Como planejar uma festa infantil barata e divertida: ideias e fotos para te inspirar

Veja dicas e inspirações para planejar um aniversário sem dificuldades e muitos gastos e aprenda como fazer decorações certeiras e criativas em casa

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Comemorar aniversários é uma delícia, ainda mais quando o aniversariante é uma das pessoas mais importantes para você no mundo: seu filho.

As festa infantis são quase que tradição e são uma forma de reunir os amigos e a família, ajudar a criança a assimilar seu próprio crescimento e criar uma lembrança alegre para o seu pequeno.

Porém, quando se fala em festa, logo se pensa em gastos e este fato acaba desanimando muitos pais na hora de planejar o aniversário de seus filhos.

Mas a criatividade é uma aliada nessas situações e torna possível criar uma festa bonita, divertida e barata. Quer algumas ideias? Confira dicas, tutoriais e muitas inspirações para celebrar o aniversário do seu filho com estilo e economia.

10 passos para garantir uma festa bacana e barata

Novamente, produzir uma festa legal, não significa gastar muito. Basta ser criativo, caprichar nas escolhas e ter gente com boa vontade para te ajudar. Veja a seguir 10 passos simples que podem ajudar no sucesso da sua festa.

1. Escolha um tema bastante adaptável: nas festas infantis, o tema diz muito sobre as outras escolhas na decoração, portanto escolher um tema que te permita criar em cima dele pode ser uma boa pedida. Cores, animais e elementos com tom lúdico, como cogumelos e guarda-chuvas, são inspirações que se encaixam nessa linha.

2. Capriche no lugar: escolher um lugar que já seja bacana sem decoração nenhuma é uma ótima maneira de economizar. Na hora de escolher considere a quantidade de convidados e, como a festa é infantil, procure lugares em que os pequenos possam brincar livremente e com segurança.

3. Faça a própria decoração: a decoração pode gerar muitos gastos dependendo do tipo escolhido, porém a decoração pode ganhar um toque especial e ser mais acessível ao investir em enfeites feitos artesanalmente. A infinidade de ideias e tutoriais disponíveis na internet é enorme!

4. Empreste itens de festas de filhos de suas amigas: outra alternativa para economizar com a decoração é verificar se alguma amiga ou amigo seu tem itens de decoração para emprestar. Muitas vezes as crianças da mesma faixa etária têm um gosto parecido, portanto você pode reaproveitar decorações de outras festas e até comprar os enfeites em conjunto com as amigas.

5. Ouça a opinião da criança: não adianta planejar todos os detalhes da festa do seu pequeno e na hora ele não curtir o que foi feito. Você pode até ser a pessoa que mais conhece o seu filho, mas não custa compartilhar o processo com ele e ouvi-lo. Sem dúvidas ele pode ajudar!

6. A família deve participar da organização: uma ajuda super bem-vinda é a dos integrantes da família, tenha ela a configuração que for. Isso vai desde as primeiras decisões do planejamento, até na hora de acertar os últimos detalhes antes da festa. Fazer isso em família é uma forma de tornar a celebração ainda mais especial.

7. Chame os amigos para ajudar: contar com ajuda extra é sempre bom, desde que haja boa vontade e respeito. Pensando nisso, convoque pessoas de sua confiança (amigos e parentes) para dividir as tarefas e complementar as ideias. Além de mais leve, o trabalho ficará mais divertido!

8. Invista em comidas fáceis e baratas de fazer: não há quem resista ao bom e velho cachorro-quente, a pipoca, milho cozido… Na hora de definir o cardápio, tente pensar em quitutes acessíveis, fáceis de fazer e comer e que agradem tanto as crianças quanto os adultos.

9. Prefira servir sucos em vez de refrigerantes: os sucos, além de serem uma opção mais saudável, podem render uma economia de diferentes formas. Se você ou alguém próximo possui um pé de fruta em casa, se você escolher a fruta da época (que estará mais barata) ou ainda se você optar por opções industrializadas de alto rendimento, como os sucos concentrados.

10. Capriche nas brincadeiras: as brincadeiras são uma forma de animar uma festa sem nenhum custo ou gastando pouquíssimo. Pense em atividades que combinem com a temática da festa e a faixa etária dos convidados. Opções que envolvem adultos e crianças podem ser uma boa pedida para colocar todo mundo em pé e para se divertir.

6 decorações fáceis que dão o tom de festa de aniversário

Muitas vezes o tema gera ideias para decorações específicas, mas há algumas ideias que ficam bem em qualquer aniversário. Confira e aprenda como fazer seis dessas ideias fáceis e versáteis para usar na decoração da sua festa:

1. Letreiro Feliz Aniversário/Happy Birthday

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Para fazer um letreiro de Feliz Aniversário simples você irá precisar de EVA, tesoura e fita adesiva. Basta recortar as letras e fixá-las na parede. Para facilitar, é aconselhável utilizar um molde para as letras.

Além da opção de recortar as letras isoladas, é possível investir no modelo tipo bandeirinha, recortando bandeiras, prendendo-as a uma corda e escrevendo as letras com canetas ou ainda recortando o formato das letras nas bandeirinhas, criando o efeito vazado.

2. Luminárias e pisca-pisca

Foto: Reprodução / Fancy That

Foto: Reprodução / Fancy That

Investir em luminárias é uma ótima forma de decorar e ao mesmo tempo incluir um toque especial na iluminação da festa. Há diversos tipos de luminária, mas aqui vão duas ideias para usar em festas infantis: o pisca-pisca e a luminária de nuvem.

Sobre os pisca-piscas, você pode simplesmente pendurá-los em um lugar estratégico da festa, atrás da mesa do bolo por exemplo, ou customizá-lo para deixar ele mais alinhado com o tema da festa.

Confira aqui uma ideia para customizar seu pisca-pisca e deixá-lo mais elegante.

A ideia é bastante neutra e portanto se adapta bem em diferentes temas e linhas decorativas. Mas é possível alterar as cores tanto das luzes quanto do barbante, quanto das bolinhas, ou ainda optar somente pela bolinha ou pelo barbante.

Quanto a luminária de nuvem, é uma ótima pedida para aniversários infantis porque traz um toque lúdico para a festa e também combina com diferentes temas. Aprenda como fazer esta luminária fácil e encantadora nesse vídeo.

3. Decorações com balões simples

Foto: Reprodução / Inspire blog

Foto: Reprodução / Inspire blog

Os balões são uma decoração barata e super versátil, além de servirem como lembrancinha para as crianças. Uma das decorações mais simples para se fazer com bexiga é a flor, você irá precisar de duas cores de balão, uma para as pétalas e uma para os miolos, as cores podem variar conforme o tema escolhido.

Basta inflar os balões (os das pétalas devem ficar maiores que os dos miolos), amarrá-los dois a dois, enrolar dois pares de pétalas e o miolo no centro da flor formada. Por fim, é só fixar as flores de balão na parede, criando a composição que você quiser. Confira o passo a passo com mais detalhes neste vídeo.

Além desta, existem outras muitas formas de decorar usando balões, como pregá-los no teto com fita, utilizá-los como centro de mesa ou criar coluna e arcos para compor a entrada ou um plano de fundo para fotos.

4. Cortina de fitas

Foto: Reprodução / Inspire blog

Foto: Reprodução / Inspire blog

Um plano de fundo para fotos ou para a mesa principal da festa, normalmente é algo que exige atenção especial. Uma ideia simples para criar um painel de fundo interessante é a cortina de fitas. Veja como criar a sua em casa aqui.

Como é possível perceber no vídeo, a ideia é super fácil de ser reproduzida. Além da praticidade e da economia, outra vantagem da ideia é sua capacidade de adaptação, você pode usar diferentes tipos de fita (papel crepom, fita de cetim, linha, papel colorido) e criar diferentes composições como uma cortina lisa com as fitas fixadas lado a lado, a partir da combinação de fios trançados, correntes de papel, entre outras opções.

5. Pompom de seda

Foto: Reprodução / Wedding Favours Australia

Foto: Reprodução / Wedding Favours Australia

Os pompons ganharam popularidade na decoração de festas, afinal são uma alternativa à tradicional bexiga. Como vantagem, os pompons têm uma versatilidade incrível, pois podem ser feitos em diferentes tamanhos e cores e compor planos de fundo para a mesa, fixados à parede ou pendurados no teto, centros de mesa, entre outras coisas.

Aprenda como fazer um pompom de seda no vídeo.

Além de alterar os tamanhos, as cores e a funcionalidade dos pompons, pode-se investir em outros materiais e tipos de pompom, como produzi-lo usando tule ou investir em lanternas, balões e flores de papel já prontas.

6. Tiaras de bichinhos

Foto: Reprodução / Deconstrut

Foto: Reprodução / Deconstrut

Investir em acessórios que sirvam tanto para decorar, divertir e incrementar as brincadeiras das crianças na festa e como lembrancinha do aniversário é uma forma super bacana de economizar.

Capas, máscaras, tiaras, varinhas mágicas… qualquer tipo de acessório é válido, tudo depende da idade da criançada e do tema da festa. Uma ideia muito fofa nesse sentido é a tiara de gatinho, que se adapta à diferentes temas. Aprenda um modelo de tiara aqui.

A tiara do tutorial é feita com miçangas, mas é possível trabalhar com E.V.A. ou feltro. No caso de outros acessórios, as opções de materiais é ainda mais vasta. Basta pensar com base no tema da festa e nas suas habilidades manuais e deixar a criatividade rolar.

Mais inspirações para a festa de aniversário

Confira mais ideias e inspirações para te ajudar na hora de planejar e decorar uma festa infantil, combinando economia e estilo:

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / Tell love and party

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / Sweet Style Blog

Foto: Reprodução / Sweet Style Blog

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Foto: Reprodução / Style me Pretty

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Assim vou ser feliz

Foto: Reprodução / Assim vou ser feliz

Foto: Reprodução / Assim vou ser feliz

Foto: Reprodução / Assim vou ser feliz

Foto: Reprodução / Lemonade and Lenses

Foto: Reprodução / Lemonade and Lenses

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / The TomKat Studio

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Catch my party

Foto: Reprodução / Catch my party

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Uma festa pode sim ser bonita e ao mesmo tempo barata e a simplicidade é aliada na hora de realizar as escolhas. Reúna as melhores dicas e inspirações para você e liberte toda a sua criatividade para criar uma festa super especial e caprichada para o seu filho(a)!

Assuntos: Organização

Dicas pela Web
Comentários