Aprenda receitas deliciosas de fettuccine e arrase com seus convidados

Para todos os gostos e paladares, um bom macarrão é perfeito tanto para situações formais quanto para o almoço de domingo!

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Apesar do macarrão ser tradicionalmente italiano, é inegável que ele é um dos pratos mais queridos na cozinha nacional, não é mesmo? Afinal, dificilmente alguém não gosta de fato de macarrão.

E o que não faltam são opções de massas para você escolher: nhoque, talharim, espaguete, farfalhe, penne, fusilli, entre tantos outros. Cada um deles casa bem com um tipo de molho e é preferido por pessoas diferentes.

Uma das massas mais feitas no Brasil é o fettuccine. Feito com cortes compridos e achatados (mais largo que o linguine e o tagliatelle), é bastante saboroso e combina com os mais diversos tipos de molho e acompanhamentos, sendo bastante versátil em seu preparo.

Gosta desse tipo de massa? Veja então diversas receitas saborosas que podem ser preparadas para os mais diversos tipos de situações!

Fettuccines com molhos tradicionais

Os molhos tradicionais são perfeitos para você que quer algo delicioso e já consagrado, seja para você, para seu parceiro e família ou até mesmo para as visitas. São perfeitos para as mais diversas ocasiões e cada uma das receitas tem um sabor inigualável!

Leia também: 15 dicas incríveis para ter sucesso na cozinha

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Fettuccine Alfredo: simples de ser feito e com um sabor leve, o molho Alfredo utiliza uma base semelhante ao molho branco, porém, com dois toques especiais: queijo parmesão e frango. Delicioso!

2. Fettuccine ao sugo: que tal fazer seu próprio molho de tomate, sem produtos industrializados? Esse é o diferencial dessa receita de Fettuccine ao sugo. Você vai se surpreender com o sabor.

3. Fettuccine carbonara: bacon, ovos e queijo, tem como dar errado? Não mesmo! O molho carbonara é um dos mais conhecidos molhos para macarrão e é muito simples de preparar.

4. Fettuccine parisiense: mais uma delícia feita com base de molho branco, neste caso acompanhado de presunto e ervilhas. Fica maravilhoso!

5. Fettuccine ao pesto: praticidade (afinal, fica pronto em 10 minutos), esse molho tem o charme do manjericão e nozes, supersimples e prático de ser preparado!

Leia também: 20 receitas fáceis e irresistíveis de macarrão de forno

6. Fettuccine trapanense: aprenda a fazer molho pesto da forma trapanense e sinta um sabor sensacional! Com amêndoas, parmesão, manjericão e tomate, é perfeito para dar um toque sofisticado ao seu fettuccine.

7. Fettuccine com quatro queijos: quatro queijos é perfeito para os apaixonados por essa iguaria! Cada um dos tipos se sobressai de alguma forma, dando um sabor único ao molho. Além disso, você pode variar na escolha dos queijos. 😉

8. Fettuccine ao molho de gorgonzola: feito com um queijo de sabor forte, é simples de ser feito, usando uma base semelhante a do molho branco. Sofisticado e irresistível!

9. Fettuccine ao molho branco, brócolis e bacon: prática, essa receita é rápida de ser feita e, bom, tem como errar ao usar bacon? Jamais! Tudo combina e se equilibra, criando um prato difícil de não repetir.

Fettuccines com frango ou linguiça

Para quem gosta de degustar massas com alguma proteína, o frango ou a linguiça casam perfeitamente com esse tipo de macarrão. Veja algumas receitas imperdíveis para usar um desses dois tipos de alimento.

Leia também: 20+ receitas com molho branco simples e deliciosas

Foto: iStock

10. Fettuccine de frango e alho-poró: o alho-poró dá um sabor superespecial a essa receita, bem como o uso do vinho branco, que ajuda a apurar o sabor do frango.

11. Fettuccine de rabu de frango : para quem quer receitas mais sofisticadas com fettuccine, essa é a ideal! Tem um sabor bem especial, mas é bem tranquila de ser realizada.

12. Fettuccine com frango e aspargos: com gostinho de comida de família, os aspargos são o principal charme dessa receita sensacional. Não deixe de testar!

13. Fettuccine com frango e alcachofra: receita com cara de almoço de domingo. Além dos ingredientes principais, o molho leva temperos que deixam o macarrão com um sabor inigualável!

14. Fettuccine ao molho de linguiça com erva doce : já para quem é apaixonado por linguiça e inclusive quer degustá-la de uma forma mais saudável com macarrão, essa receita é ideal, pois ela vai ao forno ao invés de ser frita.

Leia também: 70 receitas superfáceis de preparar para se deliciar sem muito esforço

15. Fettuccine ao ragu de linguiça e figo: o doce do figo e o apimentado da linguiça casam de forma particularmente gostosa nessa receita peculiar e deliciosa!

Fettuccines com peixes e frutos do mar

E que tal uma combinação de massas com peixe ou frutos do mar? Perfeito para quem evita carne vermelha ou quer um sabor mais suave como proteína. Confira algumas das receitas mais deliciosas com esse tipo de carne.

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

16. Fettuccine com salmão cremoso: com sabor suave, o salmão é ideal para quem quer uma opção sofisticada para preparar o fettuccine. E a textura cremosa? Não dá para resistir!

17. Fettuccine com salmão defumado e limão siciliano: uma receita deliciosa e bem simples de ser feita, apesar da aparência sofisticada. O limão siciliano é usado para apurar o sabor do salmão defumado e o resultado é incrível.

18. Fettuccine com legumes e salmão teryaki: com uma pegada da culinária oriental, esse prato com o molho agridoce agrada a quem curte este sabor na comida.

19. Fettuccine de camarão: para quem gosta de camarão, essa receita levemente apimentada é perfeita! Sem contar que é prática e rápida de ser preparada.

20. Fettuccine com mexilhões: essa receita é para quebrar o estereótipo de que frutos do mar dá trabalho para serem preparados. Temperado com vinho branco e lemon pepper, esse molho é uma opção sofisticada para agradar suas visitas.

21. Fettuccine de sardinha e molho vermelho: feito com sardinha em lata, é superprático de ser preparado, levando tomates picados, temperos e queijo parmesão.

22. Fettuccine com bacalhau, tomate seco, brócolis e azeitona preta: receita deliciosa com bacalhau em lascas, tomate pelado, brócolis e azeitonas pretas, com cara de receita portuguesa. Também é perfeita para quando quiser servir algo diferente.

23. Fettuccine com atum, beterrabas e radicchio: feito com bife de atum (ou seja, não vale o enlatado), vinagre balsâmico, beterraba e radicchio. Por ser uma receita que esbanja elegância, é uma boa opção para eventos especiais.

Fettuccines sem carne

Já para os vegetarianos ou para aqueles que querem opções de acompanhamentos para o seu macarrão sem utilizar carne, aproveite essas receitas maravilhosas que são simples e incríveis:

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

24. Fettuccine com cogumelos: feito com cogumelos Paris, shitake e Portobello, essa receita tem como base um molho feito com vinho branco. Delícia, não é?

25. Fettuccine de abobrinha: para quem quer uma receita mais saudável, esse acompanhamento de abobrinha com pasta de ricota é perfeito! Essa versão também leva vários tipos de pimenta e um toque de menta seca, deixando tudo mais especial.

26. Fettuccine com alcachofras: simples de ser preparado, ótimo para quando você quer preparar algo rápido e delicioso para suas visitas!

27. Fettuccine de manjericão com molho de azeitonas: além do manjericão (que já dá um toque superespecial) e as azeitonas, a receita também leva tomates pelados e queijo parmesão, dando aquele tchan especial no resultado final!

28. Fettuccine de alho-poró e salsão: feito com a parte mais clara do alho-poró, ainda leva creme de leite, pimenta do reino e noz moscada no molho. Pra ninguém botar defeito!

29. Fettuccine com sálvia e limão siciliano: feito na manteiga, o macarrão ganha o plus dos temperos de sálvia e limão siciliano. A versão é rápida de ser feita e deliciosa!

30. Fettuccine com abobrinha, iogurte e limão: o molho não é levado ao fogo, o que dá um efeito bem diferente ao ser servido em temperatura ambiente. O sabor final também é divino.

31. Fettuccine com refogado de abobrinha: feito com diversos ingredientes que você já deve ter na sua geladeira hoje, é ótimo para quem quer um molho totalmente orgânico.

32. Fettuccine verde com vegetais e azeite: está de dieta, mas quer consumir um macarrão delicioso e saudável? Aqui vai uma ideia! O molho é, basicamente, um refogado de pimentão, abobrinha, berinjela, cebola e alho.

33. Fettuccine com tomate seco, amêndoas e salsa: o molho possui base semelhante ao pesto trapanense. De sabor peculiar, é perfeito para quem quer um prato diferente e gostoso.

34. Fettuccine ao molho shoyu e gergelim: com uma pegada mais oriental, a receita leva acelga, cenoura e cebola. O gergelim é torrado para dar um toque especial.

35. Fettuccine com lentilha e cebola caramelizada: sobrou lentilha de algum prato? Que tal reaproveitá-la fazendo essa receita? Você com certeza vai se surpreender!

36. Fettuccine de cenoura ao molho pesto: que tal fazer seu próprio fettuccine com cenouras? Assim você foge dos carboidratos e ainda degusta uma receita bem gostosa com molho pesto.

37. Fettuccine ao funghi porcini e alho-poró:com um sabor rústico, a junção do funghi com alho-poró agrada praticamente a todos os paladares e rende uma refeição completa e deliciosa.

38. Fettuccine com molho de abobrinha e mascarpone: a receita ensina como fazer o fettuccine integral do zero, ou seja, uma massa fresca e saudável. O molho é bem cremoso, utilizando creme de leite em sua base.

39. Fettuccine de queijo da serra da canastra: quer usar um queijo diferente na sua receita? O serra da canastra é delicioso e casa bem com esse molho que também tem como base o creme de leite.

40. Fettuccine com abóbora e avelãs: as avelãs dão um toque especial, além de dar crocância ao prato. Perfeito para quando quiser servir algo diferente para as visitas.

41. Fettuccine ao pesto de pimentão e azeitonas: receita simples de ser preparada, fica pronta rapidamente, perfeita para aqueles dias corridos que você não tem muito tempo para preparar comida, mas não abre mão de saborear algo gostoso.

Quantas receitas deliciosas, práticas, sofisticadas e saborosas, não é mesmo? Há opções para todas as ocasiões! Qual delas você se sentiu tentada a experimentar primeiro?

Dicas pela Web
Comentários