no ano, com mais de 5 milhões de espectadores. Os Trapalhões é um clássico do cinema brasileiro. Um filme divertido, mas que também traz uma crítica social sobre o trabalho e a opressão.

16. Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Falar de cinema nos anos 80 é falar de aventura. E Indiana Jones com certeza é um clássico que não pode faltar. A missão de Indiana Jones nesse filme é libertar as crianças escravizadas na mina que ele descobre enquanto busca recuperar as pedras roubadas por um terrível feiticeiro.

17. Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Um dos maiores romances e referências de filmes de dança, Dirty Dancing embalou o coração do público nos anos 80, principalmente com a trilha sonora de (I’ve Had) The Time of My Life. Um amor proibido nas suas férias com a família, faz com que a jovem Baby descubra seu talento na dança e seu grande amor.

Os filmes dos anos 80 são realmente de tirar o fôlego, seja pela ação ou pela empolgação na trilha sonora. Vale a pena relembrar ou conhecer os grandes clássicos do cinema da década. E se você está nesse clima de relembrar os sucessos do passado, precisa conferir alguns filmes dos anos 90, perfeitos para curtir com a família ou com a galera.

Comunicóloga, apaixonada por música, ama cantar e tocar violino. Simpatizante da vida saudável e sempre disposta a estudar, aprender e ensinar.